Gerenciar e otimizar processos é uma característica que deve estar presente no DNA de qualquer indústria seja ela do setor químico, metalúrgico ou das demais ramificações, e controlar as finanças é o passo inicial para construir um império sólido e de grande impacto na sociedade.
Para auxiliar, separamos nessa matéria 7 dicas de gestão financeira para o setor industrial.
Confira!
1. Saiba a importância da gestão financeira
É assim com todos os departamentos da empresa, quanto mais importância se vê nele, mais empenha-se para seu funcionamento perfeito. Seu departamento financeiro precisa ser tratado com o respeito e relevância que tem dentro do seu negócio.
Lembre-se que muitas decisões importantes são tomadas tendo por base suas informações financeiras, são elas que guiam seus orçamentos, emissões de pedidos, pagamentos de funcionários e fornecedores, e tudo o que sua empresa vende deverá ser contabilizado por este departamento, então, já é hora de tratar essas informações como mais que um simples registro, e utilizá-las para melhorar alguns pontos de interesse ao longo da sua rotina.
2. Conhecimento e prática lado a lado
Buscar conhecimento é substancial para entender as implicações que um setor financeiro tem em seu negócio. Livros de administração, visitas a blogs e a leitura de artigos podem estimular seu pensamento e melhorar o seu posicionamento diante das situações que possam acontecer no seu trabalho.
Entretanto, apenas ler não é o suficiente, após um bom estudo dos riscos, é preciso pôr em prática aquilo que você vem aprendendo, caso contrário todo esse conhecimento está sendo inútil.
3. Comece planejando
Planejar é algo fantástico para qualquer área da vida. Para a gestão financeira entretanto isso é nada menos que vital. Um bom controle de gastos só é possível se existir um bom planejamento e se este for seguido da maneira mais rígida possível.
Com um bom plano de negócios em modelos como o CANVAS por exemplo, é possível chegar a uma visão mais consistente sobre as fontes de renda da sua empresa, e para onde o dinheiro está indo. Planejar diminui o risco de surpresas ao longo do ano e evita que contas sejam esquecidas, algo inaceitável para uma empresa que deseja crescer.
4. Invista em um sistema informatizado
O encargo de gerenciar dados financeiros exige um nível de acuracidade e confiança muito alto, sem contar com os impactos que alguns números errados podem fazer num resultado final. Para evitar esses constrangimentos e prejuízos é necessário contar com uma ferramenta digital de ponta, que organize todos os dados da melhor maneira possível. Essas ferramentas são os famosos e cada vez mais poderosos sistemas ERP.
Eles utilizam a integração dos bancos de dados para fornecer informações de maneira intuitiva em uma interface comum e amigável, proporcionando um entendimento profundo do seu negócio e de cada departamento que o compõe. A partir de um ERP, será mais fácil controlar os gastos e as entradas da sua indústria e impedir desperdícios ao longo da cadeia de produção.
Leia mais: Saiba as 7 principais tendências da indústria para 2022
5. Atenção ao fluxo de caixa
Esperamos que sua indústria seja muito requisitada e que cheguem cada vez mais pedidos, mas, não se esqueça que com o crescimento das vendas crescem também os problemas, principalmente no que diz respeito ao fluxo de caixa e suas implicações
Um volume muito grande de vendas e consequentes saídas de estoque tende a diminuir o nível de detalhamento de seus registros, pois, você precisa fazer as entregas cada vez mais rápido, deixando de arrecadar algumas informações importantes no momento da venda, caso isso seja feito de cunho manual.
Mais uma vez o sistema ERP se mostra eficiente, permitindo o controle do fluxo de caixa em tempo real. A partir disso poderão ser otimizados também o seu controle de estoque e setor de compras, contribuindo para eliminar o desperdício e economizar bastante no orçamento.
Leia mais: Saiba as 7 principais tendências da indústria para 2022
6. Saiba separar
Muitos dos empreendedores iniciantes tendem a cometer um erro fatal para o gerenciamento financeiro da sua indústria: misturar o dinheiro pessoal com o da empresa.
Fazendo isso, o controle de entradas e saídas é veementemente impossibilitado, e os ativos da empresa podem estar sendo prejudicados sem que você ao menos perceba.
7. Organize sua documentação
Notas fiscais, contratos, orçamentos feitos, todos esses são documentos de extrema importância, tanto para comprovação de ações tomadas pela empresa ou para com esta, como para o registro e acompanhamento de quantias a serem recebidas ou pagas a outrem.
O regime tributário também é um fator de importância no armazenamento de documentos, pois, estes podem ser exigidos pelo Fisco em algum momento, e sua falta pode acabar em multas ou sanções às atividades da sua indústria.
Uma indústria saudável deve estar atenta a todos os seus órgãos, e deve procurar mantê-los em pleno funcionamento, para isso sua parte financeira precisa dispor do detalhamento e confiabilidade que tornarão suas análises mais assertivas. Com informações integradas por um sistema de gestão, o processo de tomar decisões será mais orgânico, e os erros cada vez menos frequentes.
Leia mais: Conheça 4 dicas para melhorar a gestão de produção industrial
A Russel Serviços possui os melhores profissionais para diversos segmentos através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!
Para visualizar nossa lista de profissionais da área de Indústria, clique aqui.
Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!
Republished by Blog Post Promoter
dicas gestão financeira indústria dicas industria gestão financeira gestão financeira indústria setor industrial terceirização industria