Você sabe o que significa As built? Aqui você vai entender um pouco mais sobre esse termo muito utilizado pelos canteiros de construções civis

Você já deve ter ouvido falar no As Built? Esse termo em inglês é muito utilizado entre os profissionais do setor de construção civil e da área de engenharia. A sua tradução, ao pé da letra, é “Como Construído”. Sendo assim, se refere a um projeto com representações técnicas, ou seja, plantas, cortes, fachadas etc.

O As Built é de enorme importância, principalmente, na área da arquitetura, engenharia,na gestão de edifícios residenciais, comerciais e industriais. Inclusive, esse tema é tratado em norma técnica da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), a NBR 14.645:2001 – Elaboração do “como construído” (as built) para edificações.

A verdadeira importância do As Built

Toda obra de engenharia tem como as principais referências os projeto arquitetônicos e executivos do empreendimento que irá representar. Porém, é natural que, durante a execução das obras, novas alterações sejam realizadas, alterando o projeto inicial. O mesmo ocorre durante a vida útil de um edifício, quando reformas e adaptações são, invariavelmente, realizadas pelos usuários. Desse modo, é evidente que o desenho técnico inicial irá sofrer alterações ao longo da vida útil da edificação.

O registro completo e confiável de todas essas modificações é imprescindível, para que, no futuro, reformas e eventuais manutenções possam ser realizadas sem comprometer a qualidade da estrutural da construção.

O As Built trata justamente disto, ele relaciona todas as mudanças efetivadas num empreendimento civil durante sua execução e, também, durante o seu uso.

Ao registrar tecnicamente e formalmente eventuais mudanças não documentadas, o as built auxilia na prevenção de possíveis acidentes que possam ocorrer em intervenções de imóveis mais antigos.

Com o As Built fica, também, mais fácil de averiguar caso, na atual situação, a construção esteja dentro das normas vigentes. Desse modo, é possível evitar problemas legais como alvarás de funcionamento e laudo do Corpo de Bombeiros, por exemplo.

Leia mais: Saiba as melhores práticas para gerencias equipamentos de construção civil

Leia mais: Conheça o 5 principais causadores de problemas de produtividade na obra e saiba como resolve-los

Leia mais: Saiba como planejar construções para os dias chuvosos

Principais formas de elaborar os projetos de “Como construído”

A elaboração do As Built se aplica tanto no projeto arquitetônico, quanto nos projetos complementares. Isso quer dizer que, de todos os elementos que compõem as instalações elétricas, hidráulicas e outras.

Por isso ele pode ser classificado em diversos tipos. Em cada um deles é realizado o levantamento das instalações em suas especificidades, como você poderá ver a seguir:

  • As Built arquitetônico – Contempla o levantamento total da construção, incluindo áreas internas e fachadas. Esse modelo de As Built apresenta as dimensões e as medidas geométricas, assim como traz o detalhamento de materiais empregados em vedações, coberturas e revestimentos.
  • As Built elétrico – Como é de se supor, se dedica às instalações elétricas. Esse tipo de As Built consiste no levantamento de toda a instalação elétrica e avalia a distribuição dos circuitos, demanda de energia, elementos que compõem as instalações, quantidade, potência e, também, a localização de pontos de alimentação.
  • As Built hidrossanitário – Consiste na identificação dos diversos conjuntos de instalações que fazem parte do sistema hidráulico e hidrossanitário. Ainda apresenta todo o posicionamento, as medidas de tubulações e as ramificações, seja de água fria ou quente.
  • Outras tipologias – O As Built pode ser realizado, também, para analisar o sistema de comunicação de voz e dados, de prevenção de incêndio, de climatização, entre outras disciplinas.

Como é feito o As Built ?

Segundo a, ABNT NBR 14.645:2005, a elaboração do como construído (as built) para edificações, fixa os procedimentos a serem adotados na execução do As Built de uma obra. O objetivo dessa norma é padronizar os métodos e minimizar ao máximo as falhas neste processo de engenharia de construção civil.

Em linhas gerais, a elaboração do As Built pode ser dividida em duas etapas principais. A primeira consiste no levantamento de todas as medidas e análises dos sistemas que compõem a edificação, já a segunda parte abarca o relato e a representação gráfica, como desenhos e plantas das alterações analisadas em obra.

Vale ressaltar que, muito embora o As Built seja uma versão final de um projeto, é importante que ele contemple o histórico de todas as revisões realizadas. Desse modo, se torna mais fácil entender o motivo que levou às mudanças aplicadas.


A Russel serviços oferece mão de obra terceirizada altamente qualificada de de forma ágil. O processo é feito completamente online e os profissionais são entregues em 48 horas!!

Para fazer um orçamento e para mais informações, mande um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *