Os pré-moldados são estruturas modulares produzidas a partir de um modelo de construção predefinido e que devem ser encaixadas já na obra. Eles facilitam e agilizam os processos da obra, garantindo um trabalho de qualidade e gastando menos tempo do que o necessário. É possível produzir uma série de estruturas como pilares, vigas, lajes, paredes, e, depois, só encaixar no seu devido lugar.

Como ele é construído?

A estrutura pré-moldada é construída por meio da colocação de concreto em um molde. Na sequência, o processo de cura da peça é realizado em uma área controlada. Esse cuidado visa garantir a qualidade do pré-moldado.
As instruções para construção dos pré-moldados são dadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas na NBR 9062:2017. De acordo com a referida norma, pode ser definido como elemento pré-moldado aquele construído previamente e fora do local de uso na estrutura.

Para a fabricação dos elementos pré-moldados outras duas normas devem ser observadas:

NBR 14.931/2004 – Execução de Estruturas de Concreto – Procedimento
NBR 12.655/2015 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento.

Quando prontos, eles são submetidos à avaliação e à inspeção. Profissionais da construtora ou fiscais de órgãos competentes são responsáveis por inspecionar os pré-moldados em lotes ou individualmente.

Leia mais: 3 dicas para diminuir o tempo de cumprimento de obras

Vantagens do uso dos pré-moldados:

Além de acelerar a execução da obra, há outras 5 vantagens dos pré-moldados, são elas:

  • Custo: é um material mais barato e seu valor, por metro quadrado, pode variar entre R$ 500 e R$ 800.
  • Velocidade na execução da obra: Como as peças são produzidas em um local separado, é possível construir vários elementos ao mesmo tempo. Na prática, isso quer dizer que você pode, inclusive, ter todos os elementos prontos antes mesmo de construir a base do projeto.
  • Prazo: Ao ganhar velocidade na execução do projeto, certamente será muito mais fácil entregar a obra dentro do prazo estipulado inicialmente. Ao usar elementos pré-moldados você tem a certeza de que as peças chegam prontas aos canteiros de obra.
  • Qualidade e Durabilidade: A construção dos pré-moldados de concreto é conduzida seguindo processos que visam assegurar a qualidade de cada peça. Além disso, os fabricantes produzem as peças em um local adequado e seguro, proporcionando mais precisão nos processos. Tudo isso resulta em peças de alta qualidade com ótimo acabamento. Além disso, os elementos pré-moldados possuem resistência mais alta do que os concretos usinados, o que também torna essas estruturas mais duráveis.
  • Versatilidade: Sendo altamente versáteis, eles podem ser aplicados em todo tipo de projeto, já que estão disponíveis em várias cores e formatos. Esse tipo de estrutura também permite a reprodução das peças com detalhes e acabamentos diferentes.
  • Sustentável: Como os pré-moldados são fabricados com matérias-primas extraídas da natureza, como pedras, cascalho, areia e cimento, eles produzem um menor impacto no meio-ambiente. Os pré-moldados também podem ser reutilizados ou reciclados. Além disso, trata-se de uma solução construtiva que gera menos entulho e desperdício de material no canteiro de obras, já que tudo vem pronto para o encaixe.

Leia mais: Gestão de obras: Conheça os 7 erros mais graves de se cometer e como evita-los 

Pré-moldado x pré-fabricado: quais as diferenças?

O pré-moldado e o pré-fabricado possuem especificidades e características que os diferenciam.
Veja as principais diferenças abaixo:

  • Modelagem: Assim como acontece com os pré-moldados de concreto, a modelagem das estruturas pré-fabricadas também é feita em outro espaço, e não no canteiro de obras.
    Contudo, a diferença é que os elementos pré-moldados são produzidos em um local do próprio empreendimento, e não em uma fábrica. Por isso, o controle de qualidade é um pouco menos rigoroso.
  • Estrutura do local de fabricação: é a maior maior diferença entre as estruturas pré-moldadas e pré-fabricadas. Os pré-moldados podem ser produzidos até no local da obra, em um ambiente próprio para a fabricação. É preciso garantir que todos moldes e equipamentos necessários estejam disponíveis para a produção das peças.
    Já as estruturas de concreto pré-fabricadas são produzidas em instalações industriais. Nestes locais, é preciso contar com mão de obra especializada, equipamentos específicos e laboratórios de testes.
    Além disso, os processos são mais rigorosos para assegurar o padrão de qualidade das peças pré-fabricadas.
  • Inspeção minuciosa: Embora os pré-moldados também sejam submetidos à avaliação técnica, os pré-fabricados seguem processos mais precisos e rigorosos, visando atender às diretrizes dadas pela ABNT.

Várias etapas são avaliadas na produção dos pré-fabricados:

  • Avaliação da matéria-prima;
  • Elaboração do projeto de fabricação;
  • Cura das peças;
  • Distribuição montagem da obra.

Todas essas etapas devem ser executadas no laboratório de testes.

Além disso, os elementos pré-fabricados devem ser identificados com a data de produção, tipo de ação e concreto usado. Do transporte até o momento da montagem, outra inspeção deve ser feita.
Em resumo, os pré-fabricados se destacam, principalmente, pelo rigor técnico na produção.

Leia mais: Cronograma de execução de obra: aprenda o que é e como montar o seu da forma mais eficiente possível

Como construir com segurança com os pré-moldados:

1- Faça o mapeamento dos riscos para minimizá-los
A execução de uma obra envolve uma série de riscos visíveis e não visíveis. Eles estão nas atividades, nos materiais e equipamentos usados e, claro, no canteiro de obras.

2- Utilize materiais de qualidade na obra
Essa é uma premissa básica, mas não custa reforçar. Ao escolher materiais de construção de qualidade você diminui as chances de se deparar com problemas durante e depois da execução da obra.

3- Mantenha o canteiro de obras limpo e organizado
Para minimizar riscos e prezar pela segurança de todos, foque esforços na organização do canteiro de obras. Nada de deixar materiais e objetos jogados pelo espaço e muito cuidado na hora de colocar tudo em ordem.
Antes de mudar equipamentos de lugar, por exemplo, tenha certeza de que não há nenhum risco. Além disso, certifique-se de que todos os materiais estão sendo armazenados e descartados da maneira correta.

Sendo assim, o texto acima nos mostra como os pré-moldados podem trazer uma série de benefícios para a sua obra. Durabilidade, precisão e qualidade são apenas alguns dos atributos deste tipo de material. Além disso, ele agrega mais velocidade na execução, otimizando a produtividade da obra. Com tantas vantagens, essa é uma técnica construtiva que vem sendo amplamente utilizada em projetos industriais, comerciais e até residenciais.


Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48h.

Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *