O mercado brasileiro de serviços de saúde é um dos mais promissores e atraentes do mundo. Mesmo com investimentos crescentes, um dos desafios desse setor é contratar mão de obra qualificada, especialmente na área administrativa de hospitais e clínicas.
Esse profissional também está em busca constante para manter o equilíbrio financeiro da instituição, trazendo soluções viáveis e práticas, incentivando seus colaboradores a trabalharem melhor e treinando-os constantemente.
Por esses fatores, é naturalmente uma posição central e estratégica na organização e suas decisões podem impactar diretamente em praticamente todos os aspectos da administração. Nesse caso, erros podem ser fatais e custar caro – literalmente – fazendo com que a efetividade dos serviços hospitalares seja colocada em cheque.
Como no hospital estamos lidando o tempo todo com a saúde alheia é preciso responsabilidade e treinamento árduo para realizar a melhor gestão possível. Então, separamos aqui alguns erros que você definitivamente NÃO pode cometer na gestão de um hospital. Olha só!
1. Não adotar uma política de comunicação interna
Sem uma boa comunicação é impossível que os profissionais trabalhem de forma organizada e integrada. Se cada setor estiver fazendo seu trabalho de forma e ritmo diferentes, sem se preocupar com o que os outros setores estão fazendo, há um comprometimento não só da gestão do seu hospital, como também da imagem dele diante dos pacientes e visitantes.
Um alinhamento entre os setores é essencial e aumentará a produtividade, otimizará as rotinas, diminuirá desperdícios e reduzirá erros na gestão do hospital. Por isso, realizar reuniões periódicas com todos os colaboradores ou investir em treinamentos são maneiras de conseguir essa integração e comunicação da melhor maneira.
Assim, todos vão trabalhar por um único objetivo em comum e com pessoas que conhecem e se sentem conectados.
2. Não verificar os estoques
Sabia que cerca de 20% dos medicamentos adquiridos pelo hospital são desperdiçados anualmente em decorrência da má gestão?
Nada é pior para um hospital do que a falta de um material quando preciso. E para hospitais isso não é apenas irresponsável, mas perigoso, já que os “estoques” da área da saúde são remédios e equipamentos necessários para salvar vidas.
É importante gerenciar todos os estoques do hospital, não somente da farmácia e do almoxarifado, mas também das UTIs, centros cirúrgicos, unidades de pronto atendimento, ambulâncias, etc. O gerenciamento de estoques também reduz a possibilidade de produtos e medicamentos vencidos ou, realizar compras desnecessárias, poupando bastante do financeiro do hospital.
3. Não oferecer treinamento regular
O treinamento que mencionamos aqui não é apenas para os médicos e enfermeiros, mas também para todos os setores do hospital.
Uma equipe mal preparada não sabe como tratar os pacientes, não consegue informá-los sobre os procedimentos e muito menos representar os valores e cultura organizacional do local, o que é, sem dúvidas a maneira mais rápida de acabar com a imagem do seu hospital.
Por isso, manter sua equipe inteira atualizada e treinada em seus respectivos seguimentos, não apenas otimiza a produtividade, mas também a confiança de um setor no outro.
4. Falha na gestão financeira
Nenhuma empresa pode sobreviver se não tiver um mínimo de noção sobre números. É importante traçar um planejamento financeiro para seu hospital, afinal, muitos acabam fechando as portas simplesmente porque não conseguem controlar as despesas e as receitas.
Uma das maneiras mais simples e eficazes de evitar o descontrole financeiro é realizando um fluxo de caixa anual. Com isso, é possível acompanhar todas as movimentações financeiras do negócio, encontrar formas de economizar ou quando será possível investir mais, por exemplo.
5. Ações preventivas
Descuidar da manutenção preventiva dos equipamentos é outro grande erro. Afinal, mesmo que o equipamento seja durável e de alta qualidade, o seu uso diário provocará desgastes.
