A gestão de pessoas é um dos principais desafios para empresas de todos os portes. Se por um lado, as grandes precisam trabalhar muito para estimular e reter talentos, especialmente os que dominam áreas estratégicas de atuação, para os pequenos negócios, profissionais multidisciplinares e focados na solução de problemas podem ser a chave para sucesso.

As organizações deixam de ser avaliadas somente com métricas tradicionais, como desempenho financeiro ou a qualidade de seus produtos ou serviços, e passam a ser julgadas com base em seus relacionamentos com os colaboradores, clientes e comunidades.

De muitas maneiras, o capital social alcança um novo status junto ao capital financeiro e físico em valor. Em uma pesquisa recente, por exemplo, 65% dos CEOs classificaram “crescimento inclusivo” como uma das três principais preocupações estratégicas, mais de três vezes acima do “valor para o acionista”.

Hoje, empresas de sucesso devem incorporar tendências externas, perspectivas e vozes, mantendo relações positivas. Construir esses relacionamentos desafia os líderes empresariais a ouvir atentamente a todos, agir de forma transparente, melhorar a colaboração e construir confiança, credibilidade e consistência por meio de suas ações.

Para ajudar, listamos abaixo alguns dos principais pontos a serem levados em conta na gestão de pessoas:

A terceirização como ferramenta para facilitar os desafios de gestão de pessoas

A gestão de pessoas lida com o aspecto mais importante de qualquer organização: a equipe de colaboradores.

Para ter cada vez mais sucesso nos negócios, seus colaboradores precisam estar bem representados por um RH competente e ativo, que busca a melhoria contínua do trabalho através de capacitações, treinamentos, campanhas motivacionais e acompanhamento de metas.

Tudo isso demanda tempo e dedicação do departamento de gestão de pessoas e gera custos elevados para a organização: sua equipe precisa ser maior para contemplar todo o trabalho sendo feito, sua infraestrutura precisa comportar a grande equipe e assim sucessivamente. 

A terceirização surge como uma forma de complementar o trabalho de gestão de pessoas e aliviar a sobrecarga dos seus profissionais a uma fração do custo com novas contratações e expansão do departamento. Muitos processos que seriam responsabilidade da equipe são transmitidos para a terceirizada, que pode, por exemplo, administrar a folha de pagamento, se responsabilizar pelo processo de seleção, ministrar treinamentos, dentre outros. 

Dessa forma, é seguro dizer que a terceirização torna diversos processos de gestão de pessoas mais precisos, menos custosos e influencia positivamente no rendimento de todo o setor. Assim, sua equipe de RH fica livre para focar no que realmente importa: o bem estar dos colaboradores, o clima organizacional e a representatividade de todos os profissionais. 

5 problemas da gestão de pessoas que a terceirização te ajuda a resolver

Quer saber como a terceirização de serviços da gestão de pessoas auxilia na prática? Separamos cinco exemplos para você.

1. Recrutamento e seleção demorados e ineficientes

Não existe nada mais frustrante para uma empresa do que realizar um processo de recrutamento longo, com várias fases, mas que acaba se mostrando ineficiente – seja pela dificuldade em encontrar um profissional com o perfil ou a qualificação desejados, seja pelo tempo gasto para todo o processo, entre outros problemas.

A terceirização resolve:

A terceirização surge como ótima alternativa na realização de um processo seletivo bem elaborado e com resultados contundentes com a sua filosofia corporativa. A contratação é feita com critérios bem definidos e são elaboradas estratégias de seleção focadas nos melhores resultados e no que a empresa espera.

O resultado? O custo é reduzido e não há quase nenhum trabalho a ser feito pelos gestores, que se beneficiam com profissionais cuidadosamente selecionados e com a redução dos índices de turnover.

2. Treinamentos custosos e longos

Os treinamentos são fundamentais para o bem estar corporativo, já que, para avançar nos negócios, é necessário investir na capacitação dos seus profissionais. Muitas vezes, o departamento de gestão de pessoas deixa os treinamentos de lado por conta dos seus custos altos e da quantidade de trabalho necessária para realizá-lo de forma eficaz.

A terceirização resolve:

Com a terceirização de serviços ou de mão de obra temporária, além dos profissionais já chegarem à empresa capacitados e prontos para realizarem suas tarefas – sem a necessidade de treinamentos iniciais, a terceirizada será a responsável por qualificar esses funcionários sempre que a contratante achar necessário. Normalmente, isso já está embutido no valor do contrato e o trabalho de preparação de treinamento, materiais, espaço e todos os outros custos envolvidos são responsabilidade da terceirizada.

3. Turnover alto

O turnover é o nome da relação entre novos funcionários sendo contratados e os que estão em processo de desligamento. Basicamente, é a rotatividade de pessoal: um turnover alto significa que a empresa está perdendo funcionários rotineiramente, algo que prejudica a produtividade da empresa e a sua saúde organizacional.

A alta taxa de turnover pode ter várias explicações: problemas de relacionamento, perfil incompatível com os valores da empresa, incompatibilidade com o trabalho, dentre outros. 

A terceirização resolve:

A contratação de novos profissionais com o perfil adequado para a vaga e para a organização através de um processo de seleção mais assertivo, como mencionamos no primeiro ponto da lista, é a grande chave para a redução do turnover.

O colaborador que participa de um processo seletivo transparente, de acordo com o que ele realmente irá encontrar no trabalho, já sabe no que consiste sua função, assim como já conhece os valores corporativos em que a empresa se sustenta. Esse profissional, portanto, é menos propenso a sair da empresa rápido demais.

Além disso, a elaboração de estratégias de resolução de conflitos e a criação de soluções benéficas para os colaboradores, como benefícios abrangentes, também tem impactos positivos na redução do turnover. Essa maior investigação sobre o bem estar organizacional torna-se mais fácil de ser realizada pelo RH quando a terceirização de serviços lida com outros pontos chave que demandam muito trabalho e tempo.

4. Problemas em priorizar o ‘core business’

Focar no core business, ou seja, nas atividades centrais da organização, que geram valor para seus clientes, é uma preocupação sempre presente no departamento de gestão de pessoas.

Entender quais ações são assertivas nesse sentido, que vão ao encontro dos objetivos empresariais, é o desafio dos gestores dessa área, desafio esse que se torna muito mais difícil quando se dedica tempo demais em outras questões, como a seleção de novos profissionais, capacitações e treinamentos dos que já estão trabalhando, etc.

A terceirização resolve:

Com todos os pontos que mostramos acima, é seguro dizer que grande parte do trabalho mais longo e que exige maior dedicação e disponibilidade do RH pode ser aliviado pela terceirização de serviços.

Assim, fica mais fácil para esse departamento trabalhar com foco no ‘core business’ e dedicar seu tempo para ações responsáveis não por um trabalho de manutenção do status quo, mas sim voltadas para um desenvolvimento contínuo e sem impedimentos.

5. Controle de resultados que não funciona

Entender as metas é fundamental para saber como está a produtividade da empresa. Para entendê-las de maneira completa, porém, é preciso estar atento aos resultados, criar indicadores e interpretar os KPIs com grande atenção e cuidado. Mas se o time de gestão de pessoas está às voltas com outros trabalhos administrativos e de suporte, como avaliar as metas de performance adequadamente?

A terceirização resolve:

A empresa terceirizada será dedicada a ajudar nesse trabalho, pois possui uma equipe flexível e preparada para lidar com qualquer volume de trabalho.

Dessa forma, fica mais fácil delegar o dia a dia e realizar o trabalho de interpretação dos resultados de forma eficiente, e ainda resolver as questões estratégicas que poderão surgir, tudo isso com custos mais reduzidos e sem gerar transtornos aos gestores de pessoas.


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