Quando falamos de logística, muitos associam a grandes volumes de mercadoria, caminhões gigantes e galpões lotados de paletes. Essa visão limitada ajuda a entender como muitos varejistas desconhecem a importância da logística para o setor.

Como explicado, a logística é a metodologia que gerencia e facilita a obtenção, a fabricação, o armazenamento e a distribuição de bens e materiais.

Com as constantes instabilidades econômicas que vivemos, aplicar estratégias para a otimização de processos e a integração de equipes é fundamental para oferecer um serviço de qualidade ao cliente final.

Em outras palavras; ainda que o varejo não utilize grandes orçamentos, como o atacado ou os fabricantes, um planejamento voltado para a organização, eficiência e diminuição de custos é sempre benéfico para qualquer outro setor.

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Benefícios da logística no varejo

Logicamente, a implementação de processos logísticos traz grandes vantagens para o varejo. Entre os principais benefícios podemos citar:

  • Melhoria no sistema de armazenagem (o varejista seguirá melhores padrões para armazenar corretamente diferentes tipos de mercadorias);
  • Controle de estoque mais eficaz (dentro dessa metodologia, a tomada de decisões se torna mais assertiva quanto ao fluxo de produtos);
  • Maior cumprimento de prazos (o cumprimento de prazos para entregas e recebimento é um dos pilares da logística, sendo um benefício importantíssimo para o varejo).

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A logística ainda enfrenta muitos desafios em relação ao mercado varejista

Tirando a visão limitada de alguns lojistas sobre o verdadeiro conceito de logística, a principal dificuldade do varejo físico para implementar corretamente os processos logísticos é a adequação à nova realidade de compras.

Hoje, o consumidor deseja pesquisar, negociar e comprar os seus produtos em diferentes canais. Porém, são poucos os empreendimentos que conseguem integrar completamente os seus pontos de comunicação. Um exemplo claro da falta de sincronia é quando o cliente visualiza o estoque disponível no site da empresa, mas se depara com uma quantidade diferente de produtos ao chegar à loja.

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