A tecnologia é uma grande aliada quando o assunto é produtividade, otimização e diminuição de desperdícios na área do empreendedorismo. A inovação também sempre trouxe aspectos muito positivos nas mais diversas áreas, e no setor alimentício isso não seria diferente. Por isso, o conceito de foodtech tem sido bastante difundido.

Ao aplicar a tecnologia em toda a cadeia produtiva, os processos são interligados desde a fase da produção dos alimentos (agricultura) até chegar aos consumidores e retornar por meio da reciclagem. Dessa forma, a “comida do futuro” ganha cada vez mais espaço por solucionar lacunas do ramo alimentício, como a produção de alimentos voltados para públicos específicos.

Se você tem interesse em entender mais sobre foodtech, veja algumas das inovações do setor e como colocar em prática para atualizar seu restaurante e deixa-lo mais moderno.

Automação

O aumento de demandas nas mais diversas áreas foi um dos fatores que levou ao desenvolvimento da automação. Por exemplo, lembre-se de quando as fábricas eram operadas por funcionários e quanto tempo levavam na produção. Nesse sentido, automatizar se tornou fundamental, sobretudo em um mundo altamente tecnológico como o que estamos vivendo.

Já é possível conferir supermercados e restaurantes com autoatendimento, e até mesmo drones já são utilizados para realizar entregas. Essas inovações melhoram a experiência dos clientes e são importantes para o aumento das vendas.

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Conexão com os consumidores

A satisfação dos consumidores só é possível a partir do momento em que se cria uma conexão com eles em que há uma aproximação para entender as necessidades deles e o que buscam. Dessa forma, você vai obter boas dicas de como aprimorar seus serviços, uma vez que os restaurantes precisam de um feedback constante dos clientes.

Criar essa conexão e unir isso à tecnologia auxilia a oferecer serviços mais eficientes e focados nos seus clientes. O relacionamento é um ponto essencial, e existem muitas maneiras de ter essa aproximação com a clientela, mas é preciso saber como dialogar e entender o que os consumidores dizem.

Rastreabilidade alimentar

A preocupação com a comida que os consumidores colocam no prato fez aumentar a procura por alimentos mais saudáveis. Por meio da ciência de dados, toda a cadeia pela qual o alimento passa pode ser acompanhada. Essa rastreabilidade alimentar é fundamental para saber a origem do que é comprado.

Dessa maneira, encontra-se alimentos mais saudáveis e livres de agrotóxicos, carnes de animais que são criados sem sofrerem maus tratos e que são isentas de medicações e hormônios de crescimento e outras técnicas que são aplicadas. Essas informações são repassadas para os clientes que também buscam por uma comida mais sustentável, além de ter menos intervenções humana nos processos de produção.

Por isso, as foodtechs utilizam a rastreabilidade alimentar para entender a cadeia produtiva, reduzindo desperdícios. A tecnologia blockchain, por exemplo, já é usada para garantir a segurança dos alimentos, rastreando desde a origem até o destino do produto.

Alimentação saudável

A procura por um estilo de vida mais saudável mostra uma demanda que nem sempre é atendida. Por isso, investir nesse tipo de mercado pode trazer resultados interessantes, como o aumento da receita. O público procura por alimentos que sejam saborosos e benéficos para a saúde, deixando a alimentação mais equilibrada.

Diante disso, apostar em agradar esses clientes ao oferecer pratos mais saudáveis (e até voltados para públicos específicos, como veganos e vegetarianos) é uma boa alternativa. As empresas foodtech apostam na indústria agroalimentar, que cria alimentos como o hambúrguer vegetal de laboratório e outros tipos de alimentos que oferecem benefícios para a saúde.

Pessoas que não podem consumir alimentos com glúten ou lactose também ficam esquecidas ou têm muitas restrições para escolher um prato de restaurante. Por isso, é possível criar receitas exclusivas e direcionadas para esse público.

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Inteligência Artificial

Como as foodtechs buscam soluções no setor alimentício, elas trabalham diretamente com tecnologias. O uso da Inteligência Artificial e do Big Data são apenas algumas utilizadas para que os serviços sejam modernizados, além de aumentar a eficiência.

São inúmeros softwares, aplicativos e sites que transformam a dinâmica alimentícia e a relação dos próprios clientes com a maneira de pedir comida via delivery, por exemplo. A ampliação desse mercado exige que as empresas busquem alternativas e criem produtos e serviços focados no consumidor.

A praticidade e a comodidade são características muito procuradas pelos clientes. A partir disso, as empresas encontram nichos inexplorados de mercado, como foi o caso do iFood, que se tornou uma das maiores marcas de delivery.

Food design experience

A gastronomia sempre foi uma espécie de arte, já que proporciona uma experiência completa. Paladar, olfato, tato, visão e audição fazem parte de uma boa experiência gastronômica. Pensando nisso, o conceito de Food Design Experience surge para entregar mais que um prato para os clientes.

Nesse tipo de serviço, também são pensados o ambiente, a iluminação, o serviço, as embalagens e outras características que influenciam na experiência do consumidor. A excelência é primordial para o sucesso de um restaurante, e isso vai além de ter um ótimo chef de cozinha. Portanto, a inovação está além das panelas e do preparo do alimento dentro das cozinhas, e isso também está associado a uma foodtech.

Sustentabilidade

Essa é uma palavra muito difundida na atualidade e tem grande peso ao ser citada. Dessa maneira, optar por técnicas, alimentos e outros tipos de serviços que têm maior preocupação com a sustentabilidade coloca as foodtechs à frente de outras empresas.

Muitas pessoas deixam de consumir produtos de marcas que não estão preocupadas com o meio ambiente e futuro do planeta para comprar de empresas que tomam medidas apropriadas para diminuir o impacto ecológico. A busca por uma alimentação mais saudável também está relacionada a essa mudança.

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A tecnologia é uma importante aliada para criar processos mais sustentáveis e que entregam mais valor aos consumidores. A compra de alimentos com produtores rurais que usam técnicas limpas de cultivo e outras ações são essenciais nesse sentido.


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