A técnica dos 5 Porquês consiste em perguntar o porquê de cada evento que antecedeu o problema e com essa informação, buscar a melhoria contínua para sua resolução. Cada pergunta deriva uma outra observação para tentar resolver a inconsistência. A grande vantagem é entender como esses eventos ocorreram e como provocaram a falha, principalmente na manutenção onde esses problemas ocorrem como um efeito dominó. Esse procedimento é muito útil para a manutenção.

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Dada a importância e utilidade deste método, é ideal saber realmente como se faz essa análise. Tendo isso em vista, o Blog da Russel Serviços traz para você na sequência como aplicar os 5 porquês na manutenção. Confira:

Reúna uma equipe

Como qualquer ferramenta de análise de causa raiz, este método não deve ser executado por uma pessoa só. É ideal que se reúna profissionais com um conhecimento aprofundado, mas que estão dispostos a olhar para o problema de outra perspectiva e a explorar todas as respostas possíveis.

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Defina o problema

Tendo uma equipe especialista, é importante que todos possam testemunhar o problema a ser analisado. Todos têm que concordar com a descrição do problema. Por exemplo, todos devem chegar à conclusão que a definição mais apropriada do dano é “o carro não pega”, em vez de “a ignição não liga”, já que teria implicações diferentes nas etapas seguintes.  

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Comece a perguntar “por quê?”

O terceiro passo é quando chega a hora de começar a perguntar por quê? As respostas precisam corresponder aos fatos e não a suposições sobre o que aconteceu. É provável que nem todos os membros da equipe apresentem as mesmas respostas, por isso é preciso debater até chegar a um consenso.

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Aprender a parar

Para a sequência, não pare cedo demais e tente chegar a, pelo menos, 5 perguntas. Apesar disso, você também deve aprender a parar. Quando as respostas não são úteis para entender o dano, ou quando não são dadas mais sugestões sobre as potenciais soluções, é hora de parar. Se não consegue chegar a uma resposta, tente outro método de análise de causa raiz, como análise de árvore de falhas, ou FMEA.

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Planeje alterações ao seu plano de manutenção

Depois de terminar a análise, o grupo deve fazer sugestões sobre o que pode ser feito para evitar danos semelhantes no futuro. Nesta fase, pode ser útil recapitular todas as respostas de novo para implementar processos de controle em várias fases do processo. 

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Para além disso, é necessário ter os melhores profissional na atividade. Sabemos, entretanto, o quanto o processo de procura pode ser demorado e incerto e por isso, a Russel Serviços é a alternativa perfeita para você. Em tempo recorde de até 48 horas para todo o Brasil, a Russel oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade disponível no mercado – agora com a opção de pagamento faturado. Confira nosso catálogo em russelservico.com.br e una qualidade, segurança e velocidade.

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