A limpeza e ordem do restaurante comprovam aos clientes que os responsáveis ??pelo espaço se preocupam mesmo com a sua saúde e conforto. Além de tornar o espaço aconchegante e agradável tanto para as pessoas que o visitam quanto para as pessoas que nele trabalham.
Cause uma melhor impressão nos consumidores e aumente suas chances de fidelização e boca a boca; melhores avaliações de restaurantes em plataformas de busca locais e mídias sociais; interesse dos colaboradores em continuar trabalhando para a marca e reter talentos; e reduzir a necessidade de manutenção urgente do equipamento e prolongar a vida útil do equipamento.
Existem aspectos que não devem ser ignorados ao limpar e organizar a cozinha, o salão, o estoque e outras áreas do estabelecimento.
A Russel Serviços, neste artigo, te ajudará a identificar esses pontos, além de dar dicas para uma efetiva prática de preservação do ambiente. Confira:
Leia também: 3 passos para o sucesso do seu restaurante
1. Divida os funcionários em equipes e crie uma rotina de limpeza
Você precisará pensar em um número de funcionários capacitados e treinados que usarão técnicas específicas de cuidados e desinfecção, divididos em equipes e encarregados de realizar cada serviço organizacional, de limpeza e desinfecção.
Você também precisará de um cronograma com dias e horários específicos para limpeza pesada e rotineira de cada ambiente: banheiro, cozinha, sala, área de funcionários. E também materiais, equipamentos, utensílios, louças e outros pratos.
A limpeza de coifas, freezers, churrasqueiras, fogões e demais equipamentos de cozinha faz parte desse planejamento. Além de limpeza de armários e arrumação, bem como tábuas de corte, canecas, pratos, talheres, mesas e cadeiras.
Ah! O piso e o banheiro são a prioridade máxima e diária e o tanque de água tem que passar pelo processo de tratamento a cada 6 meses.
Outro ponto importante é definir exatamente quais produtos podem e não podem ser utilizados em cada processo de limpeza e evitar a todo custo o uso de desinfetantes tóxicos ou que prejudiquem o funcionamento do equipamento.
Leia também: Veja 5 ideias de serviços de delivery para investir e fazer sucesso
2. Liste equipamentos, objetos e ambientes que precisam ser limpos
Os itens mencionados no tópico anterior são apenas alguns dos muitos itens que devem estar na sua lista.
Essa lista pode ser única, criada quando houver algum tipo de “limpeza mais pesada” na agenda de limpeza e organização do restaurante, ela é usada apenas uma vez, mas também pode ser aplicada sempre que uma equipe de limpeza entrar em ação.
Que utensílios, equipamentos e espaços devem ser limpos diariamente, semanalmente ou mensalmente; número de vezes que cada item e espaço deve ser desinfetado ou higienizado; quais produtos utilizar para desinfetar cada item e ambiente; e onde guardar os itens depois de higienizados.
A lista de verificação de limpeza funciona melhor quando priorizada. Esta organização permite evitar problemas que impeçam o restaurante de abrir na hora certa ou acidentes de trabalho.
Seguir uma rotina de limpeza e desinfecção também permite que o restaurante se adapte mais facilmente às exigências impostas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Leia também: Saiba quando e onde você pode terceirizar no setor de bares e restaurantes
3. Adeque o cotidiano do estabelecimento às normas da Anvisa
Os itens citados no tópico anterior são apenas alguns dos muitos que devem estar na sua lista.
Esta lista pode ser pontual, gerada quando há algum tipo de limpeza mais pesada na agenda de limpeza e organização do restaurante, esta lista é de uso único, mas também pode ser aplicada a todos os momentos em que a equipa de limpeza está ativa.
Quais aparelhos, equipamentos e espaços precisam ser limpos diariamente, semanalmente ou mensalmente; o número de vezes que cada item e espaço deve ser desinfetado ou limpo; qual produto usar para desinfetar cada item e ambiente; e onde os itens são armazenados depois de limpos.
As listas de verificação de limpeza funcionam melhor quando listadas em ordem de preferência. Esta organização ajuda a evitar problemas que impeçam os restaurantes de abrir na hora certa ou até mesmo acidentes de trabalho.
A adesão aos hábitos de limpeza e higienização também facilita a adaptação dos restaurantes às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Leia também: Russel Serviços: como trabalhamos?
Uma equipe de limpeza terceirizada talvez possa ser uma boa solução para o seu negócio. A Russel Serviços te oferece mão de obra terceirizada e qualificada a poucos cliques de distância, é só acessar a maior plataforma de mão de obra do Brasil, e em 48 horas profissionais chegarão até você, cumprindo com mais eficácia, todas as demandas expostas neste artigo.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter