Melhorar o posicionamento dos produtos e serviços no mercado e aumentar vendas é o objetivo de todas as empresas, independente do seu porte ou segmento. No entanto, em um cenário onde os produtos são muito similares e a competição é acirrada, os varejistas passam a exigir tratamentos diferenciados da indústria, vantagens em preços, etc, o que pode acabar prejudicando quem quer comercializar seus produtos.
Foi nesse cenário que surgiu o trade marketing, servindo como uma ferramenta fundamental tanto para o varejo quanto para a indústria e otimizando as condições para que produtos sejam bem escoados, vendendo cada vez mais e trazendo resultados positivos para todas as partes envolvidas.
O papel do trade marketing na estratégia de vendas
O Trade Marketing permite uma visão mais específica e benéfica para melhorar a comercialização dos seus produtos, pois ele não objetiva apenas o aumento das vendas, mas também, o melhor posicionamento dos seus produtos e serviços. Mas como exatamente ele pode ajudar sua empresa a vender mais?
Evita problemas com centralização de vendas
Um problema comum de muitos produtores é ficar dependente de um único ou de um número limitado de varejistas, o que, em um cenário de crise, pode ser arriscado. Ao investir em trade marketing, você tem uma presença mais homogênea e evita problemas com o discurso de vendas, podendo dar mais atenção a PDVs estratégicos, baseado em grande fluxo de consumidores, como hipermercados, por exemplo, mas sem deixar de explorar adequadamente seus produtos em outras situações, como mercados regionais, distribuidores e atacadistas.
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Procura solucionar problemas de percepção de valor
A diferenciação entre produtos ou serviços similares não deve se limitar ao preço, por mais próximos que eles sejam. É preciso considerar que existe um valor agregado ao produto. Com trade marketing, é possível reforçar o que está sendo vendido e associar isto aos valores da sua marca, a funcionalidades diferenciais, etc, expondo isso ao comprador, que passará a decidir pelo produto não exclusivamente pelo preço, mas por predileção.
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Aumentar a disponibilidade de produtos no ponto de venda
Um desafio enfrentado por muitas empresas é ter seus produtos disponíveis adequadamente no ponto de venda, não apenas em relação ao estoque do produto, mas também em sua visibilidade e facilidade de acesso ao consumidor.
Ao investir em trade marketing, sua empresa terá a certeza de que seus produtos estarão disponíveis para o comprador, além de posicionados estrategicamente no PDV, em partes específicas de gôndolas e em stands personalizados, garantindo a visibilidade pretendida para que possa se destacar.
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Ao investir em uma estratégia no ponto-de-venda, é possível adquirir vantagens competitivas, tais como:
- Criar mais visibilidade da mercadoria nos PDVs, proporcionando uma apresentação mais harmoniosa e eficiente;
- Construir melhorias contínuas, através de análise de indicadores recolhidos no PDV;
- Permitir maior conquista no mercado, criando um esforço contínuo para manter o seu produto atrativo para despertar o interesse dos seus compradores;
- Aproximar pessoas de sua marca, construindo um relacionamento e obtendo mais fidelização dos clientes;
- Fortalecer a relação entre sua empresa e os pontos de vendas, melhorando as informações e a rentabilidade dos envolvidos;
Conhecendo profundamente seus revendedores e os seus consumidores, você poderá construir um relacionamento saudável com o mercado, conquistando os objetivos da organização e aumentando as suas vendas.
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