Com a Revolução Industrial, o acesso à informação é algo cada vez mais crescente na população e, além desse crescimento, também há uma grande proliferação de dispositivos inteligentes: tecnologia. Assim, chegamos a um novo conceito de estabelecimentos no ramo gastronômico: o Restaurante 4.0, onde há uma descentralização do controle dos processos e uma proliferação de dispositivos inteligentes.

Portanto, todos os conceitos de 4.0 como indústria 4.0 e restaurante 4.0, são decorrentes da busca de inovação e informação. Este conceito une a tecnologia em prol de melhorar a experiência do consumidor e do gestor. 

Neste post, separamos as dicas de como ter um restaurante inteligente e os seus benefícios. Boa leitura!

Restaurante inteligente

Esse é um termo utilizado para restaurantes que buscam excelência na gestão. Sendo uma grande oportunidade de entendermos a gestão não mais como algo desnecessário, e sim primordial, uma vez que permitirá ao gestor compilar e analisar dados do restaurante.

Partimos do princípio que a gestão não é mais um diferencial e sim uma obrigação. Sendo assim, todas as informações da gestão devem ser armazenadas com segurança em um banco de dados.

Para isso, é necessário o uso de um sistema para restaurantes de fácil utilização, que estruture os dados e permita uma rápida visualização, sendo um grande facilitador na vida do empresário e gestor.

Além do mais, o uso de um sistema de gestão para restaurantes traz inúmeros controles e benefícios para o seu estabelecimento.

O que é o conceito de restaurante 4.0?

Seja bem-vindo ao futuro. Chegamos num tempo onde tudo é acelerado, intenso e volátil. É necessário uma mudança de paradigmas nos estabelecimentos gastronômicos.

Restaurante 4.0 é um conceito recente que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação. Assim, as tecnologias são aplicadas no controle das informações e na padronização de processos manuais do seu restaurante.

O termo restaurante 4.0 tem origem através das definições de indústria 4.0, que têm por fundamentos básicos a tecnologia para automação e controle da produção.

Como vimos, os restaurantes 4.0 têm embasamento na indústria 4.0 e partem dos mesmos princípio de usar os avanços da tecnologia em prol da automação e maior controle do negócio, portanto, é importante a conectividade de todos os setores no restaurante.

Leia mais: Saiba o que é um POP e como facilitar a padronização dos alimentos no seu restaurante

Como aderir ao conceito de restaurante 4.0

Primeiramente é necessário entender que o conceito de restaurante 4.0 nada mais é que usar o avanço tecnológico em prol de melhorar a gestão e todos os processos do restaurante. Sendo assim, o setor gastronômico atravessa uma verdadeira revolução.

Temos algumas empresas pioneiras como a gigante Domino’s, que é uma das maiores empresas de distribuição de pizzas. Ela inovou iniciando o serviço de entrega domiciliar com drones.

Além da Domino’s, temos a Amazon que abriu a primeira loja automatizada de supermercados, chamada de Amazon GO. Nela você não encontra funcionários.

Não é necessário fazer como as gigantes citadas que revolucionam o mercado varejista. O restaurante 4.0 tem como principal ponto usar o que a de melhor para amenizar perdas e diminuir o retrabalho como um sistema de pesagem que nada mais é que um autoatendimento da balança para restaurantes por quilo. 

Além disso, é necessário um sistema de gestão e automação, que possibilite melhorar diversos processos dentro de um restaurante e otimizar a gestão do negócio. 

Autoatendimento para transformar o seu restaurante 

O autoatendimento é um tendência em restaurantes, e vem tendo uma ascensão muito grande nos últimos tempos. O curioso é que ainda há uma resistência de certos estabelecimentos em aderir novas tecnologias como essa.

Porém, os clientes abraçam o uso de novas tecnologias, trazendo assim um aumento nas vendas e no ticket médio do seu estabelecimento. 

Para ter um maior entendimento, o autoatendimento da balança é ideal para restaurantes a quilo que desejam automatizar esse processo, podendo realocar o funcionário que antes ficaria na balança, para desempenhar outra função no restaurante, economizando mão de obra e reduzindo custos. 

Portanto o autoatendimento da balança chegou para que você tenha ainda mais controle no seu restaurante. Ao aderir esse modelo você não se adapta somente ao futuro, mas também, elimina gastos que podem ser melhores administrados. Veja abaixo alguns benefícios de contar com o autoatendimento:

  • Coleta os dados diretamente para o gerencial na nuvem do;
  • Real valor das vendas;
  • Reduz o custo com um operador na balança;
  • Simplicidade de operação;
  • Facilita a pesagem;
  • Qual foi a quantidade de quilos servidos;
  • Quantas refeições foram servidas;
  • Custo total das operações;
  • Maximiza a experiência do cliente;
  • Seu restaurante irá transpirar MODERNIDADE.

Cardápio digital

O cardápio digital é uma tendência que veio para ficar. Bem como as tecnologias que adentram cada dia mais os restaurantes e trazem o conceito de restaurante 4.0.

Ele ganha proporção, pois ajuda o estabelecimento a automatizar a frente operacional aumentando a agilidade e segurança do atendimento. Além disso ele trás o conceito de autoatendimento para o seu estabelecimento trazendo mais comodidade, flexibilidade e poder para o cliente.

O cardápio não traz agilidade apenas para o cliente e sim para a equipe inteira, automatizando o atendimento. O cardápio digital é uma ferramenta chave para melhor a experiência do usuário.

Leia mais: Saiba como evitar o fechamento do seu restaurante

Inovação para restaurantes 4.0

Um desejo em comum de gestores de restaurantes é ter sucesso contínuo e para isso é necessário surpreender, se diferenciar e se destacar.  Ainda mais nestes momentos que as tendências de consumo mudam frequentemente.

O interessante da inovação que ela está sempre ligada às necessidades dos clientes. Ou seja, é necessário achar uma maneira de satisfazê-los.

Podemos pensar em atitudes que hoje são simples e bem conhecidas como os estabelecimentos pet friendly ou mesmo o primeiro restaurante a disponibilizar wi-fi gratuito aos seus clientes.

Essas ações foram muito inovadoras buscando melhorar o atendimento ao cliente e acabaram trazendo resultados incríveis tanto para o restaurante como para o consumidor. 

Para você compreender o que o seu público espera e quer, é necessário escutar e monitorar constantes mudanças de seus consumidores.

Lembre-se de ter a experiência do consumidor como um dos principais pontos a serem levados em consideração, até porque esse ponto é o mais importante para a fidelização de clientes. 

Facilidade para o cliente também é inovação 

Inovar é atualizar o restaurante em reação às novidades tecnológicas, principalmente para tornar a vida de seus colaboradores e clientes mais fáceis e confortáveis. 

Há muitos pontos que colaboram como a utilização de comanda eletrônica no restaurante. Ela traz maior segurança ao cliente e ao estabelecimento, eliminando perdas. Além disso ela oferece maior rapidez e agilidade no atendimento.

Portanto, trata-se de uma consequência natural do modo de vida digital que levamos, onde queremos sempre rapidez, agilidade e segurança. Busque entender a necessidade do seu restaurante e de seus consumidores. 

Leia mais: Veja as 4 melhores dicas de marketing para fidelizar os clientes do seu restaurante

Como abordamos, os restaurantes inteligentes são aqueles que além de tecnológicos buscam atender da melhor forma os seus clientes.

Sendo assim, esse o grande desafio dos restaurantes, pois aliar as necessidades e exigências dos clientes aos serviços prestados não é nada fácil. 

Entretanto com o conceito de restaurante 4.0, é necessário entendimento e adaptação por parte dos colaboradores também. Assim, os profissionais mais procurados são aqueles que além de cozinhar ou gerenciar um restaurante, são capazes de usar com eficácia as ferramentas digitais. 

Então, seja bem-vindo ao futuro e ao novo conceito de estabelecimentos do ramo gastronômico: os restaurantes 4.0.


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