Normalmente, o Brasil vive um panorama crítico, com altos índices de roubos de carga, em decorrência do aumento da criminalidade. Todavia, existem outros fatores que podem representar altos riscos para a cadeia logística

As cargas são, diariamente, expostas à inúmeros imprevistos e ameaças constantes. Pensando nisso, é de extrema importância que existam investimentos em ferramentas tecnológicas de gestão operacional, com o intuito de evitar futuros problemas.

Você tem interesse em automatizar os processos da sua empresa? Então, entenda como a tecnologia pode ajudar no gerenciamento de risco logístico!

Função da gestão de riscos

A gestão de Riscos (GR) consiste em um conjunto de ações e atividades estratégicas relacionadas à identificação, administração e prevenção de fatores que comprometam ou dificultem a realização dos objetivos empresariais.

Na logística, a GR envolve a análise, o planejamento e o controle de diferentes fluxos da cadeia de suprimentos, com o intuito de prevenir e minimizar danos. Ela abrange todo o processo de transporte, movimentação, distribuição e armazenamento de cargas, visando a segurança dos recursos humanos e materiais.

Incidentes mais usuais

Todos os procedimentos operacionais estão sujeitos a imprevistos. No que se refere às cargas, é preciso estar atento a questões como a forma de armazenamento, o manuseio e o tempo para a conclusão do transporte. Afinal, falhas processuais poderão resultar em mercadorias estragadas e danificadas.

Manter a documentação dos lotes em dia também é fundamental para evitar multas e interrupções do trajeto. Algumas cargas requerem certificações específicas dos motoristas, que devem estar devidamente habilitados e instruídos.

Existem softwares específicos para gerenciar todas as informações no âmbito empresarial. Entretanto, além das falhas e incidentes de ordem interna, também existem riscos no ambiente externo.

Leia mais: Por que a mão de obra qualificada é tão importante para o sucesso da sua empresa? 

Leia mais: Saiba como aumentar a eficiência da sua logística durante o natal

Leia mais: Encante seus clientes através de uma ótima logística

Fatores externos que oferecem risco

Assaltos em rodovias, por exemplo, são recorrentes em nosso país. Eles ameaçam tanto a segurança das cargas e veículos quanto dos caminhoneiros. Por essa razão, é fundamental investir em bons protocolos de segurança e mantê-los atualizados.

Acidentes de trânsito também podem ocorrer. Nesses casos, a capacitação dos colaboradores pode ser um fator decisivo para reduzir perdas.

Além disso, os veículos também estão sujeitos a encontrar obras e outros transtornos ao longo do percurso, o que gera, assim, atrasos no planejamento e comprometendo a conservação das cargas.

Como a tecnologia pode otimizar a gestão de riscos?

Os processos da Gestão de Risco podem ser otimizados por meio de um bom suporte tecnológico. Existem softwares específicos para o gerenciamento da cadeia logística, vinculados a conceitos do TMS (Transportation Management System).

Esses sistemas se baseiam em três grandes módulos: planejamento, acompanhamento e controle.

Planejamento

Na fase de planejamento, os softwares oferecem mapas digitalizados para identificar restrições e alternativas de percursos. Os cálculos são realizados para otimizar os recursos — tais como a capacidade e o aproveitamento dos veículos —, reduzindo a distância total percorrida e garantindo o cumprimento dos prazos.

Acompanhamento

Durante o acompanhamento, existe o rastreamento dos caminhões são por meio de tecnologia GPS ou antenas fixas de telefonia celular.

Controle

Esse monitoramento possibilita o controle do tráfego, dos tempos de carga e descarga, das paradas do motorista, da temperatura do espaço de armazenamento, entre outras questões, tudo em tempo real.

Em termos de segurança, os sistemas oferecem suporte para evitar roubos e informar a localização das cargas desviadas. Os veículos são equipados com diversos sensores com essa finalidade, instalados, por exemplo, na ignição e nas portas das cabines.

Dessa forma, o investimento em tecnologia oferece um custo-benefício muito interessante para o gerenciamento de risco logístico. Como os processos envolvem grandes volumes de informação, faz-se necessário colocar esses dados a favor da segurança.

Sendo assim, vale apena enxergar a aquisição da tecnologia nos processos como um investimento e não uma despesa, afim de garantir agilidade nas entregas e evitar falhas processuais.


Russel Serviços oferece uma grande gama de profissionais para te ajudar em todas as etapas da sua cadeia logística, permitindo uma otimização de qualquer parte da equipe, com muitas medidas de segurança.

A empresa ainda oferece qualquer tipo de mão de obra em apenas 48h de forma completamente online. Para fazer um orçamento e saber um pouco mais, envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *