Ao longo da história da humanidade, as guerras têm sido ganhas e perdidas por meio do poder, da logística, ou da falta desses. Apesar de toda essa importância, não tem muito tempo que as empresas reconheceram isso, entendendo o impacto que o gerenciamento logístico pode ter na obtenção da vantagem competitiva.

Existem 5 etapas no processo evolutivo da logística: “do campo ao mercado”, quando o foco era o problema de escoamento da produção agrícola; “funções segmentadas”, caracterizada pela especialização e ênfase nos desempenhos funcionais; “funções integradas” que mantinha o foco na integração da logística interna; “foco no cliente” e por fim, “logística como elemento diferenciador”. Nessa última fase, a logística é finalmente vista como meio de obter vantagem competitiva: a logística empresarial.

As empresas do ramo, durante suas fases, desenvolveram atividades de estocagem, suprimento, transporte e distribuição de produtos, mas o conceito de logística empresarial como função integrada dessas empresas, é relativamente novo. A novidade é que as empresas passaram a seguir a filosofia de otimização global, desenvolvendo as atividades de sempre de forma integrada e coordenada. Então, podemos definir a logística empresarial como o conjunto de atividades de compra, movimentação e armazenagem que definem os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, visando providenciar níveis de serviço adequados aos clientes.

Como produzir mais em menos tempo? Como entregar mais rápido? Logística empresarial é a resposta para esses questionamentos, já que a partir do momento que a empresa consegue acertar os ponteiros de sua operação, ganha qualidade e muita economia. Quanto mais complexa se torna essa operação empresarial, maior a necessidade de coordenar de forma sistêmica todos os aspectos envolvidos no processo de produção, ou seja, maior a necessidade de cuidar da logística empresarial.

Percebemos, então, a importância enorme da logística empresarial, mas tão importante quanto, é o profissional que trabalhará na área. Porém, infelizmente, um dos grandes desafios do setor logístico é contratar mão de obra qualificada. Para se destacar, esse profissional precisa ter conhecimentos de administração, recursos humanos, transportes, matemática financeira, gerenciamento de dados, tecnologia e pesquisa de mercado. Devido a essa dificuldade, muitas empresas acabam contratando de maneira informal, ignorando os sérios problemas causados pela falta de gestão adequada de contratados.

Uma boa solução seria estabelecer parceria com uma empresa especializada em fornecimento de profissionais capacitados, como a Russel Serviços, que fica responsável por todo processo seletivo, documentação, encargos trabalhistas e se compromete a implementar o profissional em até 48 horas.

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