Estamos vivendo a era da conveniência. Na nossa nova economia, não se fala mais em físico e digital, agora usa-se o termo ”figital”. Não é mais customer service e sim costumer experience. Satisfação total do cliente é palavra de ordem, e do outro lado, performance e eficiência operacional são regras vitais para não matar as margens e sobreviver em um cenário ultracompetitivo.

Entenda o que é reputação logística e como ela influencia na sua empresa. O consumidor está cada vez mais digital. Mais do que comprar online, ele usa a internet para se informar, pesquisar produtos e serviços, comparar preços, relacionamento das marcas e especialmente reputação logística de cada empresa. Inclusive, esse último é o motivo campeão para abandono do carrinho no online e escolha de outra marca no físico.

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Coisas que um gestor deve se atentar

Um bom gestor de negócio terá que estar bastante antenado com aquilo que realmente acontece no dia a dia da sua empresa. Surpresas poderão custar um preço muito alto. O gestor da nova economia deverá estar ligado nas pendências, porém sem esquecer das tendências.

O mundo é ”figital”, contudo, nas empresas desses gestores existe pouca integração entre tecnologia, dados, processos e pessoas. Confira abaixo alguns pontos para se organizar.

Preocupe-se mais com pessoas do que com a tecnologia

Tecnologia é importante e continuará sendo. Contudo, mais importante que a tecnologia são as pessoas responsáveis por se relacionar com clientes internos e externos. As pessoas são o grande tesouro de seu negócio.

Trabalhe a cultura, defina a estratégia, envolva as pessoas e você resolverá 70% dos problemas. Os outros 30% ficam com sob “responsabilidade” da tecnologia, que tem o dever de potencializar a experiência das pessoas – de todas as pessoas, internas e externas.

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Dados, métricas e KPIs dependem mais de processos do que de tecnologia

O desafio de 95% das empresas não está exatamente na transformação digital, mas no entendimento do que isso significa.

Tudo virou nuvem. Tudo virou licença do usuário. Todo mundo vive conectado. Os robôs, algoritmos e aplicativos regidos pela inteligência artificial estão na vida de todo mundo. Basta um pouco mais de conversa e uma análise superficial e logo se vê que a tecnologia existe. Está lá, às vezes até em excesso, porém desconectada, separada, excluída e desacreditada.

Siga o tripé

Tenha em mente a respostas para as três seguintes perguntas: ”O que é logística?”, ”O que é melhoria contínua?” e ”Quem é nosso cliente?”. As explicações vão ao extremo da complexidade.

  1. Logística é: um olhar para tempos, movimentos e eficiências.
  2. Melhoria contínua é: hoje fazer um pouco melhor que ontem e amanhã um pouco melhor que hoje.
  3. Nosso cliente são: todos aqueles que estão a minha frente e são impactados direto ou indiretamente pelo que faço?

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Crises se pode até prever, mas não se pode controlar (nem todas pelo menos). Nessa nova era da conveniência, o papel do gestor é garantir a reputação logística do negócio: satisfação total do cliente e performance operacional, mantendo, assim, a saúde financeira do negócio.

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