Através da comunicação interna, é possível compartilhar mensagens de maneira padronizada, simples e eficiente, favorecendo a formação de laços consistentes dentro de uma empresa.

A falta de uma comunicação interna pode ser prejudicial pois atrapalha o fluxo e pode resultar em informações equivocadas.

Para te deixar por dentro do assunto, separamos nesse artigo 7 benefícios de uma boa comunicação interna.

Confira!

1. Alinhamento organizacional

Um dos primeiros benefícios de uma boa comunicação é ter todos os funcionários alinhados sobre as expectativas de seu trabalho e os valores da empresa. O alinhamento organizacional é, justamente, o termo que descreve a situação em que todos os colaboradores mantêm foco nos mesmos objetivos.

2. Clima organizacional

Mesmo que você seja capaz de comunicar as demandas da produção, isso não vai adiantar muito sem um bom clima organizacional.

Garantir boas condições de trabalho é essencial para garantir bons resultados em qualquer segmento. Uma boa comunicação interna garante um clima leve e agradável para que funcionários possam produzir mais e melhor.

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3. Fit cultural

Cada organização é única, pois carrega valores e ambições específicas em sua identidade. O mesmo vale para os profissionais contratados para o trabalho. Por isso, na hora de contratar é preciso garantir que haja compatibilidade entre a cultura da empresa e os valores do candidato – é o fit cultural.

Com boa comunicação, o potencial produtivo da empresa se torna ainda maior, pois empregador e empregado sabem que compartilham de uma mesma cultura desde o início.

4. Aumenta a produtividade

A essa altura, não é surpresa dizer que uma boa comunicação interna é capaz de impulsionar os resultados. Trabalhamos aqui para ter compatibilidade e garantir boas condições de trabalho. Para além da preocupação com o bem-estar da equipe, esse movimento melhora os resultados e permite uma produtividade cada vez maior.

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5. Controla a taxa de rotatividade

A rotatividade de pessoal – ou turnover – é um processo natural em qualquer empresa. Eventualmente, algum funcionário precisará sair e outros serão contratados para substituir a vaga. Nesse sentido, é preciso que o RH fique atento para que a frequência dessa rotatividade não seja grande demais. 

Lembre-se que existe um custo em toda demissão que inclui encargos trabalhistas e gastos com recrutamento. Com boa comunicação, fica mais fácil garantir que altas taxas de turnover não atrapalhem sua produtividade.

6 – Processos qualificados

Com frequência, a razão para baixa produtividade de uma empresa é a falta de organização em seus processos. É preciso que as diferentes áreas conversem para identificar tarefas redundantes ou que simplesmente não agregam valor para o cliente final. 

Nesse sentido, a comunicação interna pode te ajudar a compreender os pontos de melhoria e direcionar os esforços.

7 – Redução dos desperdícios

A redução dos desperdícios vem quase como uma consequência da otimização dos processos. Conforme a empresa organiza seus fluxos, acaba identificando aquelas atividades que não agregam e por isso podem ser eliminadas. A partir da comunicação, ela pode reduzir níveis de desperdício na produção e ter custos menores.

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