- Home
- Construção Civil
- Operador de máquinas pesadas: ...
Mesmo a melhor máquina, só faz um bom trabalho quando é conduzida por um operador de máquinas habilidoso e competente. Por isso, dedicação e investimento são fatores imprescindíveis para a capacitação desses profissionais.
Confira aqui no Blog da Russel Serviços quais são as perspectivas para os profissionais de máquinas pesadas em um futuro próximo.
Leia também: Confira 5 dicas para ser um bom profissional de construção civil
Cenário nacional
A construção civil e o agronegócio são as principais atividades econômicas nas quais um operador de máquinas pesadas pode se inserir. Sendo assim, as perspectivas são animadoras, afinal, são os setores que mais se movimentam e que tem expectativas de crescimento promissoras.
Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), espera-se que o crescimento da construção civil esse ano chegue até 3,5% na América Latina. Já no agronegócio é um setor em constante crescimento. Em 2020, esse segmento aumentou a produção de alimentos em 20% para abastecer o mercado nacional e exportar para parceiros comerciais.
É importante ressaltar que o agronegócio corresponde a 25% do PIB brasileiro, é responsável por 20% dos empregos brasileiros e corresponde a 40% das exportações. Entretanto, as expectativas apesar de promissoras, também são desafiadoras, devido ao aumento do dólar.
Leia também: Tabela SINAPI: entenda o que é e como pode te ajudar na gestão de suas obras
Como ser um operador de máquinas pesadas?
Hoje em dia, no Brasil é exigido para ser operador de máquinas pesadas que se tenha mais de 18 anos, ensino fundamental, Carteira Nacional de Habilitação categoria B e certificação em um curso profissionalizante para ser operador de máquinas pesadas.
Existem diversos cursos profissionalizantes, que variam de 50 a 200 horas. A Norma Regulamentadora de Segurança do Trabalho em Máquinas e Equipamentos (NR 12) não especifica exigências mínimas sobre o curso profissionalizante, mas destaca que é preciso ter qualificação profissional. Entretanto, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, os cursos devem ter, no mínimo, 160 horas.
Leia também: Retroescavadeiras e escavadeiras nas obras; operador terceirizado tem mais resultados
Mercado profissional
De acordo com o site Vagas.com, a faixa salarial inicial da profissão é de R$1.800, podendo chegar até R$2.600. A formação mais comum é o Ensino Médio completo. Para os profissionais polivalentes, os que operam mais de um tipo de máquina, as possibilidades do mercado são ainda mais promissoras. Quanto maior a máquina e maior tempo de experiência o profissional tem, melhor remunerado ele é.
A rotina profissional e as responsabilidades
Um operador de máquinas pesadas tem grandes responsabilidades. A condução desses equipamentos requer cuidados, do contrário, a produtividade pode ser comprometida e graves acidentes de trabalho podem ocorrer.
Para além de habilidade, comprometimento e conhecimentos técnicos, o profissional tem de estar atento às normas de segurança vigentes, utilização de EPIs, realizar cursos de reciclagem com frequência e ter amplos conhecimentos sobre a máquina que opera e sua capacidade de produção.
Como vimos, um profissional habilidoso e competente é muito importante para um trabalho bem feito e produtivo. Aqui na Russel Serviços, em alguns cliques em nosso site, você encontra operadores de máquinas terceirizados. Confira!
Leia também: Pesquisa aponta setores que mais buscam novos profissionais
Russel Serviços
A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.
Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
Confira a lista completa aqui!
Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:
Salvador – BA: (71) 3043-6152
São Paulo – SP: (11) 3138-6120
Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397
Florianópolis – SC: (48) 3304-0491
Vitória – ES: (27) 3029-3188
Fortaleza – CE: (85) 3034-6088
Curitiba – PR: (41) 3222-1356
Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553
Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799
Recife – PE: (81) 3314-6520
Republished by Blog Post Promoter