A sua transportadora trabalha com fretes internacionais? Então, esse texto foi feito sobre medida para você. Vamos falar da consolidação de frete, um recurso interessante tanto para a transportadora quanto para o cliente final, reduzindo custos de ambos os lados do processo de frete e tornando as operações muito mais ágeis.
Quer saber como a consolidação de frete pode tornar as demandas internacionais mais lucrativas para a sua empresa? Confira a seguir!
Entenda o que é consolidação de frete
A consolidação de frete envolve basicamente o agrupamento de demandas. Com a prática, são formados conjuntos de produtos que, reunidos em um montante maior (junto com itens de outros fornecedores), são encaminhados ao transporte.
Aplicando esse modelo de transporte, as empresas podem trabalhar colaborativamente, a fim de diminuir o custo logístico para todas as envolvidas. Nesse cenário transportadoras, organizações e clientes tendem a ganhar. Porém, para garantir a efetividade do processo, é necessário que o destino das cargas seja o mesmo.
Sabe aquelas comprinhas que as pessoas gostam de fazer em sites internacionais? Desde que a consolidação de frete seja possível, fica viável escolher itens de fornecedores variados. Caso contrário, nem pensar. Já pensou se a única opção fosse pagar o valor do frete da China até o Brasil, por exemplo, em cada loja? Certamente, muitos negócios perderiam clientes.
Em nosso território, a consolidação de frete acontece em diversas cidades. Os empreendimentos parceiros definem um espaço comum destinado ao armazenamento de mercadorias (podendo ser de diferentes segmentos) e de lá, elas são direcionadas, juntas, rumo ao ponto de entrega definido.
Geralmente uma organização chamada de trading company ou a própria transportadora, assume a responsabilidade de administrar o processo, coletando os materiais de todas as empresas e os agrupando no estoque específico. O local pode ser desde um contêiner até um galpão com dimensões enormes.
Como acontece a consolidação de frete
Para a consolidação de frete, como foi dito, produtos de fornecedores diferentes são organizados em um mesmo espaço de transporte, como em um mesmo contêiner, por exemplo. A empresa responsável por isso é a trading company, que recolherá as compras feitas em diversos fornecedores e levará para um único local de armazenamento.
Já que a intenção é reduzir o número de viagens e abarcar a maior carga possível no mesmo transporte para reduzir custos, caso a trading company não o faça, a transportadora deverá fazer uma organização e aproveitar ao máximo o espaço do frete.
Cargas em um mesmo local? A equipe de carga e descarga agradece! Afinal, é nesse momento que eles chegam para colocar todo o lote no meio de transporte responsável pelo frete.
Quando as cargas estiverem embarcadas, os operadores logísticos responsáveis pelo controle da carga também têm seu trabalho facilitado: afinal, ao invés de verificar se todas as mercadorias estão de acordo com a documentação e embarcadas para o transporte, a papelada a ser inspecionada é uma só. Ou seja, além de ser mais ágil, a consolidação de frete ainda diminui a possibilidade de erros na logística.
Principais vantagens da consolidação de frete
Para começar, é essencial destacar o benefício financeiro. Quando as empresas se juntam, há o reflexo dessa parceria na documentação e no pagamento. Isso quer dizer que é gerada apenas uma nota fiscal (NF), com o pagamento sendo realizado de uma vez só. Consequentemente, as taxas que seriam pagas aos bancos são reduzidas, aumentando a margem de lucro da transportadora. Além disso, menos combustível é gasto.
Os custos logísticos, em geral, são diminuídos. As empresas que decidirem se juntar na consolidação de frete, por exemplo, têm a opção de custear o aluguel do armazenamento em comum, alcançando boas condições. Por fim, o próprio consumidor final é amplamente beneficiado com a liberdade de comprar de várias lojas e pagar um só frete.
Sobre o monitoramento da carga, ele fica muito mais simples. Afinal, só será preciso monitorar a viagem uma vez, evitando o despacho dos produtos em várias entregas. A simplificação se estende desde a emissão de toda a documentação (não somente a NF) até as atividades de carga e descarga.
Quando o assunto é consolidação de frete para transportadoras, agrupar significa simplificar e agilizar. Esperamos que tenha compreendido o que o conceito significa e o que ele, se for praticado, traz de benefícios. Viu só todas as vantagens? Menos custo, menos processos burocráticos, mais agilidade e simplicidade nas operações. Isso é uma ótima notícia para a sua transportadora e agrada também aos clientes.
Se você preza pela eficiência e qualidade, terceirize funcionários com a Russel Serviços. A Russel é especializada em fornecer mão de obra terceirizada e implanta o profissional em 48H!
Para mais informações e para fazer um orçamento, entre em contato com o e-mail contato@russelservico.com.br e não perca mais tempo.
Republished by Blog Post Promoter