Linha de frente da equipe de vendas de um estabelecimento, o balconista é muitas vezes o principal responsável por estreitar e fortalecer a relação da empresa com os clientes.
Nesse cenário, para cumprir sua função de maneira suficiente é necessário que o profissional de balcão siga um checklist que vai muito além daquela que é sua principal função – o atendimento ao consumidor no balcão e a efetivação da venda.
Saiba aqui no Blog da Russel Serviços 5 habilidades que esse profissional deve possuir.
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Limpeza e organização
O balconista deve ter ciência de que a limpeza e a arrumação da empresa, das prateleiras, gôndolas, balcão e também dos produtos são ações que contribuem para a volta dos clientes e até para a fidelização.
Respeito às diversidades
O respeito é uma ação muito importante do atendimento em qualquer tipo de empresa. Assim, o balconista deve sempre respeitar os clientes, colegas de trabalho e fornecedores. balconista não deve usar apelidos nem para os clientes nem para os colegas de equipe. Essas ações podem levar a uma reclamação por parte dos clientes, manchando a imagem da farmácia e até mesmo do balconista.
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Saber trabalhar em equipe e resolver conflitos
É muito importante que as pessoas que trabalham no balcão gostem de estar com outras pessoas, mantenham um ótimo trabalho em equipe, estejam disponíveis para informar, procurem entender as necessidades do outro, pratiquem a empatia e tenham muita paciência.
Comunicar-se de forma adequada
A comunicação é definida de forma bem simplista como “a arte de se fazer entender e entender os outros”, ou seja, para que uma mensagem possa ser transmitida de forma efetiva, é preciso usar sinais e termos que sejam comuns à pessoa que está recebendo a informação. O balconista deve ter ciência de que muitas vezes precisa usar mais do que palavras, precisa se atentar ao modo como está transmitindo a informação, ao volume, ao ritmo e à necessidade de usar gestos e imagens.
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Ser proativo nas funções e auxiliar na melhoria dos procedimentos
Toda empresa, para se manter e crescer no acirrado mercado varejista, precisa da colaboração de todos os profissionais da equipe, independentemente das funções que realizam, pois em muitas situações o trabalho de um compromete a continuidade pelo outro colega. A falta do produto, a falta de educação e a falta de informação podem comprometer a comercialização de mercadorias. Os balconistas precisam ser proativos e dar sugestões para melhorar os processos internos e favorecer o crescimento da empresa.
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