O trade marketing é uma estratégia praticada principalmente pela indústria de consumo, que visa promover maior visibilidade para os produtos dentro dos pontos de venda (PDVs), além de maximizar o número de vendas, possibilitando um cenário ganha – ganha  entre varejista e fabricante do produto.

Ou seja, os produtores se beneficiam com um aumento significativo das suas vendas e os distribuidores e varejistas também, dando foco nos produtos que têm maior interesse naquele momento.

Essa prática já existe há quase 30 anos, surgindo de uma ramificação do marketing e de uma ideia inovadora na época: a de promover uma aproximação maior entre o setor de produção e os consumidores, através de estratégias implementadas em conjunto com os distribuidores e varejistas.

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Com o tempo e com o grande sucesso das ações de trade marketing, a demanda por novas estratégias foi surgindo, e elas se tornaram cada vez mais abrangentes e específicas para a realidade de cada segmento.

Hoje em dia, é seguro afirmar que trade marketing é uma prática para promover e otimizar a experiência de compras para os shoppers nos pontos de venda, ao mesmo tempo em que promove a empresa que o aplica através de ações de merchandising, otimização dos PDVs, gerenciamento de gôndolas, etc.

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