O Feedback é uma ferramenta essencial para manutenção de performance e aumento de produtividade, com foco no desenvolvimento de competências e no fortalecimento das relações no trabalho entre líderes, liderados e entre colegas de trabalho.
Importante ressaltar que se trata de uma via de mão dupla, mesmo que na maioria das vezes é realizado pelos líderes, o feedback pode ser realizado pelos liderados.
Nós da Russel Serviços iremos te contar quais os tipos de feedbacks e como aplicá-los na sua empresa.
Boa leitura!
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Quais são os tipos de Feedback?
Positivo: Não deve ser confundido com um elogio. Deve valorizar o trabalho do colaborador, destacando uma determinada ação/atitude dele, assim incentivando que esta faça parte do dia a dia do funcionário.
Construtivo: Possibilita mudança de comportamento. Não deve ser encarado como algo ruim, mas como uma oportunidade de melhoria. Deve-se tratar com clareza os pontos de falha, sugerindo melhorias e guiando o funcionário para o melhor caminho.
Existem ainda o feedback insignificante, que não tem relevância e não causará impacto ou diferença para o ouvinte. E o feedback ofensivo acontece geralmente de forma agressiva e sem direcionamento. Sugerimos que estes dois não sejam utilizados.
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Como aplicar o feedback ao funcionário:
Na hora de realizar o feedback deve-se ter atenção a imparcialidade, não trata-se de uma opinião pessoal e sim das necessidades da empresa. É importante também observar o tempo, pois nunca deve-se esperar muito para aplicar um feedback, quanto mais rápido o fizer, mais rápido serão tratadas quaisquer necessidades de adequação. Também deve-se evitar realizar feedback estando no calor do momento, com sentimentos a flor da pele que impeçam a racionalidade e avaliação dos fatos.
Para quem realiza feedbacks:
- Seja direto e claro;
- Faça individualmente;
- Prepare-se antes;
- Utilize dados e fatos concretos.
Para quem recebe um feedback:
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- Demonstre interesse no interlocutor e ouça com atenção;
- Não leve para o lado pessoal;
- Agradeça os pontos positivos;
- Aceite e assuma a responsabilidade quando necessário;
- Mantenha a discrição e ética sobre o assunto tratado.
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