É difícil a tarefa de encontrar uma empresa que não usufrua das vantagens que uma empresa terceirizada contratada leva para o seu negócio. De fato, os colaboradores terceirizados acabaram se tornando tão importantes quanto os colaboradores responsáveis pelas atividades da empresa, simplesmente por deixarem o trabalho desses últimos mais organizados e menos estressantes. 

A terceirização é focada normalmente no setor de RH, limpeza, compras, portaria entre outras funções, que facilitam a vida do gestor e sua equipe.

As terceirizadas trazem a você, gestor, toda a estrutura e colaboradores especializados sem que você tenha que investir em equipamentos e treinamentos, economizando um tempo tremendo e deixando você se concentrar 100% no seu produto.

Mas e o custo-benefício? Contratar uma terceirizada não acabará com o meu orçamento rapidamente?

Essa dúvida, por mais que seja muito comum, também é muito fácil de ser tratada. Tudo o que precisa fazer é usar o método da comparação.

Não estamos falando de comparar empresas terceirizadas uma com a outra, muito menos comparar sua empresa com seus concorrentes. Queremos que compare a sua empresa com a terceirizada.

Isso mesmo, compará-las com os de uma contratação de funcionário e/ou equipamentos próprios, colocando todas as informações no papel para serem analisadas cuidadosamente. 

Analisando a diferença de custo entre as duas opções, avaliando a qualidade dos serviços prestados, você consegue descobrir velozmente se a terceirização é a opção correta para você.

Leia mais: Saiba por que contratar uma terceirizada previne contra infecção hospitalar

Pontos principais para a análise

Quais os principais pontos que devem ser analisados para avaliar o custo-benefício de uma empresa terceirizada? 

Continue com a gente e boa leitura!

  • Afeta seu core business diretamente?

Como, tanto optar por colaboradores internos, quanto terceirizar, ambos têm prós e contras. É comum não favorecer nem um, nem o outro. Sendo assim, a coisa mais inteligente a fazer é escolher os segmentos em que suas equipes possam ser terceirizadas.

Por exemplo, se você é gestor de uma loja, é claro que é preferível focar no seu core business: vender seu produto. Ter que treinar uma equipe para fazer a limpeza e conservação do local ou ter uma equipe interna para cuidar do marketing e do site da loja, por exemplo, não faz sentido, no ponto de vista econômico.

Agora, faz sentido, neste caso, contratar vendedores internos, já que eles estão ligados diretamente ao core business. Se os setores que você pensa em terceirizar podem afetar diretamente sua atividade, então talvez a terceirização não seja a melhor opção no momento.

  • Demanda

Você quer terceirizar para algum evento de curto prazo? Os colaboradores serão desnecessários depois de alguns meses? 

Se a resposta for sim, nosso conselho é que terceirize. Afinal de contas, você está disposto a pagar benefícios para colaboradores que logo não irá precisar? 

Além disso, se algo der errado e o colaborador pedir demissão, você terá que arcar novamente com a contratação e treinamento de um novo trabalhador, além do custo das possíveis questões legais que a demissão pode acarretar.

Se a demanda for de curto prazo, então contratar equipe interna realmente não faz sentido economicamente!

Leia mais: Veja quais são as 5 áreas mais terceirizadas pelas empresas

  • Treinamento

Trazemos a atenção de volta para algo que mencionamos no ponto anterior, o treinamento.

Treinar seus colaboradores demanda bastante tempo e dinheiro. Você tem tempo e recursos para isso?

E mesmo com o treinamento é possível que erros sejam cometidos por falta de supervisão já que você não pode se dedicar ao seu core business e supervisionar a equipe de limpeza, por exemplo, ao mesmo tempo. 

Aliás, já que estamos falando de custos contratuais, vale a pena mencionar que a terceirização acaba ficando mais barata que a contratação interna, já que você não precisará se preocupar com VT, vale de alimentação, 13°, entre outros.

Leia mais: Tudo o que você precisa saber sobre terceirização de segurança

  • Flexibilidade

Nesse ponto estamos falando de flexibilidade tanto de horário, quanto de trabalhadores. 

É fácil substituir e adicionar trabalhadores conforme as suas necessidades. Caso um trabalhador falte, a empresa terceirizada se responsabiliza em mandar outro colaborador para substituir, sem custos adicionais para você.

A terceirização também providencia economia de recursos para temporadas menos movimentadas da sua loja e ainda mantêm a qualidade do serviço terceirizado.

Como pode perceber, é simples entender os principais pontos a serem considerados ao contratar uma empresa de terceirização relacionados ao orçamento da sua empresa. Tudo que precisa fazer é avaliar se a contratação interna de colaboradores está tendo maiores ou menores custos para o seu negócio. 


A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Administração, clique aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *