A pandemia do novo coronavírus afetou todos os segmentos da sociedade. Medidas de isolamento social precisaram ser adotadas na grande maioria dos países, o que afetou praticamente todos os setores do mundo onde vivemos. Todas as mudanças na nossa rotina trazidas pela pandemia afetam, por consequência, a economia e o modo que vários setores trabalham e se sustentam.

Na construção civil não foi diferente. Uma atividade que exige a presença de diversos operários, engenheiros, encarregados e outros profissionais teve que se reinventar durante a difícil rotina imposta nestes últimos 2 anos. Com as medidas de distanciamento social implementadas, é normal pensar que uma atividade que demanda que pessoas estejam fisicamente em um local foi, de fato, muito afetada e teve que encontrar alternativas para passar por este período.

É consenso que a vida como era antes vai demorar um pouco para voltar. Mas é interessante pensar também que a pandemia e todas as restrições implementadas por ela são uma oportunidade para que os profissionais repensem suas rotinas e se reinventem para passar pelas adversidades. 

Cada vez mais, a tecnologia é aliada das empresas na execução de projetos, tanto pela parte sustentável quanto pelos benefícios que ela traz na economia de tempo e dinheiro. A substituição de processos manuais por tarefas executadas de forma mecânica e o uso de ferramentas tecnológicas é, a cada dia, mais comum dentro da rotina de empresas de todos os segmentos, desempenhando diversas atividades operacionais. 

No entanto, muitas construtoras ainda tem um pé atrás sobre o uso dessas tecnologias como soluções eficazes para gerenciar os empreendimentos. Por isso, a seguir, conheça os principais mitos e verdades sobre gerenciamento remoto de obras. Boa leitura!

“Vou poder ir menos ao canteiro de obras”

VERDADE

As plataformas de gerenciamento remoto de obras permitem que você ande virtualmente pelo canteiro de obras, permitindo a verificação de todo o espaço. Assim, oferecendo uma solução muito mais completa e transparente do que os tradicionais relatórios com imagens convencionais.

Dessa forma, é possível identificar problemas antes mesmo das visitas presenciais ou revisitar imagens de diferentes estágios da obra para fazer inspeções. Isso permite que o engenheiro ou demais responsáveis reduzam as visitas presenciais e otimizem o tempo quando elas forem necessárias.

“Posso fiscalizar as obras a qualquer hora e lugar”

VERDADE

Com os softwares de gerenciamento remoto disponíveis no mercado já é possível visualizar as obras em 360° por meio de um celular, tablet ou computador. Ou seja, você pode visitar as obras virtualmente quando e onde quiser, além de fazer comentários e acompanhar toda a evolução da construção.

A possibilidade de visitar as obras à distância melhora o fluxo de trabalho e se torna ainda mais importante em casos onde a obra está localizada em regiões diferentes dos escritórios de engenharia e dos profissionais envolvidos no projeto.

“Acabo gastando mais com a tecnologia usada do que indo até o local de obra”

MITO

O grande objetivo da plataforma de gerenciamento remoto de obras é, justamente, reduzir custos operacionais e tornar os processos mais produtivos. Por isso, o uso de tecnologias de captura e outros recursos inovadores são essenciais para se ter construções mais inteligentes e econômicas.

“Consigo armazenar as imagens de todas as etapas de obra”

VERDADE

Por ser uma plataforma em nuvem, todo progresso da obra é documentado digitalmente por meio de imagens 360°, as quais ficam armazenadas no sistema de forma organizada e podem ser acessadas por todos profissionais envolvidos no projeto, quando autorizados. A plataforma permite ainda fazer comparações entre as imagens de diferentes datas e, assim, verificar as mudanças ocorridas em determinado intervalo de tempo.

Cria-se, portanto, um histórico de todas as especificações de um projeto e das etapas da obra a partir dos registros fotográficos em 360°, que proporcionam uma visualização mais completa do canteiro de obras. Com isso, a tecnologia permite que o usuário visite qualquer estágio da obra para fazer consultas e tenha mais rastreabilidade e confiabilidade das informações.

“É difícil implementar uma rotina para capturar as imagens”

MITO

Além de ser muito prático o processo de captura das imagens 360° com o advento dessas novas plataformas de gestão remota, as plataformas oferecem a funcionalidade de agendamento de captura, que permite agendar e controlar quando e onde as capturas de imagem devem ocorrer no projeto de obra.

Esse recurso tem como objetivo melhorar ainda mais a experiência dos usuários e tornar as capturas de imagens 360° mais recorrentes e organizadas no sistema. Com isso, é possível criar uma rotina simples e eficaz para realizar as capturas e ter um bom gerenciamento remoto de obras.


Está com problemas de gestão no seu projeto de Construção Civil? Que tal terceirizar uma parte da sua operação contratando mão de obra extremamente qualificada com rapidez e eficiência? A Russel Serviços é a parceira perfeita para isso!

Contrate profissionais em 48h para qualquer atividade do seu canteiro e otimize seus processos para ganhar muito em produtividade. Para saber mais ou requisitar um orçamento envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *