- Home
- Terceirização
- Retomada econômica mostra que ...
A terceirização de serviços já vinha mostrando um avanço dentro do mercado e a procura por esse tipo de serviço se mostrava em plena ascensão nos últimos anos, com cada vez mais possibilidades e modalidades diferentes de contratação.
Isso permitiu que todos os segmentos do mercado pudessem se abastecer de profissionais terceirizados, o que aumentou a qualidade do serviço e diminuiu os preços pela presença de cada vez mais concorrência.
Parece que essa mudança veio para ficar e pesquisas recentes mostram que a Terceirização não só está totalmente em alta, como será uma das grandes protagonistas neste reaquecimento da economia após a pandemia do Novo Covid-19.
Terceirização se consolida como ferramenta inovadora de gestão
Uma recente pesquisa feita pela FIA (Fundação Instituto de Administração) com o tema de “Pesquisa de Gestão de Pessoas na Crise de Covid-19” mostrou que a terceirização de serviços, junto com o trabalho remoto ou “Home Office” se tornaram as grandes tendências do mercado de trabalho nesta retomada econômica após longo período de crise sanitária.
Os números apontam, que 94% das empresas ouvidas afirmaram que o regime de trabalho terceirizado superou as expectativas e que isso as levou a investir ainda mais em colaboradores terceirizados.
Se pararmos para analisar que em 2018, 22% dos trabalhadores formais atuavam por meio de terceirização, é perceptível que o aumento nesses números é constante. Em 2015, três anos antes, essa porcentagem estava em apenas 18,96% segundo o estudo “Suplemento de Relações de Trabalho e Sindicalização”, da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Esses dados mostram claramente que existe um aumento constante pela procura de prestação de serviços e mão de obra terceirizada, tornando empresas especializadas neste tipo de relação comercial, grandes protagonistas do mercado.
Vale lembrar que a Nova Lei da Terceirização, aprovada em 2017, contribuiu para o crescimento desses números ao tornar possível a terceirização de atividades-fim das empresas, o que aumentou consideravelmente as possibilidades de outsourcing por parte das empresas, além de favorecer o surgimento de mais profissionais qualificados atuando neste tipo de regime de trabalho.
Novos Modelos de negócio aproveitam para ganhar espaço
A pandemia fez com que o mercado de trabalho tivesse que se adaptar de diversas maneiras e as transformações na gestão do time de colaboradores foi um dos principais desafios enfrentados pelas empresas.
Por conta disso, novos modelos de gestão surgiram e continuam surgindo à medida que se estabelecem de vez como novas possibilidades. Um exemplo disso, é que os freelancers também passaram a ocupar um espaço importante em diversos setores das empresas.
Esse movimento acontece, justamente porque esses profissionais possibilitam o surgimento de novos modelos de negócio e não apenas uma solução para trabalhos específicos, entre eles podemos destacar o drop servicing.
O que é então o Drop Servicing?
Neste modelo de negócios baseado em profissionais freelancers funciona de maneira semelhante ao ‘drop shipping’ que consiste em uma empresa atuando como revendedora que faz a intermediação das operações de venda.
No ‘drop servicing’, essa mesma lógica se aplica quando o empreendedor ajuda clientes a contratar serviços digitais sem ter que realizar os serviços em questão. Dessa forma, trata-se de um modelo de negócios que utiliza da terceirização e da gestão do preço de serviços.
Na prática, o consumidor encontra freelancers ou empresas que fornecem serviços digitais profissionais e cobra um valor mais alto, e se concentra em obter vendas e clientes. Assim, o grande diferencial desse modelo é que você não depende de um grau de especialização específico para realizar certas atividades.
Através do Drop Servicing, ao investir em cursos e treinamentos para capacitar a si mesmo, o empreendedor pode simplesmente buscar um profissional freelancer que já possua a experiência e qualificação necessária para a atividade e contratá-lo como colaborador terceirizado.
Bons exemplos da aplicação dessas relações são em atividades de produção de conteúdo digital e design: criação de logos, posts de blog, websites e gestão de mídias sociais, entre outros.
Por conta dessa e outras características, esse modelo de negócio apresenta um grande futuro e pode ser um excelente caminho para gerar lucro financeiro e economia de tempo na prestação de serviços.
Em suma, podemos ver que é um tipo de negócio que ainda dá seus primeiros passos no Brasil, mas traz uma série de benefícios em relação ao ‘drop shipping’. O drop servicing pode trazer diversos benefícios, como maior margem de lucro e a não dependência de altos investimentos em anúncios on-line e por conta disso, se tornou uma excelente alternativa para empreendedores que costumam ou querem passar a contratar terceirizados e freelancers nesta retomada.
A Russel Serviços está antenada nas novas tendências e já oferece centenas de possibilidades de terceirização de serviços que incluem profissionais terceirizados e freelances para demandas contínuas ou pontuais.
Para saber melhor como podemos ajudar o seu negócio, entre em contato através do e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter
freelances tendências da terceirização terceirização de colaboradores terceirização de mão de obra vantagens da terceirização