Os avanços na tecnologia trouxeram consigo a criação de novos conceitos de negócio como logística transformacional, ecossistema digital, logística 4.0 ou logística inteligente.

Essas tecnologias buscam tornar mais eficientes os processos da cadeia de abastecimento e satisfazer as necessidades de seus clientes da maneira mais otimizada.

Passar de uma logística tradicional para uma transformacional radica em aproveitar a tecnologia para desenvolver uma cadeia de abastecimento inteligente e centrada no cliente que esteja interconectada e permita a integração com outras interfaces e se garanta assim um serviço personalizado.

Sendo assim, uma melhor previsão da demanda, uma diminuição do inventário, maior otimização de rotas e geolocalização e uma maior rastreabilidade dos envios, entre outros.

Leia mais: Planejamento de rotas: saiba como fazer da forma perfeita e otimizada

Origem da logística transformacional

A logística transformacional nasce da evolução que a logística está vivendo em termos de digitalização onde se contempla, por exemplo, entre outros aspectos, o uso de drones e veículos autônomos que ajudam a entregar com rapidez produtos  em lugares de difícil acesso.

Tipos de logística transformacional

O big data constrói rotas de transporte a partir da nuvem e rastreia, portanto, veículos e produtos em tempo real.

Já o blockchain, é encarregado de criar um histórico permanente sobre o transporte de mercadorias e, existem também, robôs que automatizam processos de armazenagem e preparação de pedidos.

Além de capitalizar o conhecimento obtido pelo uso destas tendências tecnológicas, a logística transformacional pretende compartilhar práticas e processos de diferentes indústrias para oferecer soluções integrais.

Leia mais: Entenda o que são os emissores de MDF-e

Pontos para se considerar

As companhias que desejam implementar esta nova filosofia sustentável devem considerar alguns pontos para passar de uma logística tradicional para um ecossistema digital e converter-se assim em companhias disruptivas em sua indústria:

  • Inovar em toda sua cadeia de abastecimento, mas especialmente na última milha sem se esquecer do modelo tradicional de retail;
  • Mudar a mentalidade de que a eficiência é mais importante que o prazo. Agora das duas qualidades devem caminhar juntas;
  • Evitar usar sistemas de informação herdados e obsoletos que foram desenhados unicamente para responder às necessidades de um entorno comercial convencional. Se requerem plataformas que coincidam com o entorno omnichannel em relação a planejamento, administração e execução;
  • Aprender a combinar a personalização de produtos com a padronização de processos. O primeiro aumenta o nível de serviço, e o segundo reduz custos dramaticamente;
  • Investir primeiro em novos modelos e logo torná-los rentáveis ao invés de fazer muitos estudos prévios que avalizem a rentabilidade antes de fazer o investimento;
  • Gerar novas estratégias para a última milha que contemplem novos meios de transporte e que complementem as já existentes.


Companhias que tiram proveito das tendências tecnológicas para alcançar uma logística transformacional começaram a gerar soluções sustentáveis que beneficiam as indústrias.

Leia mais: Efeito chicote na logística: descubra as consequências e veja quando acontece

confira, agora, algumas dessas vantagens:

  • Modelos de cooperação que possibilitem otimizar a carga ao compartilhar gastos entre cooperativistas ou empresas participantes.
  • Sensibilização do consumidor sobre capacidades de entrega e considerações de prazos e custos
  • Medidas ecológicas para que os envios produzam um menor rastro ecológico e outras estratégias que incluem a logística verde.
  • Cooperação e negociação com empresas empreendedoras que possam resolver as necessidades que se gerem na última milha.


Algumas companhias especializadas em logística implementaram esta nova filosofia transformacional e conhecem muito de perto as necessidades operativas dos ecossistemas logísticos de seus clientes ao detectar e compartilhar tendências e boas práticas nas diferentes indústrias com uma maior visibilidade.

Através da tecnologia oferecem segurança e confiança em processos que impactam positivamente na produtividade da cadeia de abastecimento e de toda a empresa.


Se você preza pela eficiência e qualidade, terceirize funcionários com a Russel Serviços. A Russel é especializada em fornecer mão de obra terceirizada e implanta o profissional em 48H!

Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e não perca mais tempo.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *