Motivar uma equipe para aumentar seu desempenho é um desafio para qualquer negócio. No setor hoteleiro não é diferente, tendo em vista que ter colaboradores engajados é essencial para o sucesso da empresa.

Para que isso aconteça, a gestão do hotel precisa identificar comportamentos e colocar em prática algumas estratégias que irão impulsionar o trabalho desses profissionais.

Sendo assim, separamos nesse artigo 8 dicas de como motivar sua equipe do hotel e torná-la mais produtiva. Acompanhe!

O que torna uma equipe improdutiva?

A produtividade é a demonstração prática do quanto a equipe está motivada. Ser produtivo está relacionado com os comportamentos da equipe, que visualmente demonstram um engajamento com a função, com a empresa e com os colegas.

Um comportamento improdutivo impacta diretamente nos resultados do hotel, se tornando um termômetro forte de desmotivação.

Veja alguns exemplos de comportamentos improdutivos:

  • Faltas injustificadas constantes;
  • Atrasos injustificados constantes;
  • Falta de planejamento;
  • Não saber dar prioridade às tarefas;
  • Ser viciado em redes sociais;
  • Não centralizar ou padronizar informações;
  • Ser desorganizado;
  • Reclamar demais;
  • Adiar compromissos e tarefas constantemente;
  • Não evoluir profissionalmente;
  • Viver fazendo hora extra;
  • Não utilizar as ferramentas que a empresa disponibiliza para agilizar o trabalho.

Em contrapartida os comportamentos produtivos são o oposto dos exemplos acima e aqueles desejados por todo empreendedor.

Para identificar os pontos fracos da sua equipe, pergunte! Não existe forma melhor.
Observe os comportamentos do dia a dia e faça pesquisas rápidas. Através de perguntas rápidas e assertivas, você vai identificar os principais empecilhos motivacionais da sua equipe.

8 dicas de como motivar sua equipe hoteleira

Listamos um conjunto de ideias para que você coloque em prática hoje, e comece a coletar os resultados positivos de se ter uma equipe hoteleira motivada.

Colocar algumas iniciativas em prática pode até ser fácil, o desafio será mantê-las. Fazer algo e não dar continuidade, é pior do que que não começar. Por isso, pense bem sobre as ideias abaixo e opte por aquelas que você pode realmente dedicar tempo e energia para perpetuar dentro do hotel.

1. Faça treinamentos

Se a sua equipe não é qualificada ou precisa reciclar conhecimentos, participe ativamente disso. Revise seu orçamento e separe um valor para investir em treinamento contínuo.

Aumente a qualidade dos seus serviços através de uma equipe treinada e motivada. Não espere que sua equipe tenha um alto desempenho se nem mesmo ela sabe que precisa ter.

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2. Defina um padrão comunicativo

A falta de comunicação é um problema grave dentro das empresas, e é responsabilidade do gestor alinhar as expectativas sobre o que espera das pessoas e do trabalho. Faça isso através de reuniões periódicas e feedbacks individuais.

Defina esse padrão e explique para toda a equipe. Além disso, faça uso de um mural ou intranet para facilitar a circulação de informações importantes que não podem esperar por uma reunião, como por exemplo, escala de horários, aniversários, folgas e etc.

3. Ouça seus colaboradores

Dê voz para os colaboradores da sua equipe, ou seja, incentive que eles falem o que pensam, dêem sugestões de melhorias e resolução de problemas. O importante aqui não é somente ouvir, mas sim registrar e manter a pessoa informada sobre o andamento da questão. Se cair no esquecimento o problema vai se agravar.

4. Comemore

E aqui, não considere o que você acha importante, mas sim o que a sua equipe diz ser importante. Comemore datas especiais, aniversários, tempo de empresa, pequenas conquistas – e as grandes também, claro.

Faça um calendário anual e coloque lembretes para não esquecer de nenhuma data. Além disso separe um orçamento financeiro para tornar esses momentos ainda mais especiais.

5. Reconheça

Tanto pessoalmente quanto financeiramente. Se a empresa está indo bem, porque não distribuir um bônus ou um presente especial para as pessoas que fizeram isso acontecer. Mais do que merecido, não é mesmo? Coloque isso no seu planejamento financeiro, seja transparente com a equipe e colha os resultados prósperos.

6. Tenha processos claros e definidos

É muito difícil executar tarefas com qualidade e se manter motivado, quando a empresa não tem processos definidos e claros. Padronizar processos garante que o colaborador execute a função dentro dos requisitos de qualidade exigidos pelo hotel.

Mas tem um detalhe importante nessa questão: converse com as pessoas para definir os processos em conjunto, pois só isso garante o engajamento.

7. Defina objetivos e metas

Quando a gente não sabe para onde ir qualquer caminho serve, e pegar qualquer caminho pode atrasar o sucesso da empresa. Por esse motivo é tão importante definir objetivos, metas e ações. Todos os colaboradores precisam saber para qual direção o hotel está indo e assim conseguir visualizar a sua importância no processo.

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8. Tenha a tecnologia como aliada

Você é responsável por identificar as melhores formas de aumentar a produtividade da sua equipe. Converse com eles e entenda os pontos mais críticos na rotina de trabalho de cada um para procurar soluções tecnológicas a fim de ajudá-los.

Felizmente existe uma infinidade de sistemas e ferramentas com preços e funcionalidades variadas, que fazem a diferença na organização, agilidade e qualidade dos serviços. Um sistema de gestão hoteleira é fundamental nessa questão.

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