Esse cuidado é uma forma de atender às exigências da Vigilância Sanitária e de garantir a segurança de pacientes e dos colaboradores. Além disso, você evita contratempos como deixar de realizar procedimentos importantes por conta de um aparelho quebrado ou com defeitos.
6. Negligenciar a limpeza
É normal que em empresas concentradas em suas atividades-fim, a limpeza do lugar seja deixada de lado sem querer. Porém, em um hospital, a chance disso acontecer tem que ser absolutamente 0%.
Isso porque, um único descuido na limpeza hospitalar pode causar a morte de um paciente, a contaminação de um profissional, infecções hospitalares graves, etc. Esse, provavelmente é o pior dos erros que um gestor de hospital pode cometer, já que é a vida das pessoas que está em jogo.
Mesmo que você se preocupe com a higienização do hospital, deve tomar muito cuidado com a equipe de limpeza contratada, já que uma limpeza mal feita é tão perigosa quanto uma limpeza inexistente. Não prestar à devida atenção nesse quesito pode comprometer a saúde de alguém.
Alguns exemplos de ERROS comuns na limpeza são:
- Utilizar vassouras para limpar o chão invés de Mops. Usar a vassoura, além de estar apenas deslocando a sujeira de um lugar para outro ainda suspende partículas no ar que podem causar ataques de rinite alérgica e sinusite. Nem o pano de chão pode ser utilizado, já que ao torcer o pano para secá-lo e continuar a limpeza, o próprio encarregado do serviço fica exposto a agentes infecciosos pela água contaminada.
- Usar o mesmo pano em ambientes diferentes. A proliferação de bactérias e outros microorganismos com esse único erro é de dimensões catastróficas.
- Usar sabão em pó no chão. O sabão em pó é um produto já recorrente em nossas vidas, por isso é normal pensar que ele pode limpar o chão do hospital perfeitamente. Mas o que pouca gente sabe é que usá-lo na higienização de pisos pode, por exemplo, acabar corroendo o azulejo se o uso for frequente. Apesar de parecer limpo, são criados micro buracos no chão que facilitam o acúmulo de sujeira posterior.
- Misturar produtos químicos diferentes. Algumas pessoas acham que a mistura dos produtos trará mais eficiência a limpeza. Mas é exatamente o contrário! Ao fazer a mistura, você só estará neutralizando o efeito dos dois produtos. Vai ser como se não tivesse feito limpeza alguma!
- Produtos de limpeza nos corredores. Essa eu tenho certeza que você já viu quando visitou um hospital ou no seu próprio. Lembre-se que os produtos usados para a higienização das áreas hospitalares são químicos fortes e que necessitam da utilização de EPIs. Agora pense em quantas pessoas passam pelo corredor enquanto esses químicos estão expostos.
Porque considerar a Terceirização para melhorar a sua gestão hospitalar?
Em primeiro lugar, a produtividade e a qualidade do serviço prestado pela terceirizada geralmente é superior do que quando a limpeza é feita de forma orgânica, já que a equipe enviada para seu hospital deverá ser totalmente treinada e capacitada.
As terceirizadas levam muito a sério o seu core business, então aquelas focadas na terceirização de limpeza hospitalar estão em constante treinamento para ter certeza que as práticas, técnicas e produtos usados garantam a saúde e proteção de todos.
Além disso, elas já estão acostumadas com as normas da Anvisa e os produtos aprovados pela mesma.
Em segundo lugar, existe uma certificação internacional, chamada ISO 9001 em Limpeza, Higienização e Desinfecção em áreas da saúde. E a melhor coisa que você pode fazer pelo seu hospital é achar uma terceirizada que possua o certificado.
A Russel Serviços está no mercado há mais de 15 anos fornecendo os melhores serviços de terceirização do mercado, com responsabilidade e garantia de um serviço honesto e qualificado. Nosso banco de dados tem milhares de profissionais espalhados por todo o país capazes de atender empresas dos mais diferentes segmentos.
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