Um operador de motosserra é responsável pelo corte de galhos e troncos de árvores. Além de todo o conhecimento sobre o equipamento e técnicas de corte, esse profissional precisa seguir algumas medidas e dicas tanto para a sua segurança, como para as outras pessoas.

Separamos nesse artigo 3 dicas de segurança importantes para um operador de motosserra.

Confira!

1. Verifique as condições de funcionamento

Antes de qualquer operação com o equipamento, lembre-se de verificar se os itens de segurança estão em plenas condições de funcionamento.

Verifique se o freio de corrente impede que a corrente gire involuntariamente, evitando qualquer acidente.

Leia também: Operador de empilhadeira: confira 8 dicas de segurança

Leia também: Saiba porque é tão importante analisar a eficiência dos equipamentos

Veja também se o pino pega-corrente está em condições normais de uso. Esse item impede que a corrente seja arremessada contra o operador caso se rompa e por isso é importante que ele não esteja danificado.

Confira se a alavanca de segurança do acelerador está funcionando corretamente, ou seja, exigindo que você utilize toda a palma da mão para envolver o cabo e obter a aceleração da máquina.

2. Sempre utilize EPIs

Quando for operar uma motosserra, não esqueça de utilizar os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) recomendados de acordo com cada modelo, como: bota anti-corte e anti-derrapante, calça para motosserrista, luvas e capacete com protetor auricular e frontal ou óculos de proteção.

Assim você estará seguro para a operação do produto.

3. Averigue o ambiente

Sempre averigue o ambiente onde será realizada a atividade e certifique-se que você está seguro.

Em caso de derrubada de uma árvore, planeje cuidadosamente o local para sua queda e possíveis rotas de fuga livres de obstáculos.

Se possível, também informe a alguém que você irá realizar o uso de uma motosserra.

Durante a operação sempre mantenha o motor do equipamento próximo ao corpo para que você tenha mais controle do corte. Além disso, evite utilizar a ponta do sabre para não haver riscos de rebote do equipamento, quando o conjunto de corte é jogado repentinamente e sem controle sobre o operador.  

Leia também: AVCB no setor hoteleiro: Segurança contra incêndio é obrigatória

Como contratar um operador de motosserra?

A terceirização é uma ótima opção para o seu negócio reduzir custos com processos seletivos e outras burocracias, além de aumentar a produtividade da sua equipe. A Russel Serviços oferece mão de obra terceirizada da melhor qualidade para qualquer segmento do mercado!

Nós possuímos diversos profissionais, incluindo operadores de motosserra. Clique aqui para conferir.


Russel Serviços possui os melhores profissionais para administração através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *