É muito comum que profissionais que trabalham com venda física recorram a ações de trade marketing para ajudar na execução e na melhoria de seus negócios. Para a maioria dos varejistas, essa estratégia é uma grande aliada. O que muitas pessoas não sabem, ou confundem, é o trade marketing offline com o trade marketing digital.  

Quando se deparam com esse segundo termo, surge a dúvida: há diferença entre os dois? A resposta é sim! Há uma grande diferença, no entanto, eles podem ser trabalhados juntos e entregar resultados ainda melhores.

O que é trade marketing?

O termo trade marketing foi criado para fabricantes e marcas, para que eles fizessem marketing, campanhas e ações promocionais no ponto de venda. Com o passar do tempo, o termo foi se enriquecendo, assim como as estratégias que estão incluídas nele, o que resultou em uma aproximação entre os clientes e as marcas. 

Leia mais: Trade marketing: 4 dicas para acertar na estratégia 

Afinal, o que é o trade marketing hoje? Trata-se de conhecer o shopper e entregar para ele uma experiência de venda completa no ponto de venda. O trade marketing promove os produtos dos fabricantes nos locais onde os consumidores compram. Independentemente de onde seja. 

Uma pesquisa da Nielsen revelou que 70% das decisões de compra são feitas em frente à gôndola. Esse é um dado extremamente importante para o trade marketing offline, pois diz muitos sobre como os consumidores se comportam no ponto de venda. No trade marketing digital, as coisas funcionam de um jeito um pouco diferente. 

O que é trade marketing digital?

Esse é um termo complementar ao trade marketing tradicional, mas nesse caso, o foco é no ambiente online. No trade marketing digital, as estratégias desenvolvidas e aplicadas visam conquistar os clientes no ponto de venda online. É evidente que o objetivo do trade marketing digital é o mesmo do tradicional, o que muda é onde as ações são feitas.

Se no trade marketing as ações são feitas no ponto de vendas físico, como um supermercado, no digital, as ações podem ser feitas, por exemplo, em um e-commerce. Segundo a Baymard, a taxa média de abandono do carrinho chega, em média, a 70%. Esse é um dado essencial para o trade marketing digital.

Sabemos que os hábitos dos consumidores atualmente mudou e muito. Hoje, a maioria explora mais os canais digitais. Por isso, o trade marketing digital surgiu para conseguir atender aos consumidores online e entregar a eles uma ótima experiência de compra, atraindo e fidelizando-os.

Leia mais: Entenda os motivos para a sua empresa investir em trade marketing digital

Qual a principal diferença entre os dois?

Agora que você já sabe o que significa os dois termos, fica mais fácil diferenciá-los. O trade marketing visa conquistar o cliente no ponto de venda, enquanto o trade marketing digital tem o mesmo objetivo, só que no ambiente online. Na prática, há diferença nas principais funções. Por exemplo, o trade marketing é responsável por:

  • distribuir os produtos;
  • executar o mix de produtos;
  • gerenciá-los por categorias;
  • gerir o estoque;
  • promover o ponto de venda;
  • treinar os promotores de vendas. 

Já o trade marketing digital tem como principais funções:

  • pensar no consumidor omnichannel;
  • entregar boas páginas de produtos;
  • alinhar o online com o offline;
  • fazer ações de marketing digital.

É evidente que ambos trabalham juntos, eles devem e podem ser aliados em uma estratégia. Especialmente em indústrias e distribuidoras, é essencial que as estratégias online e offline sejam construídas juntas. Para isso, a tecnologia pode ajudar. Um aplicativo de trade marketing, por exemplo, pode auxiliar nessa jornada.


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