Limpar e organizar o estoque são práticas fundamentais no setor de comércio. Sendo assim, é necessário garantir que um controle de limpeza seja implementado com muito rigor durante todo o processo que envolve o recebimento, a estocagem, a manipulação e a venda desses itens.

É necessário definir um cronograma e atribuir tarefas para fazer uma boa limpeza. Por este motivo, hoje você vai conferir 5 dicas para fazer a limpeza do estoque do seu comércio.

Confira!

1 – Crie um cronograma

Para fazer a limpeza do estoque do seu comércio é importante que você crie um cronograma. Essa é a melhor maneira de não negligenciar a higienização dos itens, uma vez que você ensina a sua equipe que essa tarefa faz parte da rotina de obrigatoriedades.

Até porque, se você perder produtos do estoque por falta de limpeza e controle, é dinheiro do caixa que está indo embora. Então, dê prioridade e seja eficiente nesta tarefa fundamental para o sucesso do seu comércio.

2 – Divida as tarefas em etapas

A limpeza do estoque não precisa ser feita todos os dias, mas é importante que todas as tarefas sejam divididas, já que a higienização não é a única.

Você pode organizar assim, por exemplo:

  • toda sexta: checagem e controle;
  • toda segunda: organização de itens recebidos no estoque;
  • terça: limpeza;
  • quarta: verificar itens que tenham prazo de validade (isso pode ser feito com apoio de um software e em seguida, a separação dos produtos que estão para vencer com algum de seus colaboradores sendo o responsável);
  • higienização mensal com faxina mais pesada de todo o estoque.

Leia também: Veja a melhor forma de controlar a disponibilidade de estoque

3 – Evite o acúmulo de itens

Organize o estoque de acordo com o tipo de produto, separe-os em prateleiras, mas sem acumular itens, pois isso dificulta a limpeza do estoque.

Ao deixar o estoque bagunçado, você ganha outro problema, que é o acúmulo de impurezas e de resíduos. Se chega uma fiscalização de repente, sua loja poderá se multada, gerando prejuízos inesperados.

Leia também: Saiba 9 benefícios de uma boa gestão de estoque no varejo

4 – Faça uma inspeção semanal

Semanalmente, faça uma inspeção, até mesmo para verificar itens que precisam de reposição e organizar os produtos nas prateleiras que ficam expostas na loja. Ao fazer isso, já aproveite para limpar as peças antes de expor.

Aproveite e descubra como e onde armazenar o estoque de eletrônicos da sua loja com segurança.

5 – Considere um box de self storage para garantir a segurança

Comerciantes e lojistas que contam com um estoque grande, porém não tem muito espaço para manter tudo em ordem, podem contar com o apoio de um box de self storage para garantir a segurança, existem tamanhos de boxes diferentes, que vão ser mais adequados a necessidades específicas.

Atualmente, alugar box sem burocracia tem sido a escolha com melhor custo-benefício e mais vantagens na hora de armazenar itens diversos com segurança, além de muita praticidade. Inclusive, a segurança é um ponto forte do self storage, veja outras dúvidas comuns sobre self storage.


Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Limpezaclique aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *