A temporada de férias traz novos e bons ventos para o turismo e para a hotelaria no Brasil. O sinal de retomada, após um ano desafiador para a economia mundial e, em especial, para esses dois setores, é motivo para renovar os ânimos e se preparar para um final de ano positivo.  

A expectativa é que o retorno gradual das viagens aconteça, primeiro, com os deslocamentos mais curtos e para os destinos mais próximos dos locais de origem. Essa movimentação, estimulada pela temporada de férias, deve resultar em uma retomada importante para hotéis e pousadas, que precisam seguir, à risca, às normas sanitárias exigidas para funcionamento.

Além dos cuidados redobrados com limpeza e higiene, os espaços devem estar preparados para receber os hóspedes carentes de um momento de lazer e descontração, diante de um ano intenso para todos. Acompanhe a leitura e veja as expectativas para o período de férias e esteja com tudo pronto no seu hotel para esse momento.

Turismo nacional é a pedida

Rever familiares e amigos deve ser um dos principais objetivos das viagens neste final de ano. Por isso, os destinos dentro do País devem ser os mais procurados na temporada de férias e festas.

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Assim, a busca por viagens mais curtas, mais próximas e que exijam menos planejamento se apresenta como a alternativa preferida e mais viável para o momento. A retomada das atividades do turismo e da hotelaria deve ser marcada pelos deslocamentos nacionais, mais práticos e rápidos.

De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 8 em cada 10 brasileiros que pretendem viajar até o Réveillon vão preferir pelos destinos domésticos.

Como preparar o hotel para a temporada de férias?

Para receber os hóspedes com segurança e conforto na temporada de férias, depois de um ano difícil e atípico, hotéis e pousadas devem estar com os protocolos sanitários, insumos essenciais – como enxoval e amenities – e serviços, em dia.

Além disso, os hotéis e pousadas podem investir em uma recepção diferente, mais afetiva, com pequenos mimos ou cartões de boas-vindas e também de agradecimento pela parceria ao longo desse período.

Focar nas ações de final de ano, estar ativo nas redes sociais para interagir com os clientes, divulgar as ações locais e demonstrar o cuidado no retornos dos hóspedes são ações fundamentais para fechar vendas no período de férias e para que a hotelaria e o turismo retomem as atividades fortalecidos e prontos para os melhores momentos.

Investir no desempenho de um time é muito importante em qualquer setor. Na hotelaria, contar com uma equipe de alta performance é ainda mais significativo, pois garantir um serviço de qualidade ao hóspede depende diretamente do desempenho de cada colaborador.

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Dito isso, é preciso entender que montar uma equipe de alta performance requer muita dedicação, e, neste artigo, listamos cinco pontos importantes para sua gestão hoteleira considerar nesse processo. Veja a seguir:

1. Defina um processo seletivo humanizado

Tudo começa na admissão dos funcionários. Não se trata apenas de pessoas com competências básicas, mas também de profissionais que se comportem de forma correta e terem uma visão consistente com a empresa.

Por isso, defina previamente o perfil ideal e uma política clara de remuneração, recrutamento, seleção e treinamento que, preferencialmente, garantam o aproveitamento dos melhores profissionais disponíveis no mercado.

2. Planeje um treinamento formal

Este é um fator importante, mas pode ser ainda mais importante considerando o capital humano disponível em sua área. Quanto mais baixas forem as habilidades, maior será a necessidade de treinamento.

Além disso, o treinamento precisa orientar os colaboradores a implementar processos  que, inclusive, têm impacto no turnover. Portanto, as atividades diárias devem ser definidas com antecedência. Por exemplo, cada etapa de check-in deve ser descrita, treinada e retreinada em ordem cronológica.

3. Conte com um líder eficiente na equipe

Liderança é, basicamente, confiança e educação pelo exemplo. Os colaboradores precisam confiar que podem contar com a ajuda da gerência e que, mesmo quando ela aponta falhas, está contribuindo para o desenvolvimento profissional de cada um e para o sucesso do negócio. Um verdadeiro líder é alguém que pode fazer com que a equipe se comprometa com um objetivo comum

4. Envolva a equipe em torno de um objetivo

Não basta apenas fortalecer a missão, os valores e a visão de uma empresa. Por exemplo, para proporcionar aos hóspedes uma acomodação relaxante, confortável, acolhedora e vibrante.

Entender e integrar objetivos pode unir a equipe e criar sinergia entre os funcionários. Além disso, serve de parâmetro para cada tarefa realizada que não tenha sido prevista ou plenamente compreendida em seus detalhes. É assim que você cria uma visão estratégica em sua equipe.

5. Incentive os colaboradores

Se você não tem motivação, todas as medidas que recomendamos são inúteis. Além de promover encontros motivacionais, sempre que possível, preste atenção para que os colaboradores tenham uma perspectiva de desenvolvimento profissional.

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Além disso, sempre que os funcionários apresentarem bom desempenho, tente valorizá-los através de incentivos, recompensas elogios.

Com apoio ao aperfeiçoamento, o funcionário pode “vislumbrar” uma área diferente a qual exerce, sendo o hotel um espaço que da chances de crescimento. Como por exemplo: Um recepcionista poderia desejar ir para área de reservas, um bartender, poderia desejar assumir o bar ou a cozinha do hotel.

Se uma equipe estiver envolvida e motivada, será mais fácil absorver e participar do processo, onde as regras do jogo precisam estar claras para toda a equipe.


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