Dar início a um novo empreendimento é um grande desafio. A indústria de cosméticos é um mercado que está sempre em alta.
Começar com o pé direito nessa área é fundamental, no entanto, é normal ter dificuldades. E é por isso que separamos nesse artigo 10 dicas importantes para novos empreendedores na indúsria de comésticos.
Acompanhe!
1. Elabore seu projeto
Antes de definir o mix de produtos ou até mesmo o nome da marca, você deve elaborar seu projeto. E isso só é possível com uma análise de mercado aprofundada. Saiba qual o cenário atual do segmento que você deseja seguir, estude os concorrentes e conheça as tendências.
Quanto mais conhecimento, mais fácil fica elaborar seu projeto e mais fácil fica torná-lo realidade.
2. Conheça a regulamentação
Todo e qualquer empresa ou produto cosmético precisa da autorização da Anvisa antes de ser inserido no mercado. Por isso, é essencial que você esteja por dentro de todas as leis e normas vigentes, durante o processo de escolha de ingredientes e padronização de rótulos e embalagens.
3. Seja criativo
Não tente copiar outras marcas. O mercado de cosméticos já está saturado dos produtos comuns e o seu objetivo é se destacar da concorrência. Além disso, o cliente está sempre em busca de novidades e inovações.
4. Mantenha-se atualizado
Para oferecer novidades aos clientes, é importante se manter informado. Uma boa forma de acompanhar as tendências, é seguir blogueiras, influenciadoras e grandes marcas nas redes sociais, ou também comparecer em eventos de moda, beleza e perfumaria.
5. Terceirize profissionais
A terceirização reduz gastos do seu negócio, como processos seletivos e outras burocracias, além de otimizar os resultados da sua equipe.
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Leia mais: Terceirização em indústrias: saiba como ela aumenta sua competitividade
6. Invista no e-commerce
O e-commerce foi o grande responsável pelo sucesso de vendas de HPPC no mundo. Com o isolamento social, o e-commerce se tornou a única forma de compra tanto para o profissional de beleza quanto para a pessoa que gosta de se cuidar em casa.
Leia mais: 6 dicas para aumentar as vendas do seu e-commerce
7. Ofereça diversas formas de pagamento
Boleto, cartões de crédito ou débito, dinheiro ou aplicativo. Quanto mais opções de pagamento você oferecer, maior a gama de clientes que você vai abranger.
8. Capriche na identidade visual
A embalagem e os rótulos vão ser o primeiro contato do consumidor com o produto, por isso, devem passar uma boa primeira impressão. Além disso, é importante ter um perfil visual marcante para que este seja lembrado pelos clientes.
9. Use fotos e vídeos na divulgação
O marketing é a melhor maneira de atingir novos clientes e expandir o nome da sua marca. Uma das dicas para fazer uma divulgação de sucesso é se dedicar ao uso de fotos e vídeos, já que o cliente não vai conseguir testar ou ver o produto de perto.
10. Influenciadores são aliados
Esta indústria é muito habitada por influenciadores digitais e blogueiras com grande reconhecimento nas redes sociais. Por isso, se possível, invista nessas parcerias para impulsionar ainda mais a divulgação da sua marca.
Leia mais: Veja como influenciadores digitais podem ajudar no marketing do seu hotel
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