O que faz um soldador?

Um soldador escolhe os processos, equipamentos e materiais de soldadura conforme as instruções técnicas recebidas, planejando e executando o trabalho em conjuntos, estruturas e tubagens metálicas.

Esse profissional tem de analisar e saber compreender documentação técnica, como desenhos, esboços e esquemas, para poder desempenhar seu trabalho. E é necessário que esteja apto a detectar imperfeições e erros de soldaduras para fazer a devida correção.

Ele também precisa zelar pela manutenção e conservação dos equipamentos, consumíveis e ferramentas utilizados, assim como precisa dominar os conhecimentos em termos de segurança e higiene no trabalho para cumprir os requisitos da área de atividade onde trabalha.

Quais as suas funções

O soldador é um técnico que realiza todos os trabalhos associados à soldadura de materiais. Faz trabalhos de serralharia e de manutenção ou correção de equipamentos e componentes industriais.

Para efetuar a solda e corte dos compósitos e metais, o soldador usa diferentes processos, como o eletrodo revestido, oxigás, brasagem, arco submerso, entre outros.

Eles são responsáveis por preparar as peças para a soldagem. Para isso, eles precisam saber interpretar os desenhos das peças, assim como entender todas as especificações. De acordo com esses aspectos, ele escolhe as melhores ferramentas e materiais a serem usados.

Por que terceirizar um soldador?

Na construção civil o soldador é um profissional indispensável para a soldagem de peças, e ter um colaborador especializado nessa função é essencial, principalmente. Para encontrar um profissional qualificado com facilidade, você pode contar com os serviços de terceirização de mão de obra.

Confira algumas vantagens de terceirizar esse profissional:

Maior foco da sua equipe interna

Muitas vezes na manutenção ou construção civil, os profissionais desempenham funções fora de seu escopo na falta de um profissional especializado na função e isso pode acabar gerando consequências para o andamento da obra. Profissionais não qualificados que realizam serviços de soldador correm um grande risco de sofrer um acidente e comprometer o andamento da obra.

Com a terceirização de um soldador, esse acúmulo de funções será descartado em sua obra e cada profissional poderá focar em suas próprias atividades. Além de aumentar a produtividade, isso trará mais segurança para o local de trabalho.

Reposição rápida

Caso o colaborador que você contratou fique doente e tenha que ser substituído, não se preocupe. A prestadora de serviços se encarrega de enviar novos profissionais para cobrir faltas. 

Mão de obra qualificada

Com a terceirização você conta com empresas especializadas em determinados tipos de serviço, logo os profissionais que nela atuam já possuem expertise na área de interesse. 

Cabe à terceirizada fornecer a mão de obra especializada, cuidar da atualização e reciclagem constante e administrar os profissionais. Logo, a contratante consegue o que precisa em relação ao nível de conhecimento de uma forma mais rápida e sem arcar com grandes custos de desenvolvimento.

Redução de custos

Colaboradores terceirizados custam menos ao empreendimento. Afinal, encargos trabalhistas como FGTS e 13º salário ficam por conta da prestadora de serviço. O contratante paga apenas uma taxa proporcional à demanda daquele momento.

Além disso, a empresa terceirizada fica responsável por fornecer os EPI’s necessários para o funcionário.


Se você deseja contratar um soldador, você pode contar com a Russel Serviços, uma das líderes do segmento de terceirização e com expertise de mais de 15 anos de atividade no mercado. Seu funcionário será integrado em até 48h e todo o processo pode ser realizado de forma totalmente online.

Para saber mais ou solicitar um orçamento para o seu negócio, entre em contato através do e-mail: contato@russelservico.com.br

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *