Os avanços na tecnologia trouxeram consigo a criação de novos conceitos de negócio como logística transformacional, ecossistema digital, logística 4.0 ou logística inteligente.
Essas tecnologias buscam tornar mais eficientes os processos da cadeia de abastecimento e satisfazer as necessidades de seus clientes da maneira mais otimizada.
Passar de uma logística tradicional para uma transformacional radica em aproveitar a tecnologia para desenvolver uma cadeia de abastecimento inteligente e centrada no cliente que esteja interconectada e permita a integração com outras interfaces e se garanta assim um serviço personalizado.
Sendo assim, uma melhor previsão da demanda, uma diminuição do inventário, maior otimização de rotas e geolocalização e uma maior rastreabilidade dos envios, entre outros.
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Origem da logística transformacional
A logística transformacional nasce da evolução que a logística está vivendo em termos de digitalização onde se contempla, por exemplo, entre outros aspectos, o uso de drones e veículos autônomos que ajudam a entregar com rapidez produtos em lugares de difícil acesso.
Tipos de logística transformacional
O big data constrói rotas de transporte a partir da nuvem e rastreia, portanto, veículos e produtos em tempo real.
Já o blockchain, é encarregado de criar um histórico permanente sobre o transporte de mercadorias e, existem também, robôs que automatizam processos de armazenagem e preparação de pedidos.
Além de capitalizar o conhecimento obtido pelo uso destas tendências tecnológicas, a logística transformacional pretende compartilhar práticas e processos de diferentes indústrias para oferecer soluções integrais.
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Pontos para se considerar
As companhias que desejam implementar esta nova filosofia sustentável devem considerar alguns pontos para passar de uma logística tradicional para um ecossistema digital e converter-se assim em companhias disruptivas em sua indústria:
- Inovar em toda sua cadeia de abastecimento, mas especialmente na última milha sem se esquecer do modelo tradicional de retail;
- Mudar a mentalidade de que a eficiência é mais importante que o prazo. Agora das duas qualidades devem caminhar juntas;
- Evitar usar sistemas de informação herdados e obsoletos que foram desenhados unicamente para responder às necessidades de um entorno comercial convencional. Se requerem plataformas que coincidam com o entorno omnichannel em relação a planejamento, administração e execução;
- Aprender a combinar a personalização de produtos com a padronização de processos. O primeiro aumenta o nível de serviço, e o segundo reduz custos dramaticamente;
- Investir primeiro em novos modelos e logo torná-los rentáveis ao invés de fazer muitos estudos prévios que avalizem a rentabilidade antes de fazer o investimento;
- Gerar novas estratégias para a última milha que contemplem novos meios de transporte e que complementem as já existentes.
Companhias que tiram proveito das tendências tecnológicas para alcançar uma logística transformacional começaram a gerar soluções sustentáveis que beneficiam as indústrias.
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confira, agora, algumas dessas vantagens:
- Modelos de cooperação que possibilitem otimizar a carga ao compartilhar gastos entre cooperativistas ou empresas participantes.
- Sensibilização do consumidor sobre capacidades de entrega e considerações de prazos e custos
- Medidas ecológicas para que os envios produzam um menor rastro ecológico e outras estratégias que incluem a logística verde.
- Cooperação e negociação com empresas empreendedoras que possam resolver as necessidades que se gerem na última milha.
Algumas companhias especializadas em logística implementaram esta nova filosofia transformacional e conhecem muito de perto as necessidades operativas dos ecossistemas logísticos de seus clientes ao detectar e compartilhar tendências e boas práticas nas diferentes indústrias com uma maior visibilidade.
Através da tecnologia oferecem segurança e confiança em processos que impactam positivamente na produtividade da cadeia de abastecimento e de toda a empresa.
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