Nos últimos anos, o crescimento constante da criação de tecnologias e inovações tornou-se uma realidade no Brasil e em todo o mundo. Essas mudanças contribuem diretamente para a área de eventos, uma vez que aliadas ao marketing, podem proporcionar resultados incríveis e garantir bastante sucesso.

O marketing para eventos possui grandes benefícios, uma vez que, na era cada vez mais digital em que vivemos, com diversas produções simultâneas e disputas por atenção, ele é capaz de atrair mais pessoas e fazer com que a sua mensagem chegue bem mais longe.

Através de estratégias bem elaboradas, ele pode servir também para comunicar um lançamento, compartilhar conteúdos, gerar leads e até mesmo construir relacionamentos duradouros com clientes, colaboradores, patrocinadores e outras pessoas envolvidas.

Neste conteúdo iremos abordar as principais tendências de 2022 que podem ser usadas para atrair ainda mais a audiência, engajar e deixá-la mais imersa no seu evento, garantindo o sucesso dele. Confira!

1. Podcast

O podcast é uma estratégia que vem se popularizando e atualmente possui muita audiência em diversas frentes e plataformas de streaming. Qualquer um hoje em dia pode ser um podcaster, o que faz a diferença é a qualidade do seu conteúdo.

Para os eventos, isso significa que é mais uma forma de produzir conteúdo e manter o nome da sua marca, empresa ou evento no dia a dia das pessoas. E para aplicar é muito simples: existem sites que dão a possibilidade de fazer podcasts de forma rápida e fácil, como é o caso da Anchor.

É possível soltar episódios exclusivos durante o pré-evento, fazer entrevistas ou teasers. Assim como podemos usar como uma estratégia pós evento liberando pílulas interessantes ou até mesmo o conteúdo todo online para aqueles que gostam mais de ouvir do que assistir.

2. TikTok

Quem nunca ouviu falar sobre o Tik Tok? É uma das maiores redes da atualidade, com alcance global e audiência astronômica. 

Ele é uma plataforma de mídias que conta com vídeos curtos. No começo seu principal objetivo eram vídeos de comédia, mas hoje em dia podemos encontrar todo o tipo de narrativa possível, desde os famosos desafios (challenges) até receitas e vlogs do dia a dia.

As marcas souberam explorar esse recurso muito bem. A plataforma é conhecida por ter muitos influenciadores digitais, de modo que é muito comum se deparar com pessoas que cresceram do dia para a noite com um vídeo viral. Ao fazer parcerias com esses influenciadores, as marcas conseguem um alcance muito rápido, contando ainda com a autoridade de quem está falando do assunto.

Essa estratégia pode ser interessante especialmente em eventos culturais e lançamentos. Dependendo de quem for participar do evento, a personalidade em questão também pode fazer aparições nas redes falando sobre sua participação. É possível ainda criar hashtags, coreografias e desafios que incentivam as pessoas a se engajarem, o que atrai mais views e awareness para o seu conteúdo.

3. Hub de conteúdo

Os hubs de conteúdo se tornaram muito comuns durante a pandemia. Podem ser sites, perfis nas redes sociais ou qualquer outra forma de armazenamento de conteúdo online que permita que a pessoa volte em algo que foi transmitido e possa rever quantas vezes quiser.

4. Personalização de conteúdo

Cada vez mais e mais estamos nos acostumando a receber e-mails e notificações com nossos nomes. Marcas, chatbots e empresas se direcionam a nós como se fôssemos grandes amigos. E é aí que entra a personalização. Usar dados compartilhados dos seus clientes para criar conteúdos com base em suas preferências é uma forma de humanizar as relações .

Assim como as newsletters que recebemos e contém o nosso nome, como se fosse uma carta escrita diretamente para você, isso também é outra forma de personalizar o seu conteúdo. Além disso, pode ser feita a personalização para a pessoa que produz o evento, tornando todo esse processo ainda mais fácil e divertido. Isso pois uma plataforma de eventos pode trazer dados que facilitem as estratégias de marketing.

Por exemplo, existem dashboards customizados, a autonomia de criar eventos do jeito que quiser e como imaginar. Isso tudo é incrivelmente vantajoso, principalmente para quem tem um lado mais perfeccionista.

5. Dados

Com a criação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), coletar e usar informações pessoais ficou muito mais seguro, tanto para empresas quanto para usuários. Por isso, eles estão se tornando cada vez mais preciosos  e muitas vezes são usados para definir estratégias de marketing. 

Com a arrecadação de certos dados é possível criar ações mais específicas e assertivas, otimizando o investimento. Dessa forma o cálculo do retorno sobre o investimento pode ser muito melhor, já que as campanhas de marketing estão sendo feitas com muito mais precisão para o público que irão alcançar.

6. Comunidades virtuais

Pensando em manter uma conexão muito mais próxima com os clientes, parceiros e participantes de um evento, muitas empresas estão criando comunidades virtuais. Sejam em grupos do Whatsapp, Telegram ou em listas seletivas de melhores amigos do Instagram. Isso estreita relacionamentos e permite que se compartilhe informações exclusivas, garantindo ainda mais engajamento.

Acontece por que as pessoas estão cada vez mais conectadas, elas querem participar de algo importante e inéditas. Além de estarem sempre com seus celulares em mãos mandando mensagens. Outro ponto que é relevante de se ressaltar ao usar esse tipo de comunidade virtual, é a possibilidade de nutrição de leads, captação e conversão que existem por conta das notificações constantes que lembram a pessoa da sua marca ou empresa frequentemente.

7. Metaverso

O metaverso é uma forma de realidade aumentada que reproduz o que seria uma rede social na vida real. Foi criada principalmente para videogames, mas vem sendo usada em muitas outras áreas.

Nos eventos ele permite criar uma forma de cidade, com stands, representações 3D de halls e lobbies e existem muitas formas de aplicá-lo no mercado de eventos.

Planeje o seu evento e adote essas têndencias!

Como vimos acima, o marketing é um grande aliado na hora da produção de um evento e é capaz de potencializar consideravelmente os resultados. Aposte nessas dicas e continue nos acompanhando para conferir mais conteúdos sobre esta área e outros segmentos.

Leia mais: 8 Passos para organizar um evento impecável e garantir sucesso


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