Em tempos em que a tecnologia se desenvolve cada vez mais, é comum ver novos softwares e ferramentas sendo tendências em diversos segmentos, incluindo o industrial.

A pandemia do coronavírus abriu ainda mais a necessidade de adaptação à essas novas tecnologias. Portanto, é uma das tendências para esse ano.

Confira agora as 7 principais tendências da indústria para 2022!

1. Operações sustentáveis

A sustentabilidade é uma pauta antiga no mundo dos negócios, especialmente para as indústrias.

A sociedade tem cobrado um posicionamento das empresas quanto à pauta ambiental e sustentável.

As regulamentações estão ficando cada vez mais rigorosas e os consumidores buscam por empresas comprometidas com a natureza e como as decisões do negócio vão impactar o meio ambiente e o seu futuro.

Muitas indústrias já estão implantando em seus planejamentos anuais a sustentabilidade. Indústrias mais engajadas com o tema é uma forte tendência para 2022.

Leia mais: A importância da logística sustentável

2. Internet das coisas

Com a internet das coisas industrial (IIoT) a indústria ficará ainda mais inteligente e com apenas um comando, as máquinas poderão operar de forma semi-independente ou, com a mínima intervenção humana possível.

A internet das coisas é rica em dados, ou seja, é capaz de coletar grandes quantidades de informações que podem ser convertidas em decisões mais precisas e inteligentes.

Os dados, hoje, são a chave para gerar grandes mudanças na rotina do chão de fábrica com a automação das tarefas e, como consequência, reduzir falhas, custos e erros a longo prazo.

É importante ressaltar que a proposta da internet das coisas industrial não é reduzir o trabalho humano, mas otimizá-lo para uma melhorar a produtividade e qualidade.

A IIoT é justamente:

  • oferecer uma conectividade aprimorada e inteligente entre dispositivos, máquinas e pessoas;
  • aumentar a eficiente do chão de fábrica;
  • economizar custos e tempo;
  • aumentar a segurança industrial.

 Por isso, essa é uma das grandes apostas do setor industrial para 2022.

3. Big Data Analytics

Big Data refere-se a grandes volumes de dados que as empresas são bombardeadas diariamente. Porém, não importa a quantidade de informações que se conquista e sim, o que a indústria faz com elas para melhorar a estratégia do seu negócio.

Para o ano de 2022, as tendências dentro do Big Data Analytics são:

  1. crescimento da análise preditiva;
  2. evolução da inteligência artificial.

Leia mais: Veja quais são os benefícios do Big Data

4. Automação industrial

A automação industrial permite que diversos processos repetitivos possam ser automatizados com o uso de tecnologia. Com a automação no setor industrial em 2022, os diretores podem aperfeiçoar suas estratégias, evitar erros e reduzir possíveis falhas no dia a dia.

Com a automação industrial, diretores e gestores podem aproveitar melhor sua equipe de especialistas para a execução de projetos que vão impulsionar as vendas do negócio.

Leia mais: Aprenda sobre automação logística e entenda as vantagens que essa solução traz para o seu negócio

5. Cibersegurança

Com a internet das coisas e o desenvolvimento constante da inteligência artificial, a segurança cibernética tem levantado discussões pelo mundo.

As empresas estão começando a implementar firewalls, proteção antivírus, sistema de prevenção de intrusão, servidores proxy e tantas outras ferramentas de segurança que vão proteger os dados e operações internas.

São muitos os desafios que a cibersegurança vai encontrar no próximo ano, justamente pelo crescimento da tecnologia no dia a dia das empresas. Algumas delas são:

  • crescimento de ameaças e ataques cibernéticos;
  • escassez de especialistas em segurança cibernética.

6. Energia limpa e renovável

O crescimento da energia renovável promete acelerar e

m todo o mundo no próximo ano.

Com o aumento das faturas de energia, o mercado passou a se movimentar. Muitos empresários estão procurando fontes alternativas de energia para reduzir os altos custos com energia. Algo necessário dentro da indústria.

7. Impressão 3D

O mercado de impressão 3D pode atingir mais de 40 bilhões de dólares até o ano de 2025.

Há poucos anos, a impressão 3D era pouco acessível, mas, com o desenvolvimento dessa tecnologia as impressões passaram a ser usadas em diversas indústrias e com fins diferentes.

As impressões 3D são a digitalização da manufatura, feitas a partir de arquivos digitais como desenhos, protótipos ou impressões.

Essa tecnologia pode ser usada para criar todos os tipos de produtos, peças e ajudar a reduzir os custos de produção.

E isso torna algo muito aguardado pelo mercado.


Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústriaclique aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *