Toda empresa requer manutenções periódicas em equipamentos e máquinas para obter um melhor rendimento e desempenho. No entanto, há diferenças significativas entre manutenção preventiva e corretiva que devem ser consideradas antes que a gestão do empreendimento contrate uma prestadora de serviços.

A manutenção preventiva, por exemplo, tem o objetivo de reduzir o risco de falhas, enquanto que a manutenção corretiva é mais voltada para reparos. As manutenções, portanto, envolvem características e objetivos diferentes, por isso a empresa deve se planejar para fazer os procedimentos na hora e nas ocasiões certas para evitar prejuízos.

A seguir, entenda quais são as particularidades da manutenção preventiva e correta para entender quando realizar cada uma na companhia!

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva consiste em um conjunto de estratégias e práticas de acompanhamento e controle que têm a finalidade de minimizar e evitar falhas. As práticas são cuidadosamente planejadas e feitas de forma periódica. Este tipo de manutenção gera menos custos, aumenta a performance dos equipamentos e impede que falhas graves ocorram.

Portanto, a manutenção preventiva se trata de consertos programados, que acontecem mesmo que não hajam danos reais, o que faz com que a empresa não tenha que arcar com ajustes de urgência. Em geral, a equipe de manutenção realiza intervenções que aumentam a vida útil dos equipamentos, como revisão dos sistemas entre outros procedimentos.

Leia mais: Confira 5 vantagens em desenvolver um plano de manutenção preventiva

A principal vantagem é que a manutenção preventiva realiza vistorias e ajuda a reduzir a exposição aos danos e desgastes, diminuindo consideravelmente os custos e as chances de alguma máquina parar. A manutenção também pode ser feita em função da condição de algum equipamento apresentar defeitos ou de necessitar de reformas e de revisão geral.

Leia também: Conheça a importância da manutenção preventiva em TI e descubra os motivos para implementar na sua empresa

Manutenção corretiva

Já a manutenção corretiva tem como objetivo corrigir falhas inesperadas ou quando a falha pode levar a algum problema no futuro. Assim, a manutenção é feita visando a realização de reparos em equipamentos que pararam de funcionar ou quando a máquina já não cumpre a sua função em todo o seu potencial produtivo.

Este tipo de manutenção ainda pode ser utilizada como forma de evitar o retrabalho, uma vez que ela reduz o tempo de execução da tarefa e evita quebras de produção inesperadas. A manutenção corretiva, portanto, apresenta maior impacto financeiro à gestão corporativa quanto comparada à manutenção preventiva.

A manutenção preventiva e corretiva são ações imprescindíveis para prever e evitar defeitos em máquinas e equipamentos. As companhias que desejam se programar para falhas, tendo o menor impacto financeiro possível, devem considerar o auxílio de empresas especializadas no assunto para manter o ritmo produtivo do negócio.

Leia também: Veja por que terceirizar o setor financeiro da sua empresa

Terceirize profissionais de manutenção!

Uma das principais vantagens de contar com um cronograma de manutenções na empresa é ter a chance de se prevenir de situações inesperadas. Um serviço terceirizado auxilia significativamente no cuidado dos reparos e das limpezas no empreendimento.

Garantindo serviço rápido e de qualidade, a Russel Serviços possui os melhores profissionais. Aqui, você terceiriza qualquer mão de obra operacional em apenas 48H! Confira nossa lista de profissionais de Manutenção clicando aqui.


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Belém – PA: (91) 2122-9382

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *