Então é natal! Veja algumas dicas para ser eficiente no mês de dezembro, que é extremamente movimentado devido às festas de fim de ano

Estamos no mês do Natal, o período mais rentável e movimentado do varejo. É nesta época que o faturamento varejista atinge patamares extremamente altos. Essa é a época em que as pessoas mais consomem, com o objetivo de presentear as pessoas mais próximas.

No entanto, o sucesso do faturamento depende diretamente da preparação da empresa para atender às expectativas dos consumidores. Neste aspecto, o setor logístico é bastante mobilizado por ser considerado o termômetro que mede a eficiência da companhia, da expedição até a entrega da mercadoria.

É fato que todos os elos do varejo vivem um presente sensível, em especial a categoria dos distribuidores. O ano foi marcado por um emaranhado de situações atípicas, nunca vivenciadas antes com tanta força no Brasil. Como a pandemia tem recuado com o avanço da vacinação, o dólar com valores altos, as altas no preço dos combustíveis e da energia elétrica têm deixado o orçamento mais apertado, tanto do cliente como dos comerciantes (os dois foram impactados igualmente com essas tarifas). Além disso, acabou contribuindo para deixar o consumidor mais cauteloso com os gastos.

Leia mais: Por que a mão de obra qualificada é tão importante para o sucesso da sua empresa?

Leia mais: Descubra quais são as vantagens que a terceirização logística pode trazer para a sua empresa

Leia mais: Conheça as vantagens dos motoristas terceirizados

Lamentar ou aproveitar o momento?

Para vencer as limitações destas barreiras, lamentar não é a saída. Os desafios foram lançados e resta às empresas agirem. Afinal, em maior ou menor proporção, de alguma maneira as vendas natalinas sempre giram o capital dos comerciantes. E esse milagre econômico acontece uma vez por ano. Não se pode bobear! Organização é a palavra de ordem! É preciso ter pessoas preparadas e ferramentas disponíveis para a eficiência logística acontecer e não comprometer a entrega da mercadoria.

Por isso, aderir à tecnologia da informação dentro da cadeia de suprimentos é uma ação indispensável a fim de otimizar o processo logístico. Cada vez mais, o mercado exige agilidade e precisão nos dados da venda. Quanto maior a rapidez, maiores serão as chances de se realizar entregas mais efetivas e organizadas nesta época do ano.

Potencialize as entregas

Centralizar as informações em um dispositivo móvel, seja tablet ou celular, garante mais eficiência na logística, bem como minimiza possíveis erros humanos e situações inesperadas. Sem contar nos ganhos em produtividade, na maior confiabilidade dos dados e na redução de custos, entre outros benefícios.

Para potencializar a entrega, planejar o roteiro que o motorista irá percorrer via roteirizadores é uma opção prática para melhorar o processo. Este tipo de tecnologia monta automaticamente a melhor rota para atender os clientes selecionados, com custo e tempo reduzidos, buscando equilíbrio entre preço e serviço. Além do mais, gasta-se menos combustível e o motorista fica mais produtivo.

Dinamize o planejamento das entregas ou coloque este item na agenda de prioridades para 2022. Quem já aderiu tem tudo para ter um Natal melhor, com uma entrega perfeita e econômica. Além de, claro, não esquecer de gerar empatia e credibilidade aos clientes mesmo frente a um ano desafiador. Nunca é demais lembrar: logística é um custo e deve ser controlado e reduzido. Boas festas e boas entregas!


A Russel Serviços pode oferecer o melhor serviço de terceirização em apenas 48 horas. O serviço chegará rapidamente, com muita eficiência e qualidade. Torne sua empresa mais competitiva no mercado com mais funcionários de qualidade.

Não perca tempo, para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *