O monitoramento da rede e a segurança dos dados estão cada vez mais complexos e há uma série de possíveis pontos de falha e falhas de segurança, por isso há uma necessidade crescente de soluções integradas para visibilidade macro de toda a rede, conjunto de ambientes e sua observabilidade em TI.

Observabilidade é a capacidade de analisar, descobrir, coletar métricas de um sistema ou ambiente em produção, descentralizado ou na nuvem, identificar e entender seus padrões de comportamento para extrair dados, dados sobre sua operação, emitir alertas para endereçar e resolver desempenho , disponibilidade e problemas de desempenho. segurança enquanto melhora a experiência do usuário final.

Originalmente aplicado em maquinário industrial, o conceito de visibilidade vem sendo cada vez mais aplicado em tecnologia, pois sistemas e ambientes muitas vezes compartilham recursos entre servidores e nuvens, muitas vezes com formulários.

A Russel Serviços, neste artigo, explica a você os três pilares da observabilidade de TI e sua aplicabilidade.

Leia também: Saiba como o investimento em segurança de dados pode alavancar seu negócio

Os três pilares da observabilidade de TI e seu relacionamento

As inter-relações entre eles permitem a aplicação prática e eficaz deste conceito, que proporciona um acompanhamento decisivo e valioso.

Registro de dados

A data, hora, local do incidente e a detecção do problema. Um log é um registro bruto de que algo ou alguma ação ocorreu em um sistema, dispositivo ou ambiente. Pode ser utilizado para cruzamento de dados, facilitando a identificação e investigação de possíveis incidentes e crimes.

No entanto, o log pode não identificar todo o incidente, na verdade é o ponto de partida para detectar que ocorreu um evento incomum, por isso é importante correlacionar com os dados ocorridos.

Métricas

A partir dos logs é possível gerar inteligência e analisar todos os dados coletados. Com a consolidação de informações, tipos de ocorrência, frequência, erros, desempenho do ambiente, aplicativo ou terminal podem ser verificados.

Com esses dados, a integridade de todo o ambiente ou aplicativo pode ser medida por meio de relatórios ou painéis, permitindo que decisões informadas sejam tomadas com base nesses dados coletados.

As métricas também podem gerar indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs, que fornecem uma visão quantificável e orientada por dados de tais incidentes ou próximas etapas para melhorar cada vez mais o ambiente ou o aplicativo.

Leia também: Conheça sete vantagens que a terceirização de TI traz para sua empresa

Rastreamento de aplicativos

Em seguida, rastreamos cada solicitação individual e todo o processo que ocorre no ambiente ou aplicativo, calculando a quantidade de trabalho realizado em cada camada.

No nível mais alto das métricas, aqui os dados são agregados e, finalmente, podemos falar sobre a experiência do usuário. O rastreamento de aplicativos é uma parte extremamente importante de todo o processo, pois fornece informações para outros sensores de telemetria.

Como aplicar observabilidade em TI?

Extraia novos dados e ideias de informações coletadas de seu ambiente de TI ou desenvolvimento e implemente-os de maneira real, não apenas como dados no painel, mas como uma ação em suas operações.

Compreender a teoria da observabilidade é um grande passo para melhorar cada vez mais o desempenho de ambientes de TI, aplicativos e segurança de dados em geral, pois todos os pontos convergem para o funcionamento completo.

Leia também: Confira os dois serviços de TI mais propícios a terceirização

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em TI, construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *