Além de apenas proteger os produtos, o armazém é um espaço que otimiza o fluxo de mercadorias e informações e agrega valor à cadeia de suprimentos, ao melhorar os custos e o serviço ao cliente.

A sua existência tem como objetivo reduzir o tempo das entregas, fornecer um controle preciso sobre as mercadorias, aproveitar o espaço disponível, minimizar o manuseio e o transporte, diminuir as devoluções por produtos errados e melhorar os custos.

No entanto, quando se pensa em armazéns, uma coisa é certa, fazer a gestão corretamente não é uma tarefa fácil, afinal, é essencial colocar na ordem do dia planejamento, estratégia, uma equipe eficiente para executar as tarefas e um monitoramento atencioso para que os ajustes sejam feitos e tudo permaneça no caminho certo. 

Mesmo que os profissionais estejam alinhados e se empenhando, existem alguns erros comuns na gestão de armazém, que inclusive são cometidos sem perceber. A automação entra para impedir que essas falhas sejam desenvolvidas.

A automação logística possibilita que sistemas de gestão e outras ferramentas que fazem com que os processos sejam executados de maneira automática. E assim, elimina-se ou diminui-se de forma considerável a necessidade de trabalhos e controles manuais. Nesse contexto, a integração de armazéns surgiu.

Para entender melhor como a integração de armazéns está diretamente relacionada com isso e como ela pode te trazer diversos benefícios fique ligado no texto a seguir e confira!

O que é integração de armazéns?

A aplicação da integração de armazéns faz com que os dados de produção (captados e processados) e a gestão trabalhem juntos. Para isso, um sistema de administração pode ser usado pela equipe logística de forma muito transformadora. 

Imagine quantos benefícios você terá ao monitorar dinâmicas de consumo, compreender padrões e tomar decisões inteligentes baseadas em evidências. Por essa razão, é esperado que toda a empresa (nível macro), seja impactada positivamente. Afinal, devido à sinergia entre as áreas, tarefas gerais poderão ser aprimoradas. 

O recurso propõe, inclusive, a organização do próprio espaço, dando nova “cara” ao armazém, com base nos números de vendas. A sugestão fará com que os itens mais consumidos ganhem espaços centrais, com área de deslocamento adequada, enquanto os de menor demanda ocupem menores áreas periféricas. 

Qual sua importância estratégica?

Como dito logo acima, integrar um armazém significa, basicamente, investir em ferramentas tecnológicas e instalações para se adaptar às novas exigências dos clientes. Essa modernização deve ser implementada em toda a cadeia de suprimentos para otimizar a produtividade e a qualidade.

Integrar o armazém permite que a companhia antecipe as interrupções em toda a cadeia de suprimentos e tome medidas proativas oportunas e rentáveis para cumprir as entregas. Também permite realizar estratégias que reduzam custos gerais de produção, ou seja, minimiza os custos de estoque sem risco de incrementar desproporcionalmente os custos de fabricação e distribuição.

Além disso, ao integrar o armazém, as companhias podem monitorar os índices de satisfação do cliente rastreando métricas como remessas a tempo, devolução de produtos etc.

Quais são as vantagens proporcionadas?

Aumentar a produtividade do seu negócio, priorizando o alto padrão das entregas, é o resultado da integração do armazém. Ao modernizar o espaço, conectando-o à cadeia de suprimentos, interrupções não serão mais um problema. O sistema sinaliza pontos em que atitudes proativas serão necessárias, a fim de não prejudicar os prazos estabelecidos. Em outras palavras, acontece a prevenção de erros.

Se o seu maior interesse é reduzir os custos, saiba que o gerenciamento correto do armazém favorece o aumento de receita, a redução do desperdício e de custos gerais relacionados ao estoque. Caso o seu desejo seja criar uma estratégia para encantar clientes, o caminho é o mesmo. Isso porque o sistema pode acompanhar índices de devolução de pedidos, entregas no prazo e outros indicadores que apontem na direção do seu objetivo.

Além de tudo o que já foi dito, há inúmeros outros benefícios proporcionados pela integração de armazéns. Podemos destacar a eliminação do problema de desabastecimento, o acompanhamento detalhado de custos, de tarefas e do retorno do investimento das melhorias aplicadas — como a contratação do próprio sistema. Aos mais antenados, uma dica: integrar o recurso com softwares utilizados por fornecedores, parceiros e clientes é possível.

Como usar a integração de armazéns na sua estratégia?

O primeiro passo é estar com a mente aberta para a inovação. A tecnologia surgiu para aperfeiçoar e facilitar o nosso trabalho. Quebre a resistência e experimente, sem moderação, tudo o que ela pode proporcionar.

Em seguida, aposte em profissionais qualificados e totalmente comprometidos com o sucesso do empreendimento para gerir a interação de armazéns. Caso perceba a necessidade de investir na atualização de conhecimentos de alguém que desperte sua confiança, não hesite em fazer isso.

Por fim, contrate um sistema de administração totalmente aderente ao perfil do negócio. Entre as opções disponíveis no mercado, destacam-se: 

  • Sistema avançado de gestão de armazéns (WMS);
  • Contratação de um módulo dentro do sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP);
  • Solução independente para administrar armazéns.

Avalie a confiabilidade da empresa fornecedora do recurso de integração de armazéns, entendendo tudo o que ele pode oferecer.

Sistemas de administração de armazéns

Um sistema de administração de armazéns permite que as companhias reduzam custos, aumentem a confiabilidade e melhorem o desempenho das operações logísticas no armazém. Estas ferramentas tecnológicas permitem integrar processos como coleta, crossdocking, montagem, etiquetagem, empacotamento e kitting. Existem diferentes opções que podem ser implementadas:

  • Um módulo dentro do sistema de planejamento de recursos empresariais (ERP)
  • Solução independente para administrar armazéns (especialmente para empresas de médio porte)
  • Capacidades do provedor de ERP que podem ser implementadas de forma independente

Como melhorar a integração de um armazém?

Por fim, separamos algumas dicas valiosas para instalar e integrar corretamente um armazém:

  • Conhecer os padrões de compra dos clientes para adotar fluxos de mercadorias.
  • Projetar o armazém considerando as necessidades de armazenamento e os trajetos que a mercadoria deve realizar.
  • Considerar instalações que facilitem o controle da mercadoria.
  • Registrar todas as entradas, saídas, movimentações, características e quantidades dos produtos.
  • Sincronizar os processos que são realizados no armazém com o resto da cadeia de suprimentos.
  • Implementar fluxos de informação que se comuniquem com os sistemas de administração de estoque.
  • Identificar cada produto com um número de SKU diferente.

Para realizar uma integração de armazéns satisfatória e eficiente você precisa não apenas de uma boa tecnologia, mas também de uma boa mão de obra. Ter profissionais qualificados e experientes na sua operação facilita muito a aplicação dos programas de gestão e o cumprimento das atividades de acordo com as normas estabelecidas.

Para contar com os melhores colaboradores de logística, que tal então terceirizá-los com a Russel Serviços? Aqui você encontra mão de obra para todas as atividades do segmento, implanta em 48h e faz tudo de forma totalmente online. Não tem como ficar melhor do que isso!

Para saber mais sobre como podemos te ajudar ou requisitar um orçamento, envie um e-mail para contato@russelservico.com.br.

Republished by Blog Post Promoter

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *