A evolução humana é construída através de ciclos de inovação tecnológica. Negócios disruptivos que mudam a estrutura do mercado e criam novas oportunidades, como Uber e Airbnb, estão surgindo com mais frequência e alcance global. No mercado, esses movimentos exigem o desenvolvimento contínuo dos profissionais, seja na indústria ou no setor de serviços.
É importante notar que a automação de processos não é novidade. Desde a primeira revolução industrial, a busca pela produção em massa tem sido foco de pesquisas nas empresas. A diferença é que esse desenvolvimento começou mecanicamente, passou para eletrônica e eletrônica, e hoje é baseado em inteligência artificial.
Mais notícias: Empresas voltam a contratar e desemprego cai consideravelmente
De acordo com o relatório Future of Work 2020 do Fórum Econômico Mundial, até 2025, o tempo gasto em tarefas de trabalho por humanos e máquinas será igual. Além disso, espera-se que a automação afete 85 milhões de empregos, enquanto 97 milhões de novos empregos serão criados mais adequados à nova divisão do trabalho entre humanos, máquinas e algoritmos.
Ambos os problemas são complexos e requerem respostas multidisciplinares. Ao analisar as experiências passadas da humanidade em pontos de inflexão, ou seja, com grandes mudanças, estamos testemunhando a criação de novos empregos de maior complexidade. Por exemplo, vejamos as áreas de experiência do usuário ou novas profissões de tecnologia que estão surgindo. Portanto, não acredito que a automação tenha algum efeito negativo no resultado em termos de percentual de funcionários contratados.
Note-se que, segundo o mesmo relatório, o número de novos empregos criados é superior ao número de empregos afetados pela transformação tecnológica. As competências socioemocionais continuarão a ser cada vez mais procuradas, gerando uma vantagem competitiva sobre as máquinas.
Mais notícias: Pequenos negócios são responsáveis por três a cada quatro vagas de emprego
No entanto, é fundamental oferecer aos jovens brasileiros, principalmente os vulneráveis, capacitação e acesso a competências mais complexas para ingressar no mundo do trabalho. As instituições de ensino desempenham um papel importante.
Um jovem deve compreender a necessidade de aprender ao longo da vida. O conceito de aprendizagem ao longo da vida prega a aprendizagem contínua, tanto para o seu conhecimento pessoal como para o seu desenvolvimento profissional.
De modo geral, entendo que dois anos após o início da pandemia, a aprendizagem brasileira está bem estruturada para oferecer às empresas uma solução de qualidade para a formação de jovens aprendizes, embora muitas pequenas entidades formadoras encontrem dificuldades para desenvolver mais conteúdos e cursos. de acordo com esse novo momento, procuram atuar em rede com entidades maiores.
Apesar da consolidação e força da aprendizagem social na economia brasileira, segundo levantamento da Secretaria do Trabalho do Ministério do Trabalho e Assuntos Sociais, o número de jovens aprendizes aceitos é de aproximadamente 463 mil e o potencial de contratação é praticamente o dobro: cerca de 934 mil.
Mais notícias: Setor de serviços pode gerar mais de 600 mil empregos até o fim do ano
Esse atraso ocorre porque muitas empresas não cumprem a lei, o que lhes permitiria ter grandes vantagens na contratação de um jovem curioso e proativo. O descumprimento da cota pode resultar em notificação e multa das secretarias regionais de trabalho e emprego.
Movimentos recentes de alguns setores públicos para alterar a Lei da Aprendizagem ameaçam uma das políticas públicas mais eficazes de assistência social e integração dos jovens no mundo do trabalho.
No momento, está em discussão em Brasília o Estatuto do Aprendiz, que tem grandes chances de garantir a continuidade do programa e promover o desenvolvimento na forma e no conteúdo e alinhar suas atividades aos desafios do futuro do trabalho. Qualquer medida que procure minar o impacto da Lei da Aprendizagem é inadmissível.
Mais notícias: Russel lança plataforma inovadora: o maior shopping de mão de obra do Brasil
A Russel Serviços disponibiliza em sua plataforma – o maior shopping de mão de obra do Brasil – uma sessão dedicada exclusivamente para jovens aprendizes. Lá você consegue, com a ajuda da Russel, achar bons jovens para sua empresa, qualificando-os e garantindo um bom futuro para o nosso mercado de trabalho.
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter