Os restaurantes tem ficado mais vazio por conta da alta inflação em que vivemos. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta quarta-feira (29/6), a revisão da previsão para a inflação brasileira em 2022. A variação do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,5% para 6,6%, enquanto a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) manteve-se em 6,3%.

A inflação brasileira, assim como em outros países, tem sido impactada por diversos motivos, entre eles o persistente descasamento entre a oferta e a demanda mundial de insumos industriais. Talvez o setor que mais demonstra fragilidade nestes períodos, seja o de bares e restaurantes.

Dados do IBGE apontam que desde o fim de 2019 (momento imediatamente anterior ao início da pandemia) até julho de 2022, a alimentação fora do domicílio ou em restaurantes aumentou em média 16,5%, evidenciando as dificuldades do setor. 

Leia também: Confira medidas para aplicar em seu restaurante em tempos de inflação

Segundo estudo da Associação Nacional de Restaurantes, do Instituto Foodservice Brasil e da consultoria Galunion, especializada no mercado de restaurantes, a inflação voltará a assombrar o setor em 2022: 83% das 14 mil lojas representadas na pesquisa acreditam que a inflação é o maior desafio deste ano.

De fato, o índice nacional de preços ao consumidor amplo, que mostra a inflação oficial do país, atingiu 1,62% em março, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Foi a maior taxa para aquele mês desde 1994, antes do plano real, e o maior aumento mensal desde janeiro de 2003.

Como resultado, foram vários meses consecutivos de inflação de insumos do restaurante: alimentos e bebidas indexaram 2,42% em março de 2022. Só para você entender, em março de 2021, o valor é de 0,13% e em março de 2020 é de 1,13%. .

Mesmo agora, a inflação alta afeta mais os restaurantes do que a falta de retorno do consumo. Em novembro de 2021, 34% dos entrevistados disseram que os clientes haviam retomado seus hábitos de consumo pré-pandemia. Em março de 2022, essa taxa havia aumentado para 51%.

Leia também: Saiba quando e onde você pode terceirizar no setor de bares e restaurantes

Preços nos restaurantes e no delivery

O aumento dos preços de alimentos e bebidas também está mudando o consumo no delivery. A maioria das pessoas da classe C pretende reduzir o custo de comer fora nos próximos seis meses. Já 49% da Classe A pretendem manter seus gastos com alimentação preparada fora de casa, segundo dados da pesquisa feita pelo Galunion.

Ainda segundo a pesquisa, 60% dos brasileiros preferem levar marmita de casa para o trabalho para economizar. O aumento dos preços afeta assim o consumo nos restaurantes e também na entrega ao domicílio.

Apesar da inflação acumulada nos últimos 12 meses para alimentos e bebidas em 11,62% segundo o IPCA, alguns insumos que podem ser necessários para alguns estabelecimentos aumentaram ainda mais.

É o caso do salmão chileno, cujo preço subiu 81% desde janeiro de 2019, segundo dados da Folha de São Paulo de outubro de 2021 em reportagem que entrevistou alguns donos de restaurantes.

Nesses casos, tudo o que resta é avaliar bem os itens do seu cardápio. O que você pode tentar fazer é incluir algum item extra como sobremesa nas refeições atualizadas para que o endosso não pareça tão ruim.

Leia também: Russel Serviços: como trabalhamos?

A terceirização de serviços também é ideal para reduzir custos em áreas mais fora do core business, podendo ser um corte de gastos importante, para não alterar o preço dos pratos e manter a clientela. A Russel Serviços te oferece uma gama imensa de profissionais disponíveis para bares e restaurantes em nossa plataforma de mão de obra, incluindo garçom, sushiman, bartender, pizzaiolo e muitos outros. Em apenas alguns cliques você garante profissionais gabaritados que iniciam o serviço em até 48 horas após sua contratação

O melhor de tudo: com o pagamento faturado, você escolhe a data de pagamento, opção de grande utilidade em momentos de crise. Algo que só é disponibilizado pela Russel Serviços. Não perca tempo e conheça já nossos serviços!

Russel Serviços

A Russel Serviços é uma empresa especializada no fornecimento e terceirização de mão de obra operacional em até 48 horas.

Fundada em meados de 2004, a Russel Serviços atua na oferta de profissionais de diversos segmentos, como profissionais em construção civil, logística, operadores de máquinas, petróleo e gás, limpeza, entre muitos outros.

Confira a lista completa aqui!


Para mais informações de serviços ou orçamento, entre em contato pelo e-mail: contato@russelservico.com.br, ou pelos telefones abaixo:

Salvador – BA: (71) 3043-6152

São Paulo – SP: (11) 3138-6120

Rio de Janeiro – RJ: (21) 2223-0397

Florianópolis – SC: (48) 3304-0491

Vitória – ES: (27) 3029-3188

Fortaleza – CE: (85) 3034-6088

Curitiba – PR: (41) 3222-1356

Belo Horizonte – MG: (31) 3657-9553

Porto Alegre – RS: (51) 3360-4799

Recife – PE: (81) 3314-6520

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *