Quem atua no varejo sabe que na equipe não pode faltar um profissional valioso: o operador de caixa. Responsáveis pelo retorno do seu capital, basta um deslize deles e o estrago está feito. Logo, aumentar a produtividade dos operadores e torná-los mais ativos faz parte da estratégia da sua empresa.
Por esse motivo, o Blog da Russel Serviços trouxe algumas dicas de como otimizar o trabalho desses profissionais.
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O que faz um operador de caixa?
É o funcionário que atua na linha de frente do varejo. Por receber os pagamentos, o operador de caixa está em contato direto com os clientes.
A sua principal função é atender os clientes. Além disso, ele também deve:
- fazer abertura e fechamento do caixa;
- registrar produtos das vendas;
- receber pagamentos e repassar troco;
- controlar o estoque;
- controlar o financeiro;
- emitir nota fiscal.
Quais habilidades um operador de caixa deve ter?
Para contratar um operador de caixa não é exigido curso superior, entretanto é válido atentar-se para dois fatores:
- Técnicos
- Comportamentais
Os fatores técnicos tem a ver com as aptidões típicas do cargo como por exemplo, ter prática com números, ou ser bom em matemática.
Já nos comportamentais são exigidos simpatia e cortesia para um bom atendimento. Além disso, ser ágil, honesto, paciente e organizado são virtudes essenciais.
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Como aumentar a eficiência do seu operador de caixa
A seguir, veja algumas dicas de como torná-los mais produtivos.
Capacite a equipe em atendimento ao cliente
Os clientes podem ter contato com os operadores de caixa no começo da experiência de compra ou na conclusão da mesma.
Por isso, a equipe de frente de caixa tem papel decisivo na fidelização dos clientes. Logo, tão básico quanto trabalhar com promoções é contar com uma equipe pronta para atender.
Então, reforce as boas práticas de atendimento ao consumidor. Além disso, durante os treinamentos repasse informações importantes.
Veja algumas delas:
- história da empresa;
- detalhes sobre os produtos mais vendidos da loja;
- dados sobre promoções e ofertas.
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Reconheça os profissionais de destaque
Um colaborador que atinge as metas com frequência deve ter uma atenção especial. Uma vez recompensado, ele tem mais chances de repetir e superar seus feitos. Brindes, folgas e comissões em dinheiro, podem ser bons exemplos para estimular sua equipe.
Ofereça um ambiente agradável e espaços funcionais
É dando que se recebe, não é assim o ditado? Por isso, antes de cobrar resultados, garanta uma estrutura física própria para execução do trabalho. Além disso, é vital que o material de trabalho esteja impecável.
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Utilize sistemas especializados para operadores de caixa
O uso de sistemas especiais para esse tipo de função colabora com o crescimento da empresa e da equipe.
Por isso, pesquise e adote tecnologias que deem à sua empresa soluções completas em automação comercial.
A Russel Serviços pode te ajudar
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Russel Serviços
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Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.
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