- Home
- Inspeção e ENDs
- Inspetor de IRIS: o que fazer ...
O ensaio IRIS – Internal Rotary Inspection System – é uma técnica de ultrassom, utilizada para inspeção de tubos de trocadores de calor e caldeiras. Essa técnica é feita pelo Inspetor de IRIS. Ela permite a detecção e dimensionamento preciso de descontinuidades volumétricas nos tubos, como corrosão interna ou externa.
As empresas buscam a aplicação dessa técnica porque ela promove a preservação do meio ambiente, ajuda a garantir a qualidade de bens e serviços, aumenta a confiabilidade operacional de equipamentos e reduz custos e riscos.
Esse trabalho é realizado por um profissional especializado e muito disputado entre as empresas do setores Offshore, Construção Civil e Industrial. Na hora de contratar essa mão de obra é necessário que os gestores responsáveis saibam identificar os melhores profissionais do mercado, pois o trabalho requer conhecimentos específicos e complexos.
Como funciona
A sonda é inserida em um tubo inundado com água. Enquanto a sonda se move, os dados são exibidos e gravados. O feixe de ultrassom permite a detecção de perda de espessura do metal, tanto no interior quanto no exterior da parede do tubo. A sonda produz resultados muito precisos e detalhados, podendo ser usados com segurança nos estudos de avaliação de integridade e cálculos de tempo de vida útil remanescente.
Vantagens do ensaio IRIS
- Detecta corrosão, abrasão, pitting e furos;
- Mede pits até 1,5 mm de diâmetro e espessuras remanescentes menores que 0,5 mm;
- Inspeciona tubos de 9 a 76 mm de diâmetro interno com o equipamento básico, podendo chegar a 355 mm com dispositivo centralizador especial;
- Evita despesas com paradas não programadas devido às falhas nos tubos ;
- Passa pelas curvas dos tubos de caldeira;
- Possibilita a medição da espessura na tela e reporta as condições reais e espessuras dos tubos;
- Fornece dados para avaliar a vida útil dos tubos;
- Inspeciona tubos ferrosos e não ferrosos;
- Indica e mede abrasões provocadas por chicanas;
- Encontra problemas na área mandrilhada dos tubos;
- Apresenta resultados fáceis de interpretar, que podem ser gravados em disquetes ou CDs;
- Utiliza equipamento leve e portátil;
- Possui sistema digital compatível com IBM, programas DOS e WINDOWS e auto checagem.
Reconheça e contrate o Inspetor de IRIS ideal
Percebe-se que o profissional que atua como inspetor de IRIS precisa de conhecimentos específicos e complexos. Então, como pode o gestor de uma empresa contratar esse profissional e estar confiante de sua qualificação e capacitação? O gestor terá tempo de realizar a seleção de candidatos e analisar suas respectivas características?
Quantos candidatos precisarão ser chamados para que a empresa encontre um que realmente se encaixe à vaga? E se, depois de encontrado, esse profissional demonstrar que não tem o perfil necessário? A empresa está preparada para todos esses processos?
Para ajudar nestas demandas, alguns gestores realizam a contratação através de empresas especializadas no fornecimento mão de obra capacitada e qualificada. A Russel Serviços, por exemplo, atua nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Entrega profissionais altamente capacitados em até 48 horas, podendo substituir/repor esse profissional em até 24 horas e sem custos adicionais.
A Russel é ganhadora de prêmios, como o Prêmio Quality, pelo desenvolvimento da primeira plataforma de contratação de mão de obra online do país e o Certificado ISO 9001, que garante a qualidade em seus processos.
Republished by Blog Post Promoter