A grande quantidade de processos que formam uma cadeia de suprimento a torna suscetível a riscos que podem ser mitigados e evitados com planos de ação e prevenção.  

Embora para isso seja requerido um esforço coordenado entre as áreas de logística, aquisições, jurídica, cumprimento e finanças. Sendo assim, é necessário estabelecer uma cultura de prevenção em toda a companhia.

Cada vez são mais as empresas que compreendem a importância de medir, monitorar e controlar falhas, deficiências e contingências logísticas através de um programa que considere os seguintes pontos:

Identificação de riscos potenciais

Determinar os fatores que podem afetar a cadeia de suprimento, por exemplo, desastres naturais, mudanças na legislação, perda de fornecedores, problemas de solvência econômica, greves e incidência de certos lugares e horários.

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Avaliação e priorização de riscos

  • Tipo quantitativo (que se baseia em informação histórica, é mensurável e previsível)
  • ou qualitativo (que se baseia no julgamento especializado). 
  • Gravidade ou severidade: insignificante, moderada e forte.
  • Frequência: nula, rara, provável ou quase certa.
  •  Velocidade: capacidade de detecção a tempo

Prevenção e solução de riscos

Consiste em propor possíveis soluções para mitigar e evitar os riscos, por exemplo, melhorar os sistemas de qualidade, adquirir seguros contra riscos, contar com produtos de segurança e implementar sistemas de rastreabilidade e controle ao longo da cadeia de suprimento.

Esse plano deve ser atualizado de acordo com as condições sociais e econômicas.

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Controle

Revisões periódicas para validar se os critérios de risco foram alterados, ou seja, seu nível de gravidade, frequência ou velocidade.

Esse controle é baseado em indicadores de risco operacional, estatísticas de atividades, dados de incidentes e relatórios de controle, entre outros.

Medidas de prevenção de riscos

Os riscos na logística das mercadorias podem vir de múltiplos atores na cadeia de suprimento e podem, portanto, ser numerosos e variado. De modo que é difícil se pensar que exista a eliminação total de riscos.

No entanto, é possível manter alguns riscos afastados e diminuir outros através de medidas de prevenção. Confira algumas das principais:

  • Quanto ao transporte: investigação de acidentes, auditorias em transportadores , inspeções em unidades de transporte, seleção e treinamento do pessoal, monitoramento de trajetos, estabelecimento de custodia para unidades, realização de paradas programadas e implementação de sistemas de comunicação e geolocalização, alarmes automáticos, bloqueio automático de rodas e corte de combustível.
  • Quanto a inventario: a distribuição de inventários para garantir planos de contingência é primordial, bem como saber quanto inventário necessitamos em cada lugar e em cada momento,prever corretamente a demanda, estabelecer margens de segurança para o estoque e manter um controle em tempo real de tal inventario.
  • Quanto ao picking: rotatividade de equipes de trabalho nos centros de distribuição de origem e recebimento e consolidação sem detalhe de clientes.
  • Quanto a software: roteamento fechado por sistema.
  • Estatisticamente estima-se, em nível global, que os custos por contingências e negligencias superam quase cinco vezes os custos que podem derivar de implementar estas práticas de prevenção, de modo que, como costuma ser em quase todos os âmbitos, a prevenção é sempre mais recomendável em números.

Estatisticamente estima-se, em nível global, que os custos por contingências e negligencias superam quase cinco vezes os custos que podem derivar de implementar estas práticas de prevenção, de modo que, como costuma ser em quase todos os âmbitos, a prevenção é sempre mais recomendável em números.

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Conselhos para melhorar a gestão de riscos

  • Formar alianças estratégicas com fornecedores para aproveitar alguns benefícios como vantagens em escala e serviços prioritários.
  • Supervisionar que a qualidade e a quantidade de mercadoria que se recebe dos fornecedores esteja de acordo com os requisitos estabelecidos previamente nos contratos.
  • Certificar que o processo de contas a pagar garanta que as faturas correspondam exatamente ao que foi pedido, ao mesmo tempo em que se evitam faturações duplicadas.
  • Contar com processos e tecnologia corretos que evitem interrupções na cadeia de suprimento.
  • Ter consciência dos novos riscos que são adquiridos com a implementação ou evolução dos canais de venda.
  • Contratar seguros de carga para qualquer operação.

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