Sem a logística as empresas teriam muitas dificuldades de funcionar de uma maneira adequada, pois a bases estratégicas criadas fazem toda a diferença no planejamento. Isso é um grande diferencial para se manter competitivo no mercado. Um ótimo planejamento logístico vai fazer o seu negócio alavancar e superar a concorrência.

A logística é um conjunto de técnicas, métodos e conhecimentos destinados a substanciar o fluxo de abastecimento de insumos, movimentação de mercadorias e estocagem.

A importância da logística na economia

O negócio de transportes é extremamente amplo e possui repercussão em toda a economia. Em termos amplos, o trabalho da área de logística é viabilizar que os produtos adquiridos sejam entregues aos seus clientes, de modo que seja proporcionado o fluxo de informações e pedidos. Contudo, essa é apenas uma das variáveis.

Leia mais em: 3 conceitos importantes de logística

A redução de custos e de desperdício

No cotidiano de uma transportadora, é preciso desenvolver serviços cada vez mais eficientes, porém, mantendo os preços acessíveis para os clientes. É uma realidade no mercado de transporte rodoviário que as empresas contratantes buscam preços competitivos e não hesitam em contratar novos prestadores de serviço de transporte.

Por outro lado, a margem de lucro também deve ser mantida para que o negócio seja capaz de se sustentar e gerar rentabilidade cada vez mais alta — o que impede a redução de preços e afeta o planejamento financeiro.

A solução para esse impasse é atuar para reduzir os custos operacionais. A primeira etapa é identificar as oportunidades de economia e evitar desperdícios. Em seguida, é desenvolver de projetos de melhoria, como a implantação de programas de roteirização. Essa tecnologia cria a rota ideal para a entrega das mercadorias, obtendo, assim, a economia de combustível e o aumento da produtividade.

Um planejamento logístico cuidadoso repercute em todos os setores do negócio, promove a ampliação da infraestrutura de transporte, melhora o desempenho e cria estratégias capazes de expandir a sua participação no mercado.

Leia mais em: Conheça os principais setores da logística que estão sempre em alta no mercado

A importância da integração

Um dos meios de impulsionar o crescimento organizacional é por meio da integração entre departamentos. É preciso incentivar o compartilhamento de informações, a criação de metas complementares e reduzir a burocracia.

Em uma gestão voltada para os processos, cada setor funciona isoladamente e mantém a própria rotina, focando apenas nas próprias atividades.

Contudo, quando a logística torna-se integrada, os setores são capazes de trabalhar juntos para garantir o cumprimento de objetivos, projetos e dos prazos estipulados. A logística aplicada à integração entre setores favorece o trabalho em equipe, realizado de forma positiva e proativa.

A relação com clientes, fornecedores e parceiros também pode ser beneficiada com medidas que criam relacionamentos mais próximos e transparentes. Como resultado, toda a cadeia de suprimentos é favorecida e o trabalho torna-se mais eficiente e preciso.

A inovação nas práticas sustentáveis

O modal rodoviário predomina como um dos meios de realizar a distribuição de mercadorias no Brasil. Com isso, o volume de veículos nas estradas aumenta a cada ano e o resultado é a elevação do consumo de combustível e dos níveis de poluição, que são expandidos na mesma proporção.

Conscientes de seu impacto ambiental e social, as transportadoras têm buscado rever seus processos de trabalho e implementar tecnologias consideradas verdes. Com isso, são desenvolvidas medidas que buscam:

  • Diminuir a queima de combustíveis;
  • Implementar reciclagem e reutilização de materiais;
  • Incentivar o descarte correto de resíduos químicos;
  • Evitar o desperdício;
  • Assegurar o cumprimento da legislação ambiental;
  • Tornar o consumo de energia e papel mais eficiente.

O equilíbrio entre a oferta e a demanda

Quando o assunto é a comercialização de produtos, dois aspectos se destacam e devem ser evitados. O primeiro dele é o dimensionamento incorreto da demanda, que se torna maior que a esperada. Nesse cenário, a falta de mercadorias disponíveis gera insatisfação nos clientes e a perda de negócios para os concorrentes.

Já a situação oposta apresenta um desafio de natureza financeira. Quando há mais produtos à venda do que clientes interessados, o estoque fica parado nas prateleiras. Isso representa um investimento que não pode ser convertido em dinheiro e resulta em perdas. Um das soluções é realizar promoções e oferecer descontos elevados. Contudo, não há garantias de que os resultados serão positivos.

Portanto, estimar a demanda deve ser uma tarefa conduzida com cuidado e precisão para atender as necessidades do mercado e planejar o abastecimento, garantindo a pronta-entrega.

Os clientes buscam transportadoras que são capazes de disponibilizar produtos e materiais na quantidade e condições exigidas, bem como no local estipulado e no momento certo. Tudo isso com a cobrança de preços justos e atrativos.

Leia mais em: Saiba como contratar uma empresa que oferece serviços de logística com eficiência | 

Um exemplo de excelência na área é a Russel Serviços, que além de providenciar mão de obra qualificada, ainda garante a entrega dos funcionários em 48 horas.

Fuja das dores de cabeça que um funcionário não qualificado pode te trazer. Entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e faça um orçamento ou tire suas dúvidas.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *