Imagine um hotel com os quartos sujos e desarrumados. Você nunca mais iria querer pisar ali, não é mesmo? A camareira de hotel é um cargo de tamanha importância, já que a profissional é responsável por higienizar e organizar os quartos e espaços comuns.

Ter um ambiente limpo e organizado é uma prova de que o hotel se preocupa com a qualidade do bem-estar do cliente.

Confira tudo sobre o cargo de camareira de hotel!

O que é necessário para o cargo de camareira de hotel?

A camareira faz parte da área de governança do hotel e suas funções estão ligadas ao operacional. Ela é responsável pela arrumação, limpeza e higienização das acomodações e áreas comuns.

Dessa forma, não é necessário que ela tenha conhecimento técnico específico, mas é desejável que a profissional tenha experiência na área de turismo, hotelaria e/ou curso técnico de até 200 horas.

Sobretudo, a camareira deve ser organizada, tratar formalmente os hóspedes, manter a discrição, ser responsável, ágil e pontual. Também precisa manter uma boa apresentação pessoal, vestindo sempre o uniforme designado e o mantendo limpo. 

Quais são as responsabilidades da camareira de hotel?

Manter os quartos arrumados

Enquanto os hóspedes estiverem hospedados, a camareira deve arrumar a cama, trocar lençóis e toalhas. Além disso, retirar o lixo e repor itens de higiene. Ou seja, deixar o quarto diariamente organizado.

Leia mais: Hotelaria: confira dicas para a higienização dos quartos em tempos de coronavírus

Fazer uma limpeza completa após o check out do hóspede

Quando o quarto estiver vago, a camareira precisa deixar o espaço pronto para que outra pessoa ocupe. Nesse intervalo é preciso limpá-lo completamente, colocando novas roupas de cama e toalhas, itens de higiene pessoal e itens do frigobar.

Caso perceba que algum eletrodoméstico ou equipamento não está funcionando, deve comunicar ao responsável para que seja realizada a manutenção.

Leia mais: Hotelaria: entenda o que é check-in e check-out

Servir o café da manhã no quarto do hóspede

Quando solicitado, a camareira deve levar a refeição, bem como recolher as louças e utensílios utilizados para que sejam higienizados e guardados.

Recolher objetos esquecidos

É comum que hóspedes esqueçam objetos pessoais ao deixar o hotel e quem recolhe e identifica esses itens é a camareira. Ao colocar o nome do hóspede, a data de estadia e o número do quarto, ela deverá entregar o pertence à supervisão do estabelecimento, que entrará em contato com o hóspede.

Manter os corredores limpos

É responsabilidade da camareira deixar os espaços de circulação limpos, assim como móveis, escadas, janelas, cinzeiros e outros objetos decorativos. 

Transferir hóspedes quando necessário

É comum acontecer essa situação e pode ocorrer de forma programada ou inesperada. Em ambos os casos, a camareira é a responsável por levar os pertences dos hóspedes de um quarto para o outro e com o cuidado de deixá-los em locais parecidos.

Leia mais: Confira 5 dicas de como fidelizar o hóspede do seu hotel

Outras funções

Dependendo do tamanho do estabelecimento, a camareira também pode ser responsável por tarefas de lavanderia – como limpeza dos enxovais e uniformes – ou até na limpeza de cozinha.

O carrinho da camareira

Neste carrinho, a camareira leva consigo todos os acessórios e materiais necessários para executar seu trabalho – como produtos de limpeza – além dos itens que precisam ser repostos nos quartos – como produtos de higiene, enxoval e itens destinados ao frigobar.

É dever da camareira manter seu carrinho sempre organizado, deixando separados itens sujos e limpos, e abastecido para otimizar sua rotina de trabalho e desempenhar sua função com agilidade.

O salário de uma camareira

Assim como em qualquer outra profissão, o valor que uma camareira ganha vai depender da sua experiência e do tamanho do estabelecimento para o qual trabalha.

Uma grande rede hoteleira ou um resort pode ter condições de pagar valores mais altos do que uma pequena pousada, por exemplo. 

Qual a formação de camareira?

Existem diversas instituições que oferecem cursos na área de hotelaria e turismo, com foco na formação de camareiras.

Como contratar uma camareira?

A melhor forma de contratar uma camareira é através da terceirização. A mão de obra terceirizada reduz gastos com processos seletivos e aumenta a produtividade do seu negócio.

Na Russel Serviços, você encontra camareiras qualificadas. Clique aqui para conferir!


Russel Serviços possui os melhores profissionais para hotelaria através da terceirização. Nosso atendimento é feito de forma 100% online e nos comprometemos a entregar o profissional em apenas 48 HORAS!

Confira nossa lista de profissionais de Hotelaria clicando aqui.

Não perca mais tempo e entre em contato pelo e-mail contato@russelservico.com.br para mais informações sobre serviços e orçamentos!

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *