É cada vez mais popular para empresas que buscam soluções, a possibilidade de melhorar a gestão de frotas e aumentar a segurança de equipamentos e a continuidade da produtividade das máquinas. Como resultado, muitos deles tentam aprender a diferença entre rastreamento e telemetria e como ambos podem ajudá-lo.
Enquanto o primeiro permite o rastreamento por geolocalização, o segundo consegue transmitir dados específicos da máquina, ajudando os gerentes a entender como uma máquina funciona, seus componentes e até mesmo a qualidade do controle do operador.
A Russel Serviços preparou um conteúdo para você entender mais sobre rastreamento e telemetria, veja as diferenças e vantagens de cada um.
Leia também: Guia do transporte de máquinas pesadas: dicas, legislações e práticas recomendas
O que é rastreamento?
O rastreamento nada mais é do que a possibilidade de saber onde estão as máquinas da frota. Por isso, é considerada uma ferramenta essencial de gestão. Para que esse monitoramento seja possível, cada veículo deve ter um rastreador, que é um sistema de comunicação com uma rede telefônica e um módulo GPS.
Via GPS, o rastreador pode enviar sinais para satélites. Uma vez lá, a informação sobre a latitude e longitude das máquinas são definidas, identificando assim a localização da frota. Esses dados são enviados para a central de monitoramento, que os encaminha para o administrador. Todo este processo é muito rápido, o que permite aceder à localização das máquinas em tempo real.
Este monitoramento é vantajoso para operação diária e maior segurança. Afinal, se o gerente perceber que um funcionário se extraviou e não pode ser contatado, ele pode ligar para as autoridades e evitar um roubo, por exemplo. Mas não é só isso.
O monitoramento pode ser usado, entre outros, para monitorar a quilometragem e realizar uma verificação básica de combustível, verificar a velocidade, identificar possíveis desvios de rotas e verificar o porquê, além de verificar o tempo de execução do operador e verificar se ele fez as pausas acordadas.
Leia também: Aumente a produtividade e a segurança da sua logística através da geolocalização
O que é telemetria?
“Tele” significa distante e “métrico” medido. Assim, a telemetria pode ser definida como medição remota. Quando instalado em uma máquina, ele pode informar não apenas a localização do equipamento, mas também dados como temperatura do motor, consumo de combustível, nível de fluido, pressão de ignição, velocidade, torque, uso intenso, códigos de erro, tempo ocioso da máquina, RPM, entre outros.
Em suma, quando a empresa coloca a telemetria em sua frota, ela tem acesso a diversos dados da máquina, ajudando a controlar melhor as operações, identificar necessidades de manutenção e tomar decisões. Além disso, os serviços de telemetria já contam com o serviço de rastreamento, o que torna esta tecnologia mais moderna e necessária para gestão de frotas e máquinas, seja na construção civil ou na agroindústria.
Leia também: Serviços de telemetria trazem benefícios às empresas; entenda
Qual a diferença entre rastreamento e telemetria?
Ambos os sistemas são muito úteis no dia a dia da gestão de frotas, mas a diferença entre rastreamento e telemetria é enorme. O primeiro permite que os profissionais acompanhem a localização dos veículos em tempo real.
Assim, você pode perceber qualquer anormalidade, como um desvio da rota ou uma pausa mais longa do que o programado. E o diferencial do rastreamento e da telemetria é que enquanto um mostra apenas onde está o equipamento, o outro fornece diversos dados que ajudam o gestor a ter uma visão mais precisa do maquinário e de seu desempenho.
Desta forma, é possível monitorizar as condições mecânicas, bem como o estilo de condução através de telemetria. Em suma, o rastreamento é mais limitado, embora seja muito eficaz.
Leia também: Russel Serviços: como trabalhamos?
Sem um operador para sua máquina, a telemetria ou o rastreamento são inúteis. Por isso, a Russel Serviços te oferece uma solução rápida e prática para captação de mão de obra. Com apenas alguns cliques na nossa plataforma de mão de obra, você consegue contratar diversos profissionais de logística ou operadores de máquinas pesadas e afins. Com a gente você consegue pagar quando quiser com o pagamento faturado, e recebe o profissional desejado em até 48 horas após a contratação. Não perca tempo e conheça os nossos serviços!
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter
dicas russel serviços máquinas pesadas serviço de telemetria tecnologias rastreamento de cargas telemetria