Adquirir um veículo próprio para transporte de carga ou começar uma frota significa, sem dúvidas, um alto investimento. Sendo assim, vale realmente a pena focar em comprar o melhor caminhão de frete, aquele que atenda todas as suas necessidades, não é mesmo?
Se o objetivo de uma compra desse tipo for ter um bom retorno em termos de negócio, seja para quem vai abrir uma empresa ou para quem pretende ter apenas um caminhão, a escolha precisa ser bem pensada.
Portanto, a decisão sobre qual veículo adquirir não pode ser tomada de uma hora para outra. Ela exige bastante pesquisa e também um entendimento em relação aos seus planos e expectativas profissionais. É por isso que a resposta para a pergunta “qual é o melhor caminhão para frete?” é: depende.
Em um primeiro momento, pode soar um pouco vago, mas a ideia deste artigo é justamente mostrar os critérios que você deve levar em consideração na hora da escolha para te ajudar a encontrar o melhor caminhão de frete para você. Confira!
Existe um modelo de caminhão ideal para frete?
Provavelmente, você já deve imaginar a resposta. Não existe o modelo de caminhão perfeito, um que seja melhor que os outros em todos os sentidos. O que você encontrará no mercado são veículos com características que atenderão perfeitamente às necessidades do seu negócio. No entanto, para fazer a escolha certa, será preciso praticar a autorreflexão.
Qual é a real necessidade da sua empresa? O que é geralmente transportado? Qual é a distância média percorrida por trecho e em quais condições de estradas? Nesse caso, também cabe avaliar as finanças, incluindo a capacidade de crédito, da organização. Afinal, estamos falando de investimento alto, provavelmente o maior que a transportadora fará.
Coloque tudo isso no papel. A análise será imprescindível, já que existem produtos leves e pesados, com uma ampla faixa de preço entre eles. Lembre-se que é desperdício comprar o item mais caro se a carga e as condições da viagem não exigirem isso.
Para completar, considere as mudanças causadas pelo tempo. Ele chega a ser cruel ao tornar obsoleto o que foi top de linha no intervalo de 10 anos, por exemplo. Estamos trazendo a questão à tona com a proposta deixar a sua decisão mais acertada, sem arrependimentos.
O que ponderar sobre o tipo de carga?
A sua função é identificar os serviços (fretes) que mantêm o negócio operando. A percepção orientará a escolha do caminhão adequado ao tipo de carga. Caso a transportadora esteja em fase de expansão ou de renovação, será mais fácil definir entre os modelos disponíveis. Isso porque a empresa acumula experiência no assunto.
No entanto, ainda sim, será necessário avaliar o cenário com cuidado. Pense se existe algum serviço sendo negado (demanda reprimida) e, caso sim, qual o motivo disso. Determinadas cargas exigem caminhões adaptados ao transporte. O transporte de carnes e outros perecíveis, por exemplo, requer veículos com capacidade de resfriamento.
O passo seguinte consiste em olhar o mercado com estratégia. Avalie se o nicho de transporte atendido está em uma fase favorável ou se será necessária uma reinvenção. Talvez, para que a empresa sobreviva, será preciso atender outro setor do mercado (novos tipos de carga) em um futuro próximo.
Considere, na análise, os insumos mais lucrativos em sua área de atuação. Antes de investir em um caminhão, você precisa ter bem claro qual carga o negócio pode e quer atender.
O que considerar em relação às finanças?
Caminhões são muito caros. E nem estamos falando ao nível de frota. Basta um para que a empresa tenha que investir muitas cifras. Portanto, a dica aqui é planejar o número exato de caminhões indispensáveis no atendimento da demanda que a transportadora quer dar conta. Essa definição embasará toda a movimentação financeira que virá a seguir.
Após a conclusão, é hora de calcular a expectativa de retorno de investimento. Provavelmente, a compra gerará um financiamento (empréstimo). A sua função é descobrir qual fatia dele será paga com o próprio serviço prestado pelos caminhões e qual o valor que virá do fundo de caixa.
O banco liberará um valor limite de empréstimo à sua empresa. Quer saber a sua capacidade financeira? Ao ter conhecimento dessa quantia, bem como do número de veículos que deseja comprar, é possível ter noção do valor médio por caminhão que pode ser investido.
Como escolher entre as diversas possibilidades disponíveis?
Tendo em vista os dados anteriores e os inúmeros modelos disponíveis no mercado, chegou o momento de afunilar as opções. Primeiramente, descarte os caminhões que não têm capacidade de atender às cargas que você transporta.
A segunda segmentação envolve tirar da lista os veículos muito caros, que excedem sua capacidade financeira. Tente sempre privilegiar marcas confiáveis, OK?
Agora, podemos inserir informações técnicas na pesquisa. Avalie quantos quilômetros por litro de combustível cada modelo faz. Como o preço do diesel é alto, pensar nele pode fazer a diferença na operação. Finalizando o processo de compra, é importante negociar bastante, pedir propostas a vários fornecedores e tentar reduzir a margem de lucro.
Caminhão de frete: Qual é o melhor para cada tipo de carga?
Um dos cuidados mais importantes que é preciso ter ao transportar cargas é o conhecimento sobre o tipo de caminhão para frete ideal para aquela categoria de bens ou mercadorias. Isso porque as exigências de cada carga são diferentes, não apenas em função do seu peso ou tamanho.
Nesse sentido, a falta de atenção a esse ponto pode colocar em risco o veículo, a carga e até o motorista. Além de evitar essas situações, a escolha do caminhão de frete deve ser baseada nas suas principais demandas e em garantir a rentabilidade do negócio.
Para quem ainda não tem tanta experiência no mercado, é fundamental ter em mente que o transporte de alguns tipos de carga é mais lucrativo do que o de outras. Isso significa que o seu rendimento pode variar conforme o que for transportar. Logo, isso também precisa ser considerado na escolha do melhor caminhão de frete.
Carga seca
Um dos tipos mais comuns de carga é aquela chamada seca, ou seja, que não demanda refrigeração, tampouco outros cuidados no que diz respeito ao seu acondicionamento. Essas mercadorias costumam ter embalagens e já estarem organizadas em fardos, por exemplo.
O caminhão de frete ideal para esse carregamento pode ter carroceria baú ou sider, podendo ser desde o VUC até uma carreta LS. No entanto, antes de escolher, pense também sobre o volume da carga, a distância do percurso e as áreas de circulação para poder definir o tamanho do veículo.
Carga frigorífica
Já as mercadorias resfriadas ou congeladas, como alimentos e medicamentos, exigem equipamentos específicos de transporte. A finalidade é garantir uma temperatura baixa e constante, que preserve o seu estado durante todo o deslocamento.
Para isso, é preciso contar com um caminhão frigorífico, que tenha baú com vedação, revestimento térmico e recursos de resfriamento. Aqui, vários modelos de caminhão de frete podem ser utilizados para esse tipo de carga: truck, toco, VUC e carreta. A decisão deve ser tomada com base na área de circulação e no volume da carga.
Carga viva
Transportar carga viva é um trabalho delicado e também representa algumas exigências específicas em relação ao melhor caminhão de frete. Nesse caso, costuma-se usar trucks e carretas.
Contudo, é fundamental notar que os animais precisam respirar, portanto, a carroceria do caminhão para frete deste tipo de carga deve ter ventilação interna. Ainda, animais de pequeno porte, como frangos, devem ser transportados em gaiola. Já a forma correta de transportar bovinos e equinos é por meio da carroceria boiadeira.
Carga de grandes dimensões
O transporte de cargas indivisíveis (que não podem ser fracionadas) e de grande volume — como peças da indústria civil — solicita caminhão de frete grande e potente, com carroceria aberta, ou seja, do tipo prancha. Além disso, considere também que cargas muito pesadas podem demandar a utilização do cavalo mecânico trucado.
Carga a granel
Produtos a granel não são embalados, encaixotados ou ensacados, tratando-se, em geral, de matérias-primas, grãos, terra ou minério. Esses itens são transportados soltos no interior da caçamba do veículo.
Quando o material é sólido, o melhor caminhão de frete dessas cargas é o de carroceria aberta, modelo grade alta ou graneleiro. Além disso, em função do seu peso e volume, recomenda-se a aquisição de trucks, carretas de cavalo simples ou LS. Ainda, dependendo da mercadoria, há a possibilidade de utilização de carretas, bitrem ou rodotrem com contêineres ou carroceria basculante.
No caso do transporte de líquidos, como leite, água ou gasolina, é preciso ter caminhão de frete com tanque de aço ou outro tipo de carroceria específica, que pode ser truck ou carreta. Alguns modelos que costumam ser usados para esse fim, conforme a natureza da carga, são caminhão-pipa, caminhão de transporte de combustíveis e caminhão-cisterna.
Carga frágil
Vidros e cristais são exemplos de cargas frágeis, ou seja, que demandam cuidados especiais na condução, nas operações de carga e descarga e também na escolha do veículo que fará o seu transporte. Neste caso, o melhor caminhão de frete seria o caminhão-baú, mas, dependendo do item, também pode ser transportado em carroceria aberta.
Veículos
Os veículos exigem um caminhão de frete específico para transporte, de forma segura e apropriada, como cegonheiras, enquanto as motocicletas podem ser carregadas em carrocerias baú ou sider. Já as máquinas agrícolas ou outros veículos pesados precisam de carroceria tipo prancha, assim como as cargas de grande volume e peso.
Medicamentos
O transporte de medicamentos é extremamente especializado e exigente, o que pode ser uma boa opção para quem deseja investir em um mercado menos concorrido. Para essa categoria, podem ser utilizados vários modelos, como VUC ou bitrem. Contudo, o caminhão de frete precisa estar bem conservado e ter baú fechado para evitar acidentes e contaminações.
Mudanças
Diferentemente dos outros casos, o setor de mudanças transporta uma ampla variedade de itens e, normalmente, várias caixas de conteúdos frágeis. Logo, aqui será necessário um caminhão de frete que garanta proteção e que tenha baú. Nesse caso, o VUC e o toco são adequados em termos de peso e volume, sendo opções interessantes para se deslocar dentro do perímetro urbano.
E ai, curtiu o conteúdo? Seguindo as nossas dicas sobre como escolher o caminhão ideal para frete, temos certeza de que você fará um bom negócio e terá o maquinário perfeito para atender as suas demandas daqui pra frente!
A Russel Serviços pode ser o diferencial para o crescimento da sua empresa. Oferecemos mão de obra terceirizada de qualidade e extremamente qualificada para os seus objetivos. São dezenas de profissionais para atuar em todas as etapas da cadeia logística com eficiência e excelência na prestação dos serviços.
Não perca tempo! Para mais informações ou para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br.
Republished by Blog Post Promoter