A logística verde ou logística ambiental refere-se ao conjunto de políticas sustentáveis e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelas atividades do setor logístico. Essa concepção da logística afeta a configuração dos processos, estruturas, sistemas ou equipamentos de transporte, distribuição e armazenagem das mercadorias.
A abordagem tradicional da logística costuma deixar à margem da tomada de decisão o grau de sustentabilidade ambiental. No entanto, o objetivo da logística verde é encontrar o equilíbrio entre as questões econômicas e as ecológicas.
Mas como conseguir esse equilíbrio? Por que incorporar políticas de logística ambiental em sua empresa? Quais são os desafios que esse paradigma específico da logística enfrenta? A seguir, analisamos em detalhes os principais aspectos relacionados à logística sustentável.
O que é logística verde na prática?
O termo foi traduzido do inglês “green logistics”, e também pode ser chamado de eco-logística, logística ambiental ou logística sustentável. Refere-se a um conjunto de medidas, ações e políticas que objetivam reestruturar os processos logísticos para que estes gerem menor impacto no meio ambiente.
Como pode ser feita em todas as etapas do processo, inclui-se a preocupação ambiental durante a produção, o armazenamento, o transporte e o retorno dos resíduos produzidos para que possam ser reintegrados à cadeia de produção.
A diferença entre logística ambiental e logística reversa
Sabendo o que significa logística verde, fica mais fácil entender a diferença para a logística reversa, outro termo referente à maior sustentabilidade dos processos logísticos. Dada a proximidade, pode haver confusão entre esses conceitos.
Enquanto a logística ambiental abrange todas as medidas para minimizar o impacto ecológico das atividades logísticas, a reversa refere-se a apenas uma dessas medidas. Mais especificamente, ao recolhimento de produtos, embalagens e outros materiais no ponto de consumo para retorná-los até o local de origem, dando uma destinação adequada a eles. Por isso, também é chamada de logística reversível, ou inversa.
A seguir, veremos que ter uma logística verde envolve outras práticas igualmente importantes.
Importância de ter uma logística sustentável
Quando falamos de logística sustentável, é essencial pensar também na sustentabilidade financeira do modelo de negócio. Afinal, as empresas necessitam de retorno para se manterem no longo prazo.
O fato é que a sustentabilidade vende,muito. Uma pesquisa da Unilever mostrou que 85% dos consumidores brasileiros sentem-se melhor ao comprar produtos conforme a lógica sustentável e, segundo dados da Futerra, 88% dos consumidores querem que as marcas os ajudem a viver mais sustentavelmente.
Para completar, o Índice de Participação de Mercado Sustentável (CSB Sustainable Market Share Index™) mostra que itens “verdes” crescem mais que os comuns em 90% das categorias de produtos.
Além disso, ter uma logística verde ou logística ambiental aumenta o compliance legal das empresas, como à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei n. 12.305/10), o que torna a empresa mais atrativa para investidores e mais responsável para governos e sociedade.
O que fazer para ter uma logística verde?
1. Praticar a logística reversa
Como dissemos, as empresas têm um papel importante e, às vezes, determinado em lei de dar a destinação correta aos produtos após o uso completo. Isso envolve não só o descarte adequado, mas principalmente a reciclagem e o reuso.
2. Aumentar a eficiência de transportes
A escolha dos melhores parceiros de transporte é outra medida essencial, uma vez que essa parte de logística representa parte da emissão de poluentes na atmosfera e o risco de desperdícios nos processos logísticos.
Para isso, procure contar com profissionais especializados e com uma frota atualizada, em boa manutenção e adequada para a demanda da empresa.
3. Trabalhar com carga lotação
Outra forma de aumentar a eficiência do transporte é trabalhar com carga lotação, isto é, com as mercadorias pertencentes a uma única empresa ocupando toda a capacidade dos veículos e destinadas a um só endereço. Daí a importância de encontrar parceiros de transporte específicos para cada necessidade.
4. Reduzir embalagens
A logística verde também envolve a redução de embalagens de mercadorias, seja para acondicionamento, seja para venda ao consumidor final. Isso pode ser feito por meio de um design aprimorado dessas embalagens, que utilize menos material para os mesmos fins, ou o reaproveitamento desse material para novas finalidades.
5. Gerenciar o transporte com o que há de mais moderno
Para se ter uma logística sustentável é preciso de eficiência. E para ser eficiente deve-se contar com as ferramentas certas. Hoje, existem soluções tecnológicas em logística capazes traçar as rotas mais econômicas, visualizar todo o processo de transporte e monitorar o desempenho para trazer essa maior eficiência.
Quais são os maiores desafios enfrentados pela logística ambiental?
Você já sabe os primeiros passos para tomar para trazer sustentabilidade para sua cadeia logística, mas saiba que existem desafios a serem vencidos para que isso seja de fato colocado em prática e comece a gerar resultados. Entre os principais obstáculos podemos destacar:
- Dependência de combustíveis fósseis;
- Aumento no tráfego urbano pelas entregas de e-commerce (aumento no número de veículos que operam sem levar carga completa diante a variedade de produtos oferecidos);
- Falta de infraestrutura;
- Necessidade de investimento (tarifas e margens apertadas limitam o desenvolvimento tecnológico);
- Invisibilidade do setor pelos consumidores (a busca por entregas cada vez mais rápidas impede que os caminhões encham completamente antes de sair para realizar as entregas, colocando mais veículos na rua, o que gera maior consumo de combustíveis fósseis e a consequente emissão de CO2 para a atmosfera).
Viu como ter uma logística verde é bom também para o aumento da competitividade da sua empresa? Aproveite e saiba mais sobre como ter mais eficiência no nosso blog que fala desses e de diversos outros assuntos do universo logístico
A Russel Serviços pode oferecer o melhor serviço de terceirização de logística em apenas 48 horas. O serviço chegará rapidamente, com muita eficiência e qualidade. Torne sua empresa mais competitiva no mercado com mais funcionários de qualidade.
Não perca tempo, para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter