A manutenção de aeronaves é importante para manter ou melhorar a sua aeronavegabilidade e confiabilidade. Ou seja: garantir que o funcionamento do avião está perfeito, seguro e confortável para pilotos e passageiros. Diferente do que muitas pessoas imaginam, esta não é uma tarefa fácil. Existe uma série de itens que devem ser levados em consideração. Sendo necessário, portanto, contar com equipes especializadas, bem como processos claros e definidos.

Neste artigo iremos comentar mais sobre esse procedimento e sua importância para o segmento de aviação. Confira!

Qual a importância de realizar a manutenção de aeronaves?

A manutenção de aeronaves visa garantir a segurança e qualidade nos voos. A maioria dos acidentes ocorre por negligência. Ou seja, são situações que poderiam ter sido evitadas por meio da constante averiguação. Assim sendo, a manutenção de aeronaves é essencial para evitar problemas que podem causar catástrofes.

Ela pode ser realizada de forma preventiva, a partir de um plano de manutenção anual.

Mas também pode ser feita caso ocorra algo fora do comum, como barulhos. Neste caso, o diagnóstico deve ser rápido, assim como a resolução do problema. Lembrando que os tipos de aeronave possuem suas peculiaridades. Logo, é essencial que o profissional responsável as conheça e saiba atuar em caso de urgência.

A seguir, veja os tipos de manutenção de aviões que podem ser realizados.

4 tipos de manutenção de aeronaves mais comuns

De forma periódica, devem ser realizadas revisões nos aviões. Nelas, decide-se quais dos tipos de manutenção serão feitas, de acordo com o seu tempo de utilização. Em suma, existem 4 tipos principais de revisões a serem feitas em aviões comerciais. Conheça cada uma delas:

1. Manutenção de Linha

Trata-se da manutenção em aeronaves considerada menos complexa. Ela é feita durante o trânsito das aeronaves ainda dentro do aeroporto. Ou seja, após o avião ter pousado e enquanto se prepara para sair novamente.

Na maioria das vezes, o mecânico checa se foi reportada alguma anomalia ou defeito durante o voo. E, então, prepara-se para executar o reparo. Desta forma, nesse modelo, checa-se apenas se está tudo certo para a próxima decolagem. Logo, é algo muito dinâmico, uma vez que não há muito tempo hábil.

2. Manutenção de Hangar ou Manutenção Diária

Essa é mais complexa do que a anterior. Isso porque ocorre, normalmente, quando a aeronave tem um tempo de espera entre os voos superior a 6 horas.

Nela, são feitos os serviços e as revisões mais demoradas. A fim de detectar problemas que ainda não são aparentes.

3. Manutenção de checks de letras A, B e C

É o tipo de manutenção de aeronaves em que são feitos os serviços que demandam trabalhos mais longos. Geralmente, eles requerem diferentes técnicos (mecânicos de aviação comercial) para cumprir uma vasta área, bem como registrar tudo.

A manutenção de checks de letras A, B e C são comumente chamados de “checks de rotina”, pois dependem diretamente das horas de voo da aeronave.Portanto, a cada vencimento desse prazo, a manutenção deve ser refeita da seguinte forma:

  • No check A, é feita uma revisão uma vez ao mês, no período do noite;
  • No check B, a revisão é realizada com base nos dias do calendário ou horas de voo. Nesse caso, seu tempo de duração é de, aproximadamente, 48 horas;
  • No check C, é promovida uma revisão de 12 a 18 meses, sendo necessário que o avião deixe de operar durante esse período.

4. Overhaul

Também conhecida como check D, trata-se de uma perícia mais profunda realizada na aeronave. Nela, o avião é totalmente desmontado e remontado para a manutenção. Inclusive, a pintura é refeita, deixando-o como novo. Assim, a manutenção do tipo Overhaul também depende das horas de voo da aeronave. Em média, ela deve ser feita a cada 3 ou 4 anos. Ou, ainda, caso o avião esteja chegando ao fim da sua vida ou “phase out”.

É importante destacar que, em cada tipo de manutenção, determinadas áreas e peças são averiguadas. Logo, é essencial criar um checklist com tudo que precisa ser feito. Assim, a empresa não perde tempo, enquanto otimiza o trabalho de todos.

Checklist para a manutenção de aeronaves

Existem diversos processos que devem ser seguidos durante as manobras de manutenção. E mais: eles possuem periodicidades distintas, dependendo do tipo de cuidado que será realizado e em qual item.

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Logo, para que nenhum detalhe deles seja deixado de lado, é interessante criar uma lista de verificação. Confira os itens que não podem faltar:

Limpeza interna

Apesar de não estar ligada à parte mecânica, a limpeza interna também integra a manutenção de aeronaves. Isso porque ela garante a higiene dos assentos e do assoalho. E, consequentemente, mais conforto para os passageiros. Esta etapa também inclui o polimento das janelas, bem como a organização do espaço destinado aos tripulantes.

Pneus

O estado dos pneus deve ser avaliado durante a manutenção. Afinal, eles podem sofrer desgastes devido ao uso. Dependendo do caso, eles podem ser recauchutados — cerca de quatro a cinco vezes — antes de ser realizada a troca permanente.

Rodas

Assim como os pneus, as rodas também devem ser verificadas. Afinal, qualquer problema no seu funcionamento pode prejudicar o pouso e a decolagem de um avião.

Motor

Verifica-se a integridade do motor e o seu funcionamento, a fim de detectar falhas ou mau funcionamento de algum componente. Esse é um dos itens mais importantes e que devem ser analisados periodicamente. 

Afinal, uma pane pode fazer com que o avião fique impossibilitado de voar. E não queremos que isso ocorra enquanto ele está em deslocamento, não é mesmo?

Óleo lubrificante

Também é preciso avaliar a condição do óleo e efetuar trocas depois de determinado período. Assim como ocorre nos demais tipos de veículos, ele influencia diretamente no funcionamento do motor. E, consequentemente, no desempenho do avião.

Freios

Os freios duram em média 900 ciclos. Sendo que cada ciclo compreende um pouso e uma decolagem. Após esse período, eles devem ser trocados, pois deixam de oferecer o desempenho esperado.

Fuselagem

Além da manutenção de aeronaves avaliar algum possível dano à fuselagem, é preciso ter um cuidado especial na hora de retocar a pintura. Isso porque cada camada de tinta influencia no peso total da aeronave. E isso acaba afetando a segurança do voo.

Asas

As asas também são itens que sempre devem ser verificados em uma manutenção periódica de aeronaves. Especialmente porque elas não são estruturas rígidas. Mas sim  compostas por uma série de itens, como:

  • Fios, cabos e tubos;
  • Freios aerodinâmicos; 
  • Rolamentos;
  • Superfícies hipersustentadoras para pousos e decolagens;
  • Combustível.

Logo, elas devem estar adequadas, para que nada seja prejudicado. 

Turbinas

Esse é outro ponto importante que deve ser avaliado. A turbina é o item responsável por movimentar o avião através do deslocamento das massas de ar. Qualquer problema pode desestabilizar a aeronave ou causar sérios acidentes, como a queda do avião.

Para-brisa

O para-brisa também requer cuidados especiais. Qualquer dano deve ser reparado e, de tempos em tempos, o vidro deve ser polido, assim como os das janelas.

Desssa forma, realizando todos esses cuidados e procedimentos de manutenção, haverá maior garantia de segurança do voo.

Leia mais: Mecânico de aeronaves: Saiba o futuro da profissão e sua importância na segurança de voo

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