O Feedback é uma ferramenta essencial para manutenção de performance e aumento de produtividade, com foco no desenvolvimento de competências e no fortalecimento das relações no trabalho entre líderes, liderados e entre colegas de trabalho.

Importante ressaltar que se trata de uma via de mão dupla, mesmo que na maioria das vezes é realizado pelos líderes, o feedback pode ser realizado pelos liderados.

Nós da Russel Serviços iremos te contar quais os tipos de feedbacks e como aplicá-los na sua empresa.

Boa leitura!

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Quais são os tipos de Feedback?

Positivo: Não deve ser confundido com um elogio. Deve valorizar o trabalho do colaborador, destacando uma determinada ação/atitude dele, assim incentivando que esta faça parte do dia a dia do funcionário.

Construtivo: Possibilita mudança de comportamento. Não deve ser encarado como algo ruim, mas como uma oportunidade de melhoria. Deve-se tratar com clareza os pontos de falha, sugerindo melhorias e guiando o funcionário para o melhor caminho.

Existem ainda o feedback insignificante, que não tem relevância e não causará impacto ou diferença para o ouvinte. E o feedback ofensivo acontece geralmente de forma agressiva e sem direcionamento. Sugerimos que estes dois não sejam utilizados.

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Como aplicar o feedback ao funcionário:

Na hora de realizar o feedback deve-se ter atenção a imparcialidade, não trata-se de uma opinião pessoal e sim das necessidades da empresa. É importante também observar o tempo, pois nunca deve-se esperar muito para aplicar um feedback, quanto mais rápido o fizer, mais rápido serão tratadas quaisquer necessidades de adequação. Também deve-se evitar realizar feedback estando no calor do momento, com sentimentos a flor da pele que impeçam a racionalidade e avaliação dos fatos.

Para quem realiza feedbacks:

  • Seja direto e claro;
  • Faça individualmente;
  • Prepare-se antes;
  • Utilize dados e fatos concretos.

Para quem recebe um feedback:

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  • Demonstre interesse no interlocutor e ouça com atenção;
  • Não leve para o lado pessoal;
  • Agradeça os pontos positivos;
  • Aceite e assuma a responsabilidade quando necessário;
  • Mantenha a discrição e ética sobre o assunto tratado.

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