- Home
- Petróleo e Gás
- Os desafios da sustentabilidad ...
O setor de Petróleo e Gás está em constante mudança, mas permanece com um fator firmemente enraizado: a sustentabilidade. É com ela que é possível reduzir as emissões e garantir a segurança dos funcionários e também dos novos processos digitais. Não só para simplesmente cumprir as regulamentações ambientais impostas, os principais operadores da área estão bem atentos na questão ambiental. Com isso, se antecipa necessidades e demandas do mercado, aprimora-se padrões e investe-se em soluções personalizadas.
Confira neste artigo da Russel Serviços, os desafios da aplicação da sustentabilidade nas Indústrias de Petróleo e Gás, quais são seus impactos e benefícios para o setor.
Leia mais: Projetos Offshore – Conheça as tendências para 2022 e o futuro do setor
Emissões Evasivas: Uma Preocupação Global
A emissão de gases de efeito estufa (GEE) é uma preocupação mundial por conta do aquecimento global. O gás carbônico e o metano, dois gases que afetam a camada de ozônio, são componentes significativos que as operações de petróleo e gás emitem. Logo, uma preocupação imediata para os líderes do setor, é a limitação das emissões de GEE. A adoção de uma abordagem fonte a fonte é comum visando melhorar o gerenciamento de energia e combustão, resultando em emissões evasivas.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas define emissões evasivas como emissões de gases de efeito estufa que não são produzidas intencionalmente por uma pilha ou ventilação. Ainda é estipulado que elas podem incluir vazamentos de tubulações e plantas industriais.
A Agência Internacional de Energia afirma que seria realisticamente possível o setor de petróleo e gás reduzir as emissões de metano em 75%. Entretanto, essa redução pode ser feita até 2030, já que as Nações Unidas ao estabelecerem a Aliança Global de Metano, que estipulou metas para a redução de 45% até 2025, e posteriormente de 60% a 75% em 2030.
Para atender a esse desafio, muitos operadores internacionais de petróleo estão trabalhando para medir emissões no local, identificar fontes de vazamento, avaliar diferentes cenários e recomendar ações. As soluções podem envolver a mitigação de riscos em instalações envelhecidas (como a redução de vazamentos através da melhoria da integridade e confiabilidade) ou o projeto de novas instalações para melhorar o controle de emissões desde o início (como aquelas que recuperam e reutilizam gases de escape).
Estratégias ambientais proativas e personalizadas
De maneira geral, cada empresa possui uma estratégia sustentável de longo prazo distinta, com base em seus ativos, atividades, processos e presença geográfica. Os operadores de petróleo estão na vanguarda dos compromissos climáticos, indo para o ativamente além dos requisitos mínimos em termos de avaliação de riscos, desempenho e relatórios.
Obviamente, a regulamentação continua sendo importante para impulsionar a indústria como um todo, e a cooperação com órgãos governamentais em todo o mundo para definir padrões e metodologia para monitoramento, quantificação e redução de emissões mais precisos, é fundamental.
Leia mais: Oficiais de máquinas terceirizados são a melhor opção para o seu negócio
SMS: Uma prioridade contínua
O setor de óleo e gás está tradicionalmente associado ao desenvolvimento de capacidades e recursos humanos por meio de programas de localização relacionados à fabricação, mas também a operações. Tais necessidades expressas pelos Governos dos Países de Produção estão perfeitamente alinhadas com a meta sustentável de desenvolver conhecimentos locais para projetar, construir e operar instalações complexas. A médio e longo prazo, também aumentará o pool de pessoal competente para a indústria de O&G em um período muito necessário.
Enquanto isso, saúde e segurança continuam sendo fundamentais para os operadores de petróleo e gás. “Os dois “S” de saúde, segurança e o “M” de meio ambiente não se desenvolveram no mesmo ritmo. Embora haja um foco muito forte no ‘M’ hoje, o ‘S’ de segurança continua sendo uma prioridade absoluta em toda a cadeia de suprimentos, com todos comprometidos com zero incidentes. O ‘S’ de saúde, sempre foi importante, especialmente garantindo condições de trabalho de qualidade e minimizando a exposição dos funcionários aos riscos. No entanto, a recente pandemia enfatizou a necessidade de se adaptar rapidamente a novos riscos, realinhar-se a um novo contexto e aproveitar as lições aprendidas.
Em especial, a mudança para as ferramentas digitais de gerenciamento de projetos se acelerou, com um aumento dramático nas soluções de inspeção remota e na demanda por segurança cibernética.
Leia mais: Russel Serviços: quem somos nós?
A Russel Serviços é a maior empresa de entrega de mão de obra terceirizada no Brasil, com a maior eficiência: em apenas 48 horas o profissional está a disposição! Os nossos profissionais de Petréleo e Gás estão sempre disponíveis para você, e principalmente antenados nas próximas tendências que o mercado está preparando
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter