O conceito de trade marketing no Brasil é recente. Como resultado, o trabalho dos que trabalham no setor estão em constante evolução. Este continua a ser um assunto de muitas dúvidas, especialmente em termos de metodologia e procedimentos. O trade acontece para identificar oportunidades, melhorar a experiência de compra, além de agregar valor no ponto de venda. Pesquisadores da área definem trade marketing como o conjunto de atividades de marketing e vendas entre fabricantes e seus canais de distribuição.

Quando falamos dos segmentos que se beneficiam do trade marketing, falamos muito do papel da indústria, onde começa a operação. Parece óbvio, porque sem ela não há produto, não há venda e não há resultado. Mas podemos citar pelo menos três outras agências fora do setor: logística, varejo e agências de terceirização.

Com tantas possibilidades dentro do trade marketing, se torna necessário para diversas empresas a contratação de uma equipe especializada do ramo. Por conta das já citadas dúvidas em torno do tema, a Russel Serviços preparou um conteúdo especializado para você saber: por que você precisa de uma equipe focada em trade? Confira:

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Há quem ainda acredite que o trade é necessário apenas para gerenciar ações de promotores ou de merchandising. Mas você vai entender que você entende mais do que isso. Imagine, por exemplo, que uma empresa deseja lançar um novo produto.

Não é possível simplesmente produzir e colocar na gôndola (onde os produtos estão disponíveis no ponto de venda). Antes de criar, é necessário examinar a análise de consumo, para projetar qual caminho de compra está no centro da atividade: o consumidor.

Só então o produto pode ser revisado. A partir daí, são desenvolvidas estratégias e planejadas as atividades operacionais. Além do desenvolvimento de produtos, tem que se pensar em compras e alocação de canais. Inicia-se outra fase: organização dos grupos de campo, e a divisão de como cada um atuará. Imagina se todos esses passos para um simples lançamento fossem feitos sem um time de trade?

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Como realizar as etapas que antecedem o consumo e ações diretas no ponto de venda?

A resposta a essa pergunta também aponta por que você precisa de uma equipe de trade. O desempenho de um produto na gôndola só pode ser garantido se esse conjunto de estratégias e planos (o trade) estiver definido. Mas o trabalho está apenas começando. Uma vez definidas as metas e criado o produto, ainda é necessário analisar as atividades em campo. Algumas ações nesta fase incluem:

  • Evitar ruptura
  • Estar atento aos concorrentes
  • Conquistar espaços extras
  • Confirmar a positivação dos PDVs (pontos de venda)

O comércio pode ser responsável pela melhoria de uma série de fatores neste processo de produto, seu desempenho e  resultados. Quando bem executado, o trade marketing pode trabalhar em todos esses pontos.

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A Russel Serviços, com a sua nova plataforma de contratação de mão de obra, pode te ajudar a contratar toda uma equipe de trade para sua empresa. Em nosso site, você consegue encontrar diversos profissionais da área em apenas alguns cliques, garantir um time inteiro de trade marketing, que começará a trabalhar em até 48 horas depois da execução do pedido. Conheça nossos serviços!

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

